30 de novembro de 2016

Diário #NaNoWriMo - The Good, the Bad and the Ugly


Novembro acabou. Tinha um milhão de planos para esse mês, dentre os quais, fazer o NaNoWriMo e manter um diário semanal da escrita. Mas, no meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho e acabei não conseguindo fazer nenhum dos dois.

Eu já comentei mais de uma vez cá no blog que 2016 tem sido um ano difícil, com perdas e doenças graves entre amigos próximos e familiares. Novembro entrou com o início de um tratamento pesado de uma tia que já sabemos, a essa altura, ser apenas um paliativo; um susto no preventivo da D. Mãe (que, pelo menos essa graça, foi apenas um susto); uma gripe pesada que me nocauteou; bombas no trabalho para desarmar e a revisão de todo o trabalho do semestre para escrever o relatório de metas.


____________________________________

 
27 de novembro de 2016

Desafio Corujesco 2016 - Um Livro para Terminar em Um Dia || Uma Real Leitora

Quando menina, uma de suas maiores emoções havia sido a Noite da Vitória, quando ela e a irmã tinham se esgueirado para fora dos portões e se misturado, incógnitas, à multidão. Havia algo parecido com isso na leitura, ela sentia. Era anônima; era compartilhada; era comum a todos. E ela, que havia levado uma vida apartada, agora descobria que tinha fome daquilo. Ali naquelas páginas e entre aquelas capas podia caminhar incógnita.
Descobri esse livro numa lista publicada no Randomicidades de livros sobre livros e leitores - que é o tipo de referência que adoro encontrar nas minhas leituras, seja em ficção ou não ficção. Eu saí colocando um monte dos títulos no meu Skoob, e depois olhei o que tinha para troca e Uma Real Leitora era um dos que aparecia por lá… E gente, sério, a sistema de trocas do Skoob é uma das melhores coisas do mundo… Enfim, solicitei, chegou rapidinho, no dia seguinte comecei a ler e devorei em pouco mais de uma hora: a história tem 111 páginas e flui fácil, fácil, é uma gostosura de ler.


____________________________________

 
26 de novembro de 2016

A Vertigem das Listas: Onze Barbas de Respeito


Dé: Novembro chegou, e neste mês trago um tema que divide opiniões! Há quem goste. Há quem odeie. Há quem diga que são anti-higiênicas. Há quem diga que não é bem por aí. Há quem diga que indicam agressividade... Enfim, as opiniões são muitas, mas no final o tema é um só: barbas!

Não escolho o tema sem motivo, ou por motivos pessoais (quem me conhece, sabe que mantenho barba já a 12 anos). Acontece que, assim como o Outubro Rosa, novembro também é o mês de conscientização para a saúde masculina, em especial para o câncer de próstata, no movimento conhecido por Movember, a fusão das palavra moustache (bigode, em inglês) e november. A ideia é que todas as pessoas capazes de crescer um, começando o mês imberbe, deixe o bigode crescer durante 30 dias. Barba, assim como manter o bigode após os 30 dias, é opcional.

Tendo explicado isto, o tema deste mês é: Onze Barbas de Respeito! E digo “barbas”, porque “pêlos faciais” não tem a mesma sonoridade, mas bigodes qualquer outra forma de pêlos faciais, em qualquer combinação, são válidos!


____________________________________

 
23 de novembro de 2016

Incendiando Ideias ou da atualidade de Fahrenheit 451

Temos tudo de que precisamos para ser felizes, mas não somos felizes. Alguma coisa está faltando. Olhei em volta. A única coisa que tive certeza que havia desaparecido eram os livros que queimei durante dez ou doze anos. Por isso, achei que os livros poderiam ajudar.
O último encontro do clube do livro me deu chance de ler um título que estava há anos na minha lista, mas por um motivo ou por outro, sempre deixava para depois. Clássico contemporâneo e considerado obra maior de Bradbury, Fahrenheit 451 é uma distopia que apresenta uma sociedade profundamente alienada, na qual os livros foram banidos e os bombeiros tiveram sua função desviada para começar incêndios em vez de apagá-los.


____________________________________

 
6 de novembro de 2016

Diário #NaNoWriMo - Primeira Semana


Eu disse antes, na página do Coruja no Facebook, mas me esqueci de informar por aqui: cometi esse ano a loucura de me inscrever no National Novel Writing Month ou NaNoWriMo para os íntimos - uma maratona de escrita em que o objetivo é terminar o mês de novembro com 50.000 palavras e um romance escrito.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog