30 de junho de 2015

Para ler: Memórias de Adriano || A Valsa Inacabada

Adoro misturar literatura e História e hoje vou falar de dois livros que fazem isso muito bem, transformando fatos reais em boas narrativas ficcionais. Saindo dos anfiteatros romanos da época do império para os salões de baile vienense, vamos ver onde vamos parar...

Não desprezo os homens. Se o fizesse, não teria o mínimo direito, nem a mínima razão para tentar governá-los. Eu os reconheço vãos, ignorantes, ávidos, inquietos, capazes de quase tudo para triunfarem, para se fazerem valer mesmo aos seus próprios olhos, ou, muito simplesmente, para evitarem o sofrimento. Sei muito bem: sou como eles, pelo menos momentaneamente, ou poderia ter sido.
Faz tempo que Memórias de Adriano está no meu radar – foi indicação de um professor dos tempos do colégio, com quem eu gostava de conversar sobre História (embora ele ensinasse geometria) e, de lá pra cá, encontrei o título em várias listas de clássicos modernos do tipo ‘esse você tem de ler antes de morrer’.


____________________________________

 
27 de junho de 2015

A Vertigem das Listas: Seis Brincadeiras de Mau Gosto


Ísis: Mais um novo vertigem. Esse mês, vamos sair um pouco das obras e apontaremos, de nossos cotidianos, as SEIS BRINCADEIRAS DE MAU GOSTO que nos irritam, ou que nos tiram do sério... Ou que já vimos provocar brigas/tragédias, etc.

Lulu: Tinha de ser a Ísis para escolher um tema tão diferente...

Dani: E com tendência a resgatar más memórias... - -“


Arquivado em

____________________________________

 
26 de junho de 2015

Heróis de Papel - Capítulo 07


Capítulo 07

Meados de Outubro (Ano 1)

Caro David,

Em primeiro lugar... obrigado pelo pacote. Foi uma mais que agradável surpresa quando, em vez de um simples envelope (pelo qual eu já ficaria muito contente), recebi uma caixa inteira, recheada de pequenos confortos com os quais já tinha me convencido a desacostumar. Sinto ainda informar que sua experiência anterior mantém-se correta sobre os travesseiros.


____________________________________

 
25 de junho de 2015

Livros Para Assistir: Nightfall in Middle-Earth


No início existia Eru Ilúvatar. Então, Eru criou os Ainur, os ensinou  música e os deu um tema. E os Ainur fizeram música. Contudo, Melkor, o mais poderoso dos Ainur, passou a distorcer o tema da música. Em resposta, Eru passou a modificar os temas para além da compreensão dos Ainur. Ao final da canção, existia Arda, e os Ainur que decidiram lá viver tornaram-se os Valar e passaram cuidar da criação de Eru.


____________________________________

 
23 de junho de 2015

Para ler: A Vida do Livreiro A. J. Fickry


Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós. Não estamos sós. Minha vida está nestes livros, ele quer lhe falar. Leia estes livros e conheça meu coração.

A Vida do Livreiro A. J. Fickry entrou na minha lista de leitura por duas razões: (1) ele foi indicado ao Goodreads Choice Awards do ano passado e (2) é um romance que fala de livros. Em resumo, mais cedo ou mais tarde, ele encontraria um caminho para minha estante.


____________________________________

 
20 de junho de 2015

4x4: Coleções


Todo mundo tem alguma comida da qual gosta muito e, mesmo comendo toda semana, não enjoa. Normalmente também temos algum tipo de objeto do qual gostamos tanto, que o temos de vários tipos, modelos, cores etc... À exceção dos monges budistas iluminados, que, reza a lenda, livraram-se das tentações humanas. Como ninguém aqui do Coruja chegou nesse nível, apresentaremos nossas coleções. E fica a dica, não vale coleção de livros/mangás etc, porque como isso aqui é (em geral) um blog literário, é óbvio que todos temos. Então que objetos cada membro do Coruja coleciona?


____________________________________

 
19 de junho de 2015

Heróis de Papel - Capítulo 06


Capítulo 06

Início de Setembro (Ano 1)

Prezado Alex,

Parabéns por sua promoção. Vejo que está rapidamente progredindo, o que mostra os frutos de seus esforços. Meus mais sinceros aplausos.

O postal que veio junto de sua carta anterior é muito bonito. Obrigado pela lembrança. De fato, logo se nota o quanto deveria ser impressionante esse hotel, antes de ir ao chão. Os moradores locais devem ter histórias fantásticas sobre lugares assim. Espero algum dia poder conhecer algumas.


____________________________________

 
18 de junho de 2015

O Laboratório do Bode: Gravitação Universal


Você gosta de ir à praia? Sim? Não? Depende? Bom, acho que a maior parte das pessoas que vivem em cidades com uma faixa litorânea (e algumas que não também!) já devem ter percebido uma peculiaridade do mar. Cerca de duas vezes por dia, ele varia em sua extensão. Uma hora a faixa de água está mais recuada, mas algumas horas depois ela avança. A esse fenômeno, damos o nome de maré.


____________________________________

 
16 de junho de 2015

Desafio Corujesco 2015: Continuações || Série Thursday Next

“Primeira lição em viagens no tempo, Thursday. Antes de mais nada, somos todos viajantes do tempo. A vasta maioria, contudo, é capaz apenas de um dia de cada vez.”
Descobri Jasper Fforde graças à lista Top 100 Science Fiction, Fantasy Boks da NPR – uma das minhas fontes favoritas para decidir por onde vou me aventurar a seguir, já que ela elenca alguns dos principais títulos e de mais influência na história do gênero. Não sei explicar exatamente porque ele me chamou a atenção de cara, mas seja lá o que tenha sido, só posso agradecer: conhecer Fforde e Thursday foi um prazer imenso.


____________________________________

 
13 de junho de 2015

O Bode na Cozinha: Hambúrguer de Atum


Eu adoro hambúrguer. Isso é fato, não tem pra onde fugir. Já experimentei algumas receitas diferentes, variando carnes, temperos etc... E uma destas minhas experiências foi justamente essa receita que trago pra vocês hoje!

Ok, a maior parte dos leitores devem estar pensando: "Hambúrguer?! De PEIXE?!". E eu respondo: Sim, de peixe. Vamos pra receita e vejam o que acham.


____________________________________

 
12 de junho de 2015

Heróis de Papel - Capítulo 05


Capítulo 05

Meados de Julho(Ano 1)

Caro David,

Você talvez tenha razão no que diz respeito a outra pessoa responder minhas cartas anteriores. O provável é que ela verificaria o remetente e as reenviaria com um aviso de que o destinatário original não morava mais ali e, assim, se interromperia qualquer comunicação.


____________________________________

 
11 de junho de 2015

Para ler: Perdido em Marte


Então esta é a situação: estou perdido em Marte. Não tenho como me comunicar com a Hermes nem com a Terra. Todos acham que estou morto. Estou no Hab projetado para durar 31 dias. Se o oxigenador quebrar, vou sufocar. Se o reaproveitador de água quebrar, vou morrer de sede. Se o Hab se romper, vou explodir. Se nada disso acontecer, vou ficar sem alimento e acabar morrendo de fome. Então, é isso mesmo. Estou ferrado.

Creio que desde o ano passado ouço comentários elogiosos sobre o livro de Andy Weir – gente que tenho em alta conta e que entende tanto de literatura quanto de ciência. Um dos principais pontos colocados sobre Perdido em Marte tem sido o quão plausível é a ciência da história e esse é o tipo de detalhe que muito me interessa em ficção científica.


____________________________________

 
10 de junho de 2015

Resultado do sorteio de Pequenos Deuses

Então que hoje é o dia de resultado do sorteio de Pequenos Deuses! Quem será que ganhou?

Rufem os tambores!


Arquivado em

____________________________________

 
9 de junho de 2015

O Bode Leu: Saga do Vampiro-Rei


André Vianco já é nome conhecido para os fãs de fantasia e terror brasileiros. Autor de Os Sete, Vianco tem uma certa quantia de títulos sob seu nome. Dentre eles, esbarrei com um título que me chamou a atenção, chamado simplesmente Bento. Já tendo lido Senhor da Chuva pouco tempo antes, imaginei ser um novo livro sobre anjos e demônios... Mas não era.


____________________________________

 
6 de junho de 2015

Empilhando no Escaninho #11 (Os Links da Coruja)


Feriadão para alguns, pilhas de livros para ler, séries para assistir e links para compartilhar. Queria um dia de 30 horas ou não ter necessidade de dormir para poder dar conta de fazer tudo que está na minha listinha... Seja como for... lá vai mais uma lista de links que andaram circulando pelo zoológico!


____________________________________

 
5 de junho de 2015

Heróis de Papel - Capítulo 04


Capítulo 04

Início de Junho (Ano 1)

Prezado Alex,

Seria estranho eu confessar que, quando você respondeu a carta, fiquei surpreso? Você me agradeceu por tê-lo feito, mas acho que, de alguma forma, mesmo tendo me voluntariado a procurar Alice, não esperava uma resposta. Quando achei, na caixa postal, algo além das usuais contas, avisos e semelhantes, perguntei-me, por um instante, se não haviam encaminhado para a pessoa errada.

Você mencionou que nunca tinha escrito uma carta de amor; pois bem, eu nunca havia recebido uma carta que não fosse, de alguma forma, relacionado a algum trabalho, serviço ou propaganda – a menos que se contem os cartões postais e cartas das crianças.


____________________________________

 
4 de junho de 2015

Para ler: Os Goonies

Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon; juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar; no céu e no inferno e na guerra nuclear, grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar; no campo ou na cidade, na floresta, onde for; eu me declaro um companheiro Goony, para sempre, sem temor.
Essa semana (dia 07, para ser exata) marca os trinta anos de estréia do filme Os Goonies e é claro que eu não poderia deixar a data passar em branco...

Os Goonies foi um dos filmes da minha infância, um clássico da Sessão da Tarde que toda uma geração relembra com nostalgia. Foi um tanto surpreendente descobrir que era também livro – mas essa tem sido uma nota constante pra mim, que nos últimos anos vim descobrir as versões escritas de História sem Fim e O Feitiço de Áquila.


____________________________________

 
2 de junho de 2015

Para ler: Contos Maravilhosos

Havia um pequeno arquipélago que ele conhecia, no lado errado do Mar de Sargaços; existiam cerca de trinta ilhas lá, ilhas desocupadas e comuns, mas uma delas flutuava. Ela a havia notado anos atrás, desembarcara e nunca contara a ninguém, mas a ancorara em silêncio com a âncora do seu navio ao fundo do mar, que naquele ponto era incrivelmente profundo, e fez da coisa toda o segredo de sua vida, determinado a se casar e se estabelecer lá caso algum dia se tornasse impossível ganhar a vida do modo costumeiro no mar.
Meu primeiro contato com Lorde Dunsany foi um comentário de Neil Gaiman, que me levou até The King of Elfland’s Daughter, o terrivelmente belo (sim, é um paradoxo) conto que serviu de base para Stardust. Desde então, o nome ficou no meu radar e quando apareceu a tradução de Contos Maravilhosos, não hesitei nem por um momento antes de sair correndo atrás do volume.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog