31 de outubro de 2016

#AllHallowsRead: A Danse Macabre de Neil Gaiman


Em um dos mais notáveis capítulos de O Livro do Cemitério, Ninguém Owens, mais conhecido como Nin, o protagonista da história, participa da dança entre vivos e mortos, num ritual tão antigo cujas origens se teriam perdido no tempo e do qual, ao final, os vivos não recordam e os mortos se negam a explicar. Embora Nin não saiba, a cena evoca não um ritual milenar, mas uma das mais emblemáticas alegorias da arte medieval, centrada na noção de universalidade da morte: a Danse Macabre.


____________________________________

 
29 de outubro de 2016

A Vertigem das Listas: Dez Bruxos Famosos e Pavorosos


Lulu: Estamos quase às vésperas do fim do ano, já em ritmo acelerado para dar conta de tudo o que ainda há para fazer em 2016 - ou então botando o pé no freio para não ter um surto psicótico antes das boas festas…

Independente de qualquer coisa, o fato é que outubro é uma das minhas épocas favoritas do ano e claro que isso tem a ver com o fato de que… estamos no mês do Halloween!

Passei esse mês tagarelando sobre como gosto dessa época e sobre como devemos cometer canibalismo cultural e incorporar completamente a data ao calendário de festividades brasileiro, numa espécie de carnaval fora de época com mais histórias de terror e menos biquínis minúsculos. E, claro, óbvio e ululante que isso se traduziu no vertigem trazer esse mês uma lista de Dez Bruxos Famosos e Pavorosos - seja lá como vocês queiram interpretar esse título, e sem pensar em distinções antropológicas entre bruxos e magos!


____________________________________

 
26 de outubro de 2016

Livros Para Assistir: The Call of Cthulhu


Quando seu tio-avô morre, o narrador, Francis Wayland Thurston, acaba herdando uma série de textos e arquivos. Estes relatam e documentam uma série de encontros, por diversas pessoas, com um culto maligno. Ídolos e cultos adorando uma figura humanóide, dracônica e cefalópode: o Grande Cthulhu. E as mortes ligadas ao culto, que agora podem estar atrás de Thurston.


____________________________________

 
22 de outubro de 2016

#AllHallowsRead: Lovecraft, o Cavalheiro de Providence


Howard Phillips Lovecraft, o cavalheiro de Providence, é um dos mais importantes autores do gênero horror no século XX. Gente como Stephen King, Guillermo del Toro e Neil Gaiman são seus fãs confessos, tendo tomado seu estilo e suas ideias por inspiração. Contudo, Lovecraft só teve fama póstuma, sua vida uma sucessão de perdas e miséria. Seu pai foi internado num asilo psiquiátrico quando ele ainda era criança, após sofrer um surto psicótico, e de lá só saiu morto. Howard foi assim criado pela mãe, duas tias e o avô materno, que o encorajava a ler e escrever e o alimentava com uma dieta de contos góticos de sua própria autoria. Aos seis anos, era um garoto prodígio que já escrevia seus próprios poemas, além de ser um leitor voraz. Era também vítima de terrores noturnos, uma desordem do sono que serviu como combustível e inspiração para muitas das histórias que escrevia mais tarde.


____________________________________

 
19 de outubro de 2016

O Bode Leu: Christine


Arnie Cunningham é um perdedor. Não há maneira delicada de por este fato. Magricela, dominado pela acne, com um único amigo, vítima de bullying na escola... Arnie é um perdedor. E então ele vê Christine, um Plymouth Fury 1958, praticamente abandonada no quintal de seu antigo dono, e à venda. E é aí que começa o pesadelo.


____________________________________

 
11 de outubro de 2016

#AllHallowsRead: Caldeirão, Vassoura e Chapéu Pontudo


Uma das comunidades de escritores de que participo no Facebook lançou um debate entre os participantes questionando qual a nossa percepção de bruxas, qual a referência que possuímos quando pensamos no tema. A primeira imagem que me veio à cabeça foi a da Vovó Cera do Tempo, Esme Weatherwax da série Discworld do Pratchett. A segunda foi a do relato feito em O Queijo e os Vermes, que é um livro fantástico sobre bruxaria em tempos de Idade Média e que nunca me canso de recomendar a leitura.


____________________________________

 
9 de outubro de 2016

O Bode na Cozinha: Pão de Abóbora


Olá queridos leitores!!! Chegamos a outubro, o mês das bruxas! Sim, Halloween é um dos meus feriados favoritos, e estamos com alguns planos interessantes deste lado da internet, então fiquem ligados. ;)

Acho que um dos símbolos maiores do Dia das Bruxas é a abóbora. Elas se espalham por todos os lados nesta época: produtos, propagandas, algumas pessoas as usam como decoração (em países temperados, em geral) e... nas mesas. Neste último ponto eu tenho certa liberdade em atuar, então fui atrás de uma boa receita para usar abóboras, e cheguei nesta receita de pão.


____________________________________

 
5 de outubro de 2016

#AllHallowsRead: Vamos falar de Bradbury


Um dos mais celebrados escritores do século XX, Ray Bradbury foi um autor extremamente prolífico, tendo trabalhado com diversos gêneros literários - só entre contos e noveletas, foram mais de 600 histórias, além de romances, peças de teatro, ensaios, poemas e roteiros adaptados. Suas obras mais conhecidas são a distopia Fahrenheit 451, bem como sua coletânea de contos de ficção científica As Crônicas Marcianas, e a fantasia Algo Sinistro Vem Por Aí.


____________________________________

 
3 de outubro de 2016

Desafio Corujesco 2016 - Um Livro com Título de uma Palavra Só || Possessão


De início, Roland trabalhava com aquela curiosidade concentrada com que sempre lia qualquer coisa escrita por Randolph Ash. Esta curiosidade era um misto de familiaridade e adivinhação; ele sabia como funcionava a mente de Ash, lera as coisas que ele lera, sentia-se como se possuído pelas características da sintaxe e da prosódia do autor. Enquanto lia, ia raciocinando antecipadamente, ouvindo o ritmo do que ainda não lera como se fosse ele que tinha escrito aquele texto, ouvindo no cérebro os ritmos espectrais do que ainda estava por escrever.

Primeira coisa a dizer sobre esse livro: a despeito do título e de algumas referências bastante discretas que têm mais a ver com o estado de espírito de certos personagens que cenas no estilo O Exorcista, o romance mais celebrado de A. S. Byatt não é uma história em que fantasmas de autores mortos possuem o corpo de estudiosos especialistas em suas obras para darem conclusão a sua história de amor (ou talvez seja exatamente isso que tenha acontecido, dependendo da sua escolha de interpretação dos fatos).


____________________________________

 
1 de outubro de 2016

#AllHallowsRead: A Mais Maravilhosa Época do Ano (e não, não é o Natal)


Finalmente chegamos em outubro, ‘the most wonderful time of the year’ - e deve existir uma paródia dessa canção em algum lugar, porque, sério, Jack Skellington que me desculpe, mas o Halloween é um feriado ainda mais legal que o Natal (e é um fato comprovado que adoro Natal). Quem reclama e diz que tal data tem nada a ver com Brasil e é puro imperialismo americano esquece que (1) a véspera da noite de todos os santos é um feriado cristão e quer queiram, quer não, somos um país colonizado primariamente por católicos e (2) um dos mais importantes manifestos culturais do nosso país prega a antropofagia - porque não devorar e digerir um feriado que é em sua forma atual quase um segundo carnaval, uma noite que significa que todos os monstros, bruxos e fantasias estão à solta?


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog