6 de fevereiro de 2016

Para ler: Os Melhores Contos de H. P. Lovecraft

Por três vezes Randolph Carter sonhou com a cidade maravilhosa, e por três vezes perdeu-a enquanto se detinha no alto do terraço que a dominava. Era uma febre dos deuses; uma fanfarra de trombetas sobrenaturais e um clangor de címbalos imorredouros.
Li esse livro um conto por dia - tentando me controlar para não avançar para o seguinte de imediato - para meu desafio 1 Ano, 365 Contos. Fiz o diário da experiência e para quem acompanha diariamente o blog, já deve ter me visto comentando conto a conto.

Apesar disso, decidi escrever um breve comentário sobre a edição da Hedra que adorna minha estante. Breve porque, primeiro, já falei de todos os contos (o único que não comentei no diário é porque tenha resenha própria: Nas Montanhas da Loucura) e, segundo, porque Lovecraft ainda será tema de especial aqui no Coruja (em algum dia a perder de vista, vá saber).

Os Melhores Contos de H. P. Lovecraft reúne, por óbvio, algumas das mais conhecidas histórias do autor - incluindo aquelas consideradas essenciais pelos especialistas em sua obra, que coroam sua mitologia própria. Eles se seguem em ordem original de publicação, tornando possível enxergar os vínculos que revelam o universo lovecraftiano, bem como sua evolução como autor, a forma como ele começa a interlaçar terror e ficção científica num estilo próprio.

Contudo, essa é uma antologia que vislumbra um pouco além do terror tipicamente associado a Lovecraft. Celephaïs, por exemplo, foi uma grata surpresa, com uma delicadeza imagística impressionante, que jamais pensei associar ao autor.

Senti falta de alguns contos mais polêmicos, como Horror em Red Hook - que rendeu a Lovecraft a fama de racista que ainda hoje cria bastante polêmica (vide o fato de que um dos prêmios mais importantes da fantasia, o World Fantasy Award teve de abandonar o design do troféu, que era um busto do Lovecraft). Ainda assim, foi uma antologia muito bem escolhida e eu recomendo para quem quer conhecer um pouco mais do universo do Cavalheiro de Provence.

Nota:
(de 1 a 5, sendo: 1 – Não Gostei; 2 – Mais ou Menos; 3 – Gostei; 4 – Gostei muito; 5 – Excelente)

Ficha Bibliográfica

Título: Os Melhores Contos de H. P. Lovecraft
Autor: H. P. Lovecraft
Tradução: Guilherme da Silva Braga
Editora: Hedra
Ano: 2014

Onde Comprar

Amazon || Cultura || Saraiva


A Coruja


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog