18 de maio de 2015

The Great (Owl) Game - Terceira Rodada


Hoje começa a última rodada do jogo desse ano! E aí, estão animados?

Vamos começar logo com as respostas das perguntas da rodada passada. Como já tinha explicado antes, cada resposta vale entre um e dois pontos, sendo que a resposta mais completa obviamente pontua mais. Vou colocar a pontuação referente a cada ‘parte’ de resposta para vocês entenderem o critério, ok?

O que um corvo e uma escrivaninha têm em comum?

Tecnicamente, essa pergunta não tem resposta – o Chapeleiro o diz com todas as letras (1).

Só que Dodgson foi tão questionado que terminou por dar uma réplica possível: “Because it can produce a few notes, tho they are very flat; and it is nevar put with the wrong end in front.”

Na tradução, parte do trocadilho se perde, por isso deixei a frase em inglês: Dodgson escolheu grafar never (nunca) como nevar que é raven (corvo) de trás para frente. (2)

Outras pessoas também deram suas próprias sugestões sobre o assunto. Minha favorita é a de Sam Loyd, que responde que “Poe escreveu sobre ambos”.

Por que a Lebre de Março e o Chapeleiro são malucos?

O Gato Cheshire resume bem a questão: todos são loucos no País das Maravilhas (1).

Mas existe um motivo lógico e um contexto histórico por trás da escolha dos personagens – afinal, se fosse simplesmente ser todo mundo louco, podia ser uma lebre de qualquer outro mês ou talvez um padeiro no lugar de um chapeleiro, não é mesmo?

À época de Dodgson existia um ditado que dizia ‘louco como uma lebre de março’ porque março, no hemisfério norte marca o início da primavera e as lebres entram no cio neste período, ficando loucas de excitação.

Chapeleiros, por sua vez, utilizavam mercúrio na fabricação dos chapéus. O envenenamento por mercúrio causa, entre outros sintomas, dores de cabeça, tremores e alucinações – não é surpresa, portanto, que mesmo antes de Dodgson escrever a cena do chá, já existia a expressão ‘louco como um chapeleiro’ (2).

Qual o significado da data de 04 de maio para Alice?

Dois motivos: primeiro, 04 de maio de 1852 é a data de nascimento de Alice Liddell (1); segundo, o sonho da Alice personagem ocorre em um 04 de maio (2).

Por qual processo Dodgson chegou ao seu pseudônimo?

Basicamente, ele traduziu seu nome para o latim e depois retornou ao inglês (1).

O processo foi o seguinte: o nome completo dele era Charles Lutwidge Dodgson. Lutwidge transformou-se em Ludovicus e Charles, em Carolus, de forma que temos agora um Carolus Ludovicus. Ludovicus pode se traduzir de volta para o inglês como Lewis, ao passo de Carolus se assemelha ao sobrenome irlandês Carroll. Eis então Lewis Carroll (2).

Que segredo o Grifo revela sobre a Rainha de Copas?

Basicamente NENHUMA das execuções ordenadas ao longo do livro é levada a cabo, ignorando as ordens da Rainha, que tampouco se lembra depois de quem condenou antes. (2)

Lembrando que o ponto de bônus foi para quem deu todas as respostas corretas primeiro, independente de ter pontuado um ou dois em todas as questões. Se pontuou tudo com um, ainda assim respondeu tudo correto, então ganha o bônus.

Dadas as respostas, vamos ao sorteio, que eu sei que é no que vocês estão interessados! Rufem os tambores!!!


Bem, dessa vez, a ganhadora do kit foi a Clara! Clara, já, já te mando email ;)

Comecemos agora a terceira rodada, dessa vez com perguntas e desafios de lógica. Não existe necessariamente respostas corretas aqui: o que existe é argumentação lógica. Vocês terão de me dar uma resposta que faça sentido e, dependendo de como seja essa resposta, têm de explicar como chegaram a ela.

Cada pergunta vale dois pontos, quem responde tudo primeiro ganha um ponto de bônus, etc, etc, etc... Não é necessário responder todas as questões para participar do sorteio – basta responder uma e seu nome está no bingo.

O sorteio dessa rodada é de um kit com bloco de notas com imã e marcador, inspirados em Através do Espelho, feitos com muito carinho pela Design by Angel.


Lindo, não é?

Clique aqui para responder à Terceira Rodada do Great (Owl) Game

Segunda temos o resultado da terceira rodada e também o placar final e a revelação do grande prêmio!


A Coruja


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog