27 de fevereiro de 2017

Censura e Empatia: Sobre Alertas de Gatilhos e Leitores de Sensibilidade


Faz bastante tempo que quero escrever sobre esse tema, desde que li pela primeira vez o prólogo de Gaiman para Trigger Warning - cá no Brasil traduzido como Alerta de Risco. Certa vez, entrei num debate com alguns amigos sobre o assunto, sobre como a ideia de ter livros trazendo na capa um disclaimer sobre o seu conteúdo parecia com algo saído de uma distopia, um claro primeiro passo rumo à censura. A conversa acabou sendo deixada de lado antes que pudéssemos refletir muito mais sobre o caso, até que, recentemente, ele me voltou à mente quando encontrei um artigo sobre “sensitivity readers - algo que poderíamos traduzir como leitores de sensibilidade - artigo esse que acompanhava vários comentários exasperados sobre como o politicamente correto chegou “para estragar a festa também na literatura”.


____________________________________

 
25 de fevereiro de 2017

A Vertigem das Listas: Dois Mascarados Inesquecíveis


Lulu: Ok, então, estamos em pleno sábado de carnaval e fiquei pensando em como poderia utilizar a deixa do feriadão para o Vertigem. Questão é que não sou muito fã de carnaval; meu plano normalmente é ou viajar para algum lugar em que não tenha festa ou me isolar em casa com uma pilha de filmes, livros e tampões de ouvido para o caso de haver música na rua daqui de casa, fingindo então que o resto do mundo não existe.


____________________________________

 
18 de fevereiro de 2017

#LendoSandman: O Grande Momento da Vida


Há muito de familiar em O Grande Momento da Vida para os leitores regulares de Sandman, a começar pelas protagonistas, Hazel e Foxglove. Foxglove, que no começo de tudo se chamava Donna, é citada por uma das clientes da lanchonete que o Doutor Destino toma refém em Prelúdios e Noturnos. As duas já aparecem como um casal em Um Jogo de Você, quando seguem Tessália para o Sonhar, usando uma bacia com água e sangue para fazer a Lua abrir um caminho para resgatar Barbie - e, à época, Hazel já estava grávida. De novo, nós as encontramos em O Alto Preço da Vida, quando Sexton, com um comentário cheio de timing, lança as bases do que será a carreira de Foxglove, que é o ponto em que começamos essa história.


____________________________________

 
17 de fevereiro de 2017

Pelas Barbas de Odin e o Martelo de Thor

“É justo,” disse Thor. “Qual o preço?”

“A mão de Freya em casamento.”

“Ele quer apenas a mão dela?” perguntou Thor esperançoso. Ela tinha duas mãos, afinal de contas, e poderia ser persuadida a desistir de uma delas sem muita discussão. Tyr o fizera, afinal.

“Ela toda,” respondeu Loki. “Ele quer se casar com ela.”

“Oh,” disse Thor. “Ela não vai gostar disso.”
Neil Gaiman é um autor cujos livros eu nem preciso saber exatamente do que se tratam para me pôr desesperada atrás. Qualquer que seja o gênero em que ele publique - ficção, não-ficção, infantil, quadrinhos, biografia, poesia… - todo novo título lançado é imediatamente cobiçado e tão logo chega em minhas mãos, ganha precedência sobre qualquer outra leitura. Assim é que não preciso explicar que comprei Norse Mythology quase seis meses atrás e no mesmo momento em que o livro chegou, já me pus a ler e só o larguei quando terminei a história. Aí deixei passar uma semana e comecei a reler minhas passagens favoritas, saboreando capa pequeno detalhe, porque, para mim, ler Gaiman é sempre um deleite.


____________________________________

 
9 de fevereiro de 2017

Valquírias: Uma Antologia para Chamar de Minha (Literalmente....)


Perto do início do ano passado, a Fernanda, também conhecida como dona Traça, lá do The Bookworm Scientist, anunciou que estava organizando uma antologia de contos de fantasia na qual as histórias seriam escritas e protagonizadas por mulheres. O livro foi batizado de Valquírias, em referência às deusas da mitologia nórdica, responsáveis por levar os guerreiros tombados em batalha para o Valhalla, onde aguardariam a grande batalha no dia do Ragnarok. Aí que decidi participar com uma história e acabei tendo um conto selecionado.


____________________________________

 
1 de fevereiro de 2017

Desafio Corujesco 2017 - Um Livro que seja um Marco dentro do seu Gênero || O Cavaleiro das Trevas


Hoje começo o Desafio Corujesco 2017 com uma obra que marcou época e mudou não apenas seu gênero como a própria indústria em que estava inserido. Eu deveria tê-lo lido para o desafio do ano passado quando chegou o mês dos ‘livros publicados no ano do seu nascimento’, mas acabou não dando à época… Enfim, sem problemas porque tive agora a excelente desculpa de tirá-lo da estante.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog