31 de dezembro de 2015

Retrospectiva Literária 2015


Chegou o dia! Como em todos os anos desde o início do blog, estamos participando da Retrospectiva Literária do Pensamento Tangencial. Nas palavras da Angélica Roz, responsável pela iniciativa:
A Retrospectiva Literária é uma “postagem coletiva”, promovida pelo blog, que ocorre anualmente. Vários blogs se reúnem e criam um post no mesmo dia - 31/12 - fazendo uma retrospectiva de suas leituras realizadas durante o ano.

A Retrospectiva já está em seu sexto ano - sim, estamos ficando velhos!! - e tem por finalidade propiciar que os leitores vorazes façam um balanço dos livros lidos durante o ano e, através de suas respostas, planejem o ano seguinte. E não é só isso! Através da Retrospectiva Literária você tem a possibilidade de divulgar o seu blog, conhecer outros blogueiros fanáticos por livros e fazer troca de muitas dicas bacanas de leituras!
Dito isso... vamos à minha lista!


____________________________________

 

Resultado sorteio Manual da Garota Geek

E cá estamos no último dia do ano para o resultado do nosso sorteio de Manual da Garota Geek! Que rufem os tambores!

1. Tábata Kotowiski
2. f!
3. Laura
4. Flavia
5. Tamires de Carvalho Santos
6. Fernanda Loureiro


Arquivado em

____________________________________

 
29 de dezembro de 2015

Conversas Sobre o Tempo: 2015 - O Ano da Hibernação

Lulu: Estamos chegando aos últimos suspiros do ano e como de hábito, é época de refletir sobre o que fizemos ao longo desse tempo e o que temos planejado para o que vem à frente.

Vou começar meu balanço sendo já bastante sincera: 2015 foi um ano meio complicado pra mim (não foi para todos?), ao longo do qual não acho que fiz muita coisa de particularmente útil exceto empurrar com a barriga o que eu já tinha como responsabilidade para não parar de vez, me enfiar debaixo da cama e hibernar.


____________________________________

 
26 de dezembro de 2015

Para ler: Eu, Robô

1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.

2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.

3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.
Eu, Robô era um daqueles livros que quase que desde que descobri a ficção científica, estava na minha lista de aquisições obrigatórias. Sabe-se lá porque demorei tanto para afinal providenciá-lo para minha estante – talvez o fato de não simpatizar particularmente com nenhuma das edições então disponíveis em português.


____________________________________

 
24 de dezembro de 2015

A Vertigem das Listas: Doze Filmes Natalinos


Lulu: Como eu já disse no 4x4 desse mês, adoro a época natalina e entre minhas muitas tradições de Natal, há a maratona de filmes para ver, claro. Por isso é que, aproveitando que estamos na véspera do Natal, o vertigem desse mês tem por tema Doze Filmes Natalinos.

Dani: Eu te entendo, Lu. Eu também amo o natal. Reunir a família, a comilança, a festança, todo aquele clima... não sei explicar. É o clima do natal mesmo. De agradecimento e felicidade. Eu adoro.


Lulu: E você ainda tem teu aniversário pela mesma época, né?

Enfim, aviso aos navegantes: não é necessário ter referências diretas ao natal ou aparecer o Papai Noel, mas deve ser um filme que te faça lembrar da época, que você associe a alguma lembrança natalina.


____________________________________

 
22 de dezembro de 2015

Para ler: The Sandman - Overture


Sandman: Overture começou a ser publicado em fascículos a partir de 2013 – lembro de ter visto a edição especial que foi dada como item exclusivo para participantes da Comic Com em San Diego naquele ano e ter pensando com meus botões “quanto tempo levará até que isso chegue aqui?”.


____________________________________

 
19 de dezembro de 2015

4x4: Natal


Eu adoro o Natal. Sério, adoro tudo que tem a ver com natal: os reencontros, a decoração, a comida, os presentes, os cartões... É uma época de cozinha com cheiro de biscoitos, laços coloridos, casa de vó e a certeza de que, mesmo após um ano inteiro longe, é possível refazer laços de amizade.

O 4x4 desse mês tenta capturar essa essência do Natal, daquilo que a época representa para cada um dos membros do coruja.


Arquivado em

____________________________________

 
15 de dezembro de 2015

Para ler: O Manual da Garota Geek

Eu sou uma garota geek.

É muito comum as pessoas dirigirem essa expressão a mim em um sentido pejorativo. Para eu me sentir desvalorizada, burra e imatura. E quer saber? Eles não poderiam estar mais errados.

Ser uma garota geek é a melhor coisa que já me aconteceu. Minha nerdice me rendeu amigos por todo o mundo, mulheres que são as pessoas mais inteligentes, articuladas e maravilhosas que conheço. Os fandoms me deram voz para defender as coisas pelas quais sou apaixonada. E ser uma garota geek é sempre animador - mais ninguém curte tanto assim as coisas que ama. Novo videogame? Surte com meses de antecedência por causa da arte da capa! Esperando por uma nova temporada de Sherlock? Crie vários GIFs para aplacar a dor! Brava pelo jeito que colocaram a pose da Viúva Negra no novo pôster? Mulher-Hulk esmaga o patriarcado! Além do mais, independentemente de seu fandom particular, meninas nerds estão dedicadas a apoiar as mulheres na mídia, sempre forçando uma meta de aceitação, diversidade e representação justa. E nós conseguimos fazer tudo isso contendo nossos gritinhos de satisfação. Pelo menos, na maior parte do tempo.
Essa foi uma leitura bem a propósito no meu cronograma de atividades nesse fim de ano - especialmente a se considerar que o comecei na véspera de viajar para ir à Comic Con Experience. Bem-humorado, sincero, prático e cheio de dicas legais, a minha reação ao terminar de ler O Manual da Garota Geek foi 'quero comprar uma centena dele e sair distribuindo por aí para todo mundo de que gosto'. Como não sou um gênio bilionário, minha filantropia terá de se limitar a um sorteio cá no blog. Mas falaremos disso mais abaixo.


____________________________________

 
12 de dezembro de 2015

Por Dentro da Cabeça das Autoras: Escrevendo a Quatro Mãos


Ísis: Olá, queridos leitores. Com o último capítulo de “Heróis de Papel” no ar, as portas estão abertas para um vislumbre das mentes por trás das história. (Entre por sua conta e risco!)

Bem-vindos ao País das Loucuras.

Lulu: Sinto que essa será uma conversa que vai render... ok, então...

Começou assim: eu (Ísis: É claro que começou com você!) li uma carta de um veterano da segunda guerra mundial no Letters of Note e fiquei martelando na minha própria cabeça ‘quero escrever um romance epistolar, quero escrever um romance epistolar, quero escrever um romance epistolar com um soldado como um dos correspondentes, quero escrever um romance epistolar’...

Isso foi mais ou menos pelo meio do ano passado e aí algum tempo depois, em julho, viajei para Fortaleza para ver o Dé e a Ísis, já que ela estava passando uma temporada no Brasil.


____________________________________

 
11 de dezembro de 2015

Heróis de Papel - Epílogo


Epílogo

30 Anos Depois...

Caro Lex,

Amanhã faz exatos 30 anos desde que lhe enviei a primeira carta. O que eu esperava ser apenas um serviço para me ocupar, e para ajudar um jovem soldado, acabou por progredir numa troca de experiências que, eventualmente, transformar-se-ia na amizade que temos hoje. Você tem sido tão bom companheiro em pessoa quanto foi em escrito, e ainda mais.


____________________________________

 
5 de dezembro de 2015

180º - Cinema


Olá de novo! Estamos no último 180º do ano! Para fechar 2016, dessa vez eu quero comentar algo curioso sobre o cinema no Japão.

Vou começar com um fato: a última parte de “Hunger Games” já estreou no Brasil, e, muito para minha surpresa, de acordo com o IMDB, aparentemente estreou aqui no Japão na mesma época, ou seja, em Novembro. Por que isso me deixou pasma? Digamos que o calendário dos cinemas japoneses não corresponde ao da maior parte do mundo, no que concerne a filmes vindos de fora, mormente aos chamados blockbusters. Normalmente é um dos últimos países em que um filme estreia, perdendo apenas para a Austrália, até onde eu saiba.


Arquivado em

____________________________________

 
4 de dezembro de 2015

Heróis de Papel - Capítulo 30


Capítulo 30

Final de Junho (Ano 5)

David,

Acabou. A guerra acabou, nós ganhamos, e estou finalmente de volta. É estranho, não? Você volta para um lugar, depois de passar anos fora, e espera que as coisas estejam diferentes. Você mudou, e é razoável pensar que o resto tenha mudado também.


____________________________________

 
3 de dezembro de 2015

Empilhando no Escaninho #16 (Os Links da Coruja)


Se estiver tudo dentro dos conformes e no cronograma, enquanto vocês estão lendo isso eu estou embarcando para São Paulo para ir à Comic Con Experience. Só Deus sabe o que Lulu vai aprontar por lá... Kolory tá indo comigo na mala para poder tirar fotos e escrever sobre o assunto na volta. Enquanto isso... fiquem com mais uma rodada de links interessantes que se acumularam no escaninho!


____________________________________

 
1 de dezembro de 2015

Desafio Corujesco 2015: Dragões || Dragons at Crumbling Castle and Other Stories

No self-respecting wizard would be seen in public without a pointy hat. But it could make going through low doorways a bit tricky, so they often developed bad knees in later life due to all the crouching down.
Dragons at Crumbling Castle and Other Stories é um daqueles livros que eu gostaria de ter lido quando criança – e que agora espero ser traduzido em português para poder presentear meus sobrinhos. As histórias aqui recolhidas foram produzidas na juventude de Pratchett, muitas quando ainda adolescente – entre 1966 e 1973.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog