30 de junho de 2016

1 Ano, 365 Contos - Junho


Junho foi um mês… difícil. Para além do retorno ao trabalho e as correrias de fim de semestre, com apresentação dos formulários de metas (pois é…) e outras variantes, teve a doença de um tio, que acabou não resistindo e faleceu logo no início do mês.


____________________________________

 
28 de junho de 2016

Livros para Assistir: Viagem ao Centro da Terra


As pesquisas de um famoso estudioso o levam a acreditar que crateras vulcânicas possuem uma conexão com o centro da Terra. Contando com seu sobrinho e um guia local, o time desce através do túnel de um vulcão na Islândia, os levando para uma aventura como nenhuma outra vivida antes.


____________________________________

 
25 de junho de 2016

A Vertigem das Listas: Seis Filmes que São Obras de Arte


Lulu: Quem começa o vertigem desse mês sou eu, com um tema de cinéfilo - Seis Filmes que São Obras de Arte.

Com isso não estou dizendo que sejam filmes favoritos, mas sim filmes que, visualmente, marcaram nossa memória, filmes que, se pudéssemos, penduraríamos na parede como quadros. Se bem que os filmes que escolhi para minha lista desse mês são favoritos meus, então a diferença é na verdade bem tênue.


Dé: Adorei o tema! =D

Tenho a escolha perfeita (pra mim, pelo menos)!


Lulu: Obrigada!


____________________________________

 
23 de junho de 2016

Tradução - Por que os americanos têm medo de dragões?


Mais uma tradução… Ei, isso está se tornando até divertido, não? Exceto pela parte em que passo mais de uma semana para conseguir traduzir menos de quatro páginas, porque toda vez que vou pegando o ritmo do que estou fazendo, alguém me chama para tratar de outra coisa...

O artigo de hoje foi traduzido de um ensaio publicado por Ursula LeGuin, autora do clássico A Mão Esquerda da Escuridão. Eu o descobri lendo A Menina Submersa, e, posteriormente, encontrei-o citado num ensaio do Gaiman - que, aliás, escreveu bastante sobre o mesmo tema entre os ensaios de seu novo livro, The View from the Cheap Seats, em especial no artigo sobre bibliotecas e achei muito interessante a forma como ele trabalha a questão da ficção como uma face da verdade.

Aliás, esse é tema também de uma das melhores citações de Hogfather, do Terry Pratchett, um dos livros que considero a melhor defesa à fantasia e à ficção.

O artigo é datado e creio que posso dizer que muita coisa mudou, mas em sua essência, ele é ainda bem atual. Recomendo procurar o artigo original, considerando o fato que não sou uma tradutora e tive de fazer algumas adaptações, especialmente com expressões idiomáticas.

Tendo dado esse aviso… fiquem com a tradução.


____________________________________

 
21 de junho de 2016

Para ler: A Menina Submersa - Memórias

Fantasmas são essas lembranças fortes demais para serem esquecidas, ecoando ao longo dos anos e se recusando a serem apagadas pelo tempo.
Quando esse livro foi primeiro anunciado, minha reação foi contraditória: por um lado… o Gaiman fazia a indicação dele e Gaiman costuma ser gospel para mim e sempre acabo indo atrás dos livros que ele recomenda. Por outro, sou uma medrosa assumida que foge de histórias de terror de uma maneira geral (sério, eu fecho os olhos até nos trailers no cinema).


____________________________________

 
18 de junho de 2016

4x4: A Letra de Cada Um


Há quem diga que você pode saber um bocado sobre a personalidade de uma pessoa baseando-se na letra dela... Grandes e pequenas, redondinhas ou garranchadas, como serão as letras de cada um por aqui?


Arquivado em

____________________________________

 
16 de junho de 2016

Meu Autor, meu Herói - notas sobre leitura e escrevinhações

O escritor é o duelista que jamais luta na hora marcada, que guarda um insulto como qualquer outro objeto curioso, um item de colecionador, despeja-o mais tarde sobre sua mesa e empenha-se verbalmente num duelo com ele. Algumas pessoas chamam isso de fraqueza. Eu chamo de adiamento... Pois ele preserva, coleciona o que depois vai explodir em sua obra.

- Anaïs Nin

Agrada-me concordar com o leitor comum, pois pelo senso comum dos leitores, não corrompidos por preconceitos literários, após todos os refinamentos da sutileza e do dogmatismo do aprendizado, são finalmente decididas todas as honras poéticas.

- Samuel Johnson
As duas citações com que abrimos este artigo revelam duas visões, duas abordagens diferentes: a primeira refere-se ao que chamamos na semiótica (estudo da linguagem, dos sinais) de emitente e a outra, ao destinatário da mensagem.

É exatamente sobre esses dois pontos de vista que versa esse ensaio, duas experiências completamente diferentes, ainda que complementares.


____________________________________

 
14 de junho de 2016

O Bode Leu: Valente


Valente é um adolescente normal. Meio nerd, não se dá bem em esportes, vai à escola todos os dias de ônibus etc. Toda a história começa quando Valente vê Dama pela primeira vez e se apaixona à primeira vista. Pobre Valente.


____________________________________

 
13 de junho de 2016

#LendoSandman: Convergência


Segundo uma das definições que procurei no dicionário, convergência é “o que caminha para o mesmo ponto ou objetivo: convergência de opiniões. Qualidade do que é capaz de convergir, dirigir-se para um ponto comum”. Essa é, de fato, uma qualidade intrínseca às histórias desse sétimo arco de Sandman, histórias que falam, sobretudo, sobre a própria arte de contar histórias, nos quais narradores são também personagens de seus contos e onde realidade converge com ficção para encontrar o sonho.


____________________________________

 
11 de junho de 2016

O Bode na Cozinha: Frango com mel e alho


Olá a todos! Amanhã é dia dos namorados, então, que tal fazer para sua pessoa especial um prato mais... especial? Um tanto quanto... gourmet?

Eu não costumo fazer receitas assim, mas uma vez na vida não vai fazer mal, não é? Sem falar que é MUITO simples!


____________________________________

 
9 de junho de 2016

Para ler: A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison

Porto Alegre. Dirigíveis gigantescos dominam o céu. Abaixo, o vapor cinzento dos bondes, das fábricas e dos estaleiros ao redor soma-se à fumaça dos charutos, dos cachimbos e das cigarrilhas. Vozes robóticas, barulho de hélices e maquinários misturam-se ao alarido do povo. De um Zepelin, desembarca Isaías Caminha, um jornalista carioca enviado à cidade para escrever uma matéria sobre o assassino em série Antoine Louison, que há poucos dias assombrava o local com um verdadeiro show de horrores - a exposição dos órgãos de suas vítimas. A aventura começa depois que o Dr. Louison, finalmente capturado e preso no hospício, desaparece misteriosamente de sua cela de segurança máxima sem deixar vestígios. Nesta busca pelo paradeiro do assassino, Isaías e um grupo de investigadores ainda vão topar com conhecidos do Dr. Louison, pertencentes a uma sociedade secreta de intelectuais, chamada Parthenon Místico, que estão dispostos a tudo para defendê-lo e desmascarar os criminosos. Esses amigos de Louison são alguns aclamados personagens da literatura brasileira, em reinvenção - Rita Baiana e Pombinha, de Aluísio Azevedo, Simão Bacamarte, de Machado de Assis, Solfieri, Álvares de Azevedo, entre outros.
A primeira coisa que gostaria de dizer sobre esse livro é que volume gostoso de ler! Foi uma surpresa muito agradável e agradeço a oportunidade que a CCPX 2015 me deu de conhecer o autor e a obra. Eu talvez não tivesse ido atrás do livro se não me visse presa da curiosidade ao ver o grupo vestido de trajes steampunk.


____________________________________

 
7 de junho de 2016

Empilhando no Escaninho #21 (Os Links da Coruja)


Mais um rol de links interessantes que andei colecionando no último mês. Muitas dicas de leitura, infográficos e boas dicas para escrever. Vamos a eles?


____________________________________

 
4 de junho de 2016

Tradução - Por que Gandalf Nunca Casou


Fiz outra tradução de um artigo que acho bastante interessante, um discurso proferido por sir Pratchett em uma convenção em 1985 e que basicamente traz toda a fundamentação para o estabelecimento das bruxas no Discworld. Importante lembrar que pouco depois disso, em 1987, Pratchett publicou Direitos Iguais, Rituais Iguais, que é, em minha opinião, um dos melhores livros sobre discussão de gênero dentro da Fantasia.


____________________________________

 
2 de junho de 2016

Desafio Corujesco 2016 - Um Livro com um Personagem Animal || Seven Wild Sisters

If they'd ever been a couple, I guess he'd been the one to end it. I already knew that Aunt Lillian wasn't too happy about it, but now I got the sense that maybe he wasn't either. I thought about some of the things he'd been saying, then looked at the pair of them.

Old as she was with her own wrinkles and all, Aunt Lillian was probably more like an apple tree fairy now than she'd probably ever been in all the time he'd known her. Maybe the reason he'd been seeing less of her now than he used to wasn't so much because of what fairies can wake in a human, but because year by year she grew more attractive to him and he didn't trust himself around her. Figured they'd be happy for a time, but then she'd be gone, seeing's how our lives are so fleeting, while theirs go on forever. Maybe he just knew he couldn't bear the heartbreak.

And maybe I was just being a hopeless romantic and there wasn't any such thing going on between the pair of them.
A primeira vez que descobri Charles de Lint foi numa antologia de contos em que vários autores escreviam suas versões de contos de fadas. A forma como ele trabalhou a história dele me chamou tanta a atenção que fui atrás de mais, e assim foi que coloquei as mãos em The Very Best of Charles de Lint… e caí completamente de amores pelo estilo do cara.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog