30 de janeiro de 2014

Clube do Livro (Janeiro): A Menina Que Roubava Livros

Esta noite papai ficou sentado comigo. Trouxe o acordeão cá para baixo e se sentou perto de onde o Max costumava sentar. Muitas vezes, olho para seus dedos e seu rosto, quando ele toca. O acordeão respirou. Há rugas nas faces de papai. Parecem tensas e, por algum motivo, quando as vejo, sinto vontade de chorar. Não é por tristeza nem orgulho. É só que gosto do jeito de elas se mexerem e mudarem. Às vezes acho que meu pai é um acordeão. Quando ele olha para mim, sorri e respira, eu escuto as notas.
Esse ano no Clube do Livro, decidimos que iríamos eleger nossas leituras de 2014 entre os favoritos de cada membro. Entre os cinco que a Tayla indicou, o mais votado foi A Menina que Roubava Livros - que li já faz muito tempo e que, convenientemente, está com o filme para estrear.


____________________________________

 
28 de janeiro de 2014

Projeto Pratchett: The Science of Discworld

Magos e cientistas estão, em face disso, em polos opostos. Certamente, um grupo de pessoas que muitas vezes se vestem de forma estranha, vivem num mundo à parte próprio delas, falam uma linguagem especializada e frequentemente fazem declarações que parecem estar em flagrante contradição com o senso comum não têm nada em comum com um grupo de pessoas que muitas vezes se vestem de forma estranha, falam uma linguagem especializada, vivem em... er...

Talvez devêssemos tentar de outra maneira. Existe uma conexão entre magia e ciência? Pode a mágica do Discworld, com seus magos excêntricos, bruxas realistas, trolls obstinados, dragões que cospem fogo, cães falantes e MORTE personificada, lançar alguma luz sobre a dura, racional, sólida ciência terrena?

Nós pensamos que sim.
Então, que, como em todos os outros anos há já um bom par de anos... comecei minhas leituras de 2014 por Pratchett – dessa feita com um ‘spin-off’ da série Discworld, escrita em parceria com Ian Stewart e Jack Cohen. Até pensei de ler Raising Steam para começar aqui, mas acho que vou deixar o quadragésimo volume da série Discworld para um pouco mais adiante já que esse chegou primeiro...

De todo jeito, continuemos com nossa tradição...


____________________________________

 
25 de janeiro de 2014

A Vertigem das Listas: Um Lugar Favorito


Lulu: E, vejam só... estamos de volta! Janeiro já está perto de terminar, e isso significa que nossas curtas férias também se acabam agora, com o retorno do Vertigem.

Na verdade, não apenas do Vertigem, porque hoje, aproveitando o embalo, vamos também inaugurar a nova coluna do Coruja, o 4x4! Fotos e texto hoje (mas nas próximas edições serão só fotos e só textos em cada uma das respectivas colunas e... deixa isso pra lá.).

Dani: Você adora arranjar mais trabalho para nós... - -“

Ísis: Depois eu que complico. Se já não soubesse o que é que você tá tentando dizer, eu teria entendido bulhufas... oO


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog