10 de março de 2015

O Bode Leu: O Mundo Assombrado Pelos Demônios


Carl Sagan é um nome que merece muito respeito no meio científico, e não apenas por seu trabalho como astrônomo e astrofísico, áreas em que atuava. Sagan foi também um grande nome quando se fala em divulgação científica, ramo da ciência voltada a levar os resultados de pesquisas para o público leigo, sendo conhecido principalmente como co-autor e apresentador do programa de TV Cosmos. Porém, a carreira de Sagan também passa pela literatura, sendo ele autor de diversos livros, tais como Contato e The Dragons of Eden: Speculations on the Evolution of Human Intelligence... e O Mundo Assombrado Pelos Demônios.


Admito que demorei muito para ir atrás deste livro, tendo feito isso após ver o excelente vídeo do Pirula, no qual ele comenta sobre o volume. E como fiquei feliz de tê-lo lido depois. Aqui, Sagan não nos traz um romance, ou alguma novidade do meio científico, mas sim uma monografia sobre o alcance e o interesse da ciência em geral pela população americana.


Através de diversos estudos de caso, o autor mostra o impacto da ciência na vida da população. Um bom exemplo é como hoje praticamente todos sabem que a Terra é redonda (na verdade, arredondada), ao contrário de alguns séculos atrás. Já, por exemplo, como funcionam as marés, ou como antibióticos não possuem o menor efeito sobre vírus, continuam sendo coisas que apenas uma parcela da população sabe.

Ler (na verdade, ouvir, já que tenho o audiobook) O Mundo Assombrado pelos Demônios foi extremamente proveitoso para mim, em diversos níveis. Além de cientista (para os que não sabem, sou formado em Ciências Biológicas e estou terminando o mestrado em Ecologia), também sou professor, e um que espera que os alunos levem para a vida algum conhecimento, além daquele velho "para passar na prova". Eu, por este motivo, considero esta uma leitura indispensável para todos, buscando uma mudança do ponto de vista geral, e por uma valorização do conhecimento.

O Bode


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog