30 de abril de 2015

Livros para Assistir: Sonho de uma Noite de Verão


Hermia e Lisandro estão apaixonados. O pai de Hermia, porém, a promete em casamento à Demetrio. Enquanto isto, Helena, melhor amiga de Hermia, busca pelo amor de Demetrio. Após decisão do Duque Teseu, Hermia tem três opções: casar com Demetrio, se tornar uma freira ou ser executada. É aí que Hermia e Lisandro decidem fugir para casar em segredo, com Demetrio e Helena em seu encalço. E é aí que a verdadeira confusão começa...


Sonho de uma Noite de Verão é uma das minhas peças favoritas de Shakespeare, por diversos motivos, incluindo o fato de que é EXTREMAMENTE HILÁRIA. Quando mencionei ali em cima que a fuga é apenas o começo da confusão, eu não estou brincando. Se fosse apenas os quatro amantes, seria fácil criar uma bela confusão. Quando se acrescenta um ator perdido e uma corte féerica? Confusão enorme.


Em 2005, a rede britânica BBC exibiu uma minissérie que se tornou uma das minhas adaptações preferidas das peças do bardo para a TV, ShakespeaRe-Told, que traz as peças para um cenário moderno, uma mudança que foi, ao meu ver, muito bem vinda.


Ao invés da Grécia antiga, agora a história se passa em um resort chamado Dream Park, aonde a família de Hermia vai para comemorar seu noivado. Esta mudança exigiu uma série de alterações, que começa pelos nomes dos personagens: Lisandro vira Xander, enquanto Demetrio vira James. Nick Bottom é um segurança que almeja ser ator. Duque Teseu e Egeu foram combinados em Theo, pai de Ermia, e Polly é mãe de Ermia.


No final, o elenco não contem nenhuma estrela, como por exemplo a adaptação de Macbeth que conta com James McAvoy, mas são todos excelentes atores. Os aspectos técnicos do episódio são bem levados, embora não sejam excepcionais. Uma coisa que me chamou a atenção foi o fato de que os reis féericos se vestem como mortais, e inclusive interagem com eles (no caso de Oberon).

No geral é uma adaptação com um ótimo nível de qualidade, e vai garantir muitas risadas.

Espero que tenham gostado, e até o mês que vem, com mais Livros para Assistir!

O Bode



____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog