14 de junho de 2016

O Bode Leu: Valente


Valente é um adolescente normal. Meio nerd, não se dá bem em esportes, vai à escola todos os dias de ônibus etc. Toda a história começa quando Valente vê Dama pela primeira vez e se apaixona à primeira vista. Pobre Valente.


Criado pelo desenhista mineiro Vítor Cafaggi, Valente começou como publicação no jornal O Globo, mas eventualmente as tirinhas foram disponibilizadas no blog do artista, Puny Parker (link para a primeira tirinha). O sucesso das tirinhas, assim como o de outros trabalhos do autor, levou à publicação da primeira coletânea de tirinhas, Valente para Sempre, em 2012.


O sucesso levou à publicação continuada das coletâneas de tirinhas, em três outros volumes, Valente para todas, Valente por Opção e Valente para o que ser e vier. No decorrer destas coletâneas, vemos o desenvolvimento, crescimento e amadurecimento do personagem, que sai da escola e inicia a vida universitária, assim como o desenrolar de sua vida cotidiana.


Pessoalmente, me identifiquei demais com Valente. Muitas das vivências e inseguranças do personagem refletiram coisas que vivi no final da minha adolescência. Parcialmente, esta série retrata um período da vida que praticamente todo mundo, creio eu. Todos nós vivemos nossa cota de tentativas e erros, surpresas e decepções amorosas, em nossa jornada para a maturidade.


Valente é uma daquelas histórias que marcam você, que aquecem o coração e te fazem sorrir como um idiota por horas. Depois de Valente, Vítor Cafaggi lançou outros trabalhos, sozinho ou em parceria com sua irmã, Lu Cafaggi; mas Valente sempre será minha referência quando o nome dele for citado. É meio desnecessário dizer isto, mas leiam Valente. Garanto que não se arrependerão.

O Bode


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog