12 de fevereiro de 2015

Para ler: Por que não Pediram a Evans?

Bobby seguiu caminhando devagar. Havia, ele sabia bem, um ponto por onde se podia descer com relativa facilidade. Os caddies faziam isso, lançando-se por sobre a borda e reaparecendo, triunfantes e ofegantes, com a bola perdida.

De súbito, Bobby enrijeceu o corpo e chamou seu companheiro.

– Doutor, venha ver uma coisa. O que pode ser aquilo?

Pouco mais de dez metros abaixo se via uma forma escura amontoada, parecendo uma pilha de roupas velhas.

O médico prendeu a respiração.

– Meu Deus... – ele disse. – Alguém caiu no penhasco. Precisamos chegar até lá.
Não posso afirmar que Por que não pediram a Evans? seja um dos melhores mistérios criados por Agatha Christie, mas é certamente um dos mais divertidos, num espírito parecido com o de O Segredo de Chimneys.

Tudo começa quando o simpático Bobby Jones, por culpa de uma bola ruim num jogo de golfe, acaba por encontrar um homem prestes a dar seu último suspiro. As palavras finais do homem – “Por que não pediram a Evans?” – terminam por levar Bobby, com a ajuda da amiga de infância e nobre local Lady Frances Derwent, a investigar o ocorrido mesmo após as investigações oficiais declararem que tudo não passou de um acidente.

Bobby e Frances (ou Frankie, como é apelidada) são um tanto inverossímeis em suas motivações: ele sofre um atentado logo após as investigações começarem, mas não parece levar a situação muito a série e é óbvio desde o início que Frankie só entrou nessa enrascada por puro tédio,

Nada disso, nem mesmo o bizarro vilão e sua carta final de intenções, tira o divertimento do livro. É estranho afirmar isso, considerando que se trata de uma história repleta de assassinatos, traições e potenciais psicopatas, mas Por que não pediram a Evans? é um livro leve, de leitura rápida e despretensiosa.

Vale muito a leitura, nem que seja só para rir da franca inabilidade do par protagonista de enxergar o que literalmente estava o tempo todo debaixo de seus narizes.

Nota:
(de 1 a 5, sendo: 1 – Não Gostei; 2 – Mais ou Menos; 3 – Gostei; 4 – Gostei muito; 5 – Excelente)

Ficha Bibliográfica

Título: Por que não Pediram a Evans?
Autor: Agatha Christie
Tradução: Rodrigo Breunig
Editora: L&PM Editores
Ano: 2015
Número de páginas: 288

Onde Comprar

Amazon || Cultura || Saraiva


A Coruja


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais.

Cadastre seu email e receba as atualizações do blog

facebook

Arquivo do blog