30 de novembro de 2013

A Vertigem das Listas: Onze Revolucionários Fictícios


Remember, remember the 5th of November;
The gunpowder, treason and plot;
I see no reason why the Gunpowder Treason;
Should ever be forgot.

Dé: Admitam: todos vocês completaram a rima acima, antes mesmo de terminar a primeira linha (Ísis: Eu não: sou péssima em história... >.< Lulu: Tisc, tisc pra ti...). A frase se refere à Conspiração da Pólvora, uma tentativa de explodir o parlamento inglês e matar o rei Jaime I, sua família e boa parte da nobreza inglesa. No dia 5 de novembro de 1605, o plano foi revelado e o especialista em explosivos dos conspiradores foi capturado, torturado, interrogado, enforcado, castrado, eviscerado, decapitado e esquartejado. Os ingleses não brincavam com acusações de alta traição... (Ísis: 1. Quem brinca? 2. Credo... deu calafrios só de pensar...)


____________________________________

 
28 de novembro de 2013

Livros para Assistir: O Código Da Vinci


Quando o curador do Louvre é encontrado morto em meio ao museu, o simbologista Robert Langdon é chamado para ajudar nas investigações. Acontece que o código deixado pelo falecido começa a revelar uma antiga conspiração e segredos importantes. E aí que pessoas ligadas a organizações secretas começam a interferir, e algumas destas pessoas estão dispostas até a matar, literalmente, para que tais segredos permaneçam como estão.


____________________________________

 
26 de novembro de 2013

Clube do Livro (Novembro): Metamorfose?

Nesta deliciosa e maldita sequência dea série iniciada com ALMA?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural. Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaperece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada. Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer. Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade. A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo!
Mês passado, lemos o primeiro volume do Protetorado das Sombrinhas no Clube do Livro – como já tinha resenhado Soulless (cujo título em português ficou Alma? e me deixou encafifada com a interrogação), vocês não ganharam notas adicionais. Mas como todo mundo do clube se divertiu imensamente com o primeiro volume, terminou que agora em novembro começamos a ler a continuação, Blameless, que foi lançado também agora com o título de Metamorfose?.


____________________________________

 
23 de novembro de 2013

Para ler: Nosso Homem em Havana

- O senhor nunca se preocupa com coisa alguma?

- Tenho uma defesa secreta, sr. Wormold. Interesso-me pela vida.

- Eu também, mas...

- O senhor se interessa por pessoas, não pela vida, e as pessoas morrem ou nos abandonam... Desculpe-me. Não me referia à sua esposa. Mas, se estivermos interessados na vida, ela jamais nos decepcionará. Eu me interesso pelo tom azulado do queijo. O senhor não faz palavras cruzadas, não é, sr. Wormold? Eu faço, e elas são como as pessoas: a gente chega a um fim. Posso terminar qualquer palavra cruzada no espaço de uma hora, mas tenho uma teoria, quanto ao tom azulado do queijo, que jamais chegará a uma conclusão... embora, claro, a gente sonhe que, talvez, possa chegar um momento em que... Qualquer dia lhe mostrarei o meu laboratório.

- Preciso ir embora, Hasselbacher.

- Devia sonhar mais, sr. Wormold. A realidade, em nosso século, é algo que não se deve enfrentar.
Nosso Homem em Havana é um dos livros que estava faz mais tempo na fila de espera na minha estante, de forma que o levei comigo na mala quando viajei em agosto – e fui lendo pedaço por pedaço a cada etapa da jornada, culminando no trem entre Veneza e Florença (enquanto meu vizinho da frente devorava um álbum de Corto Maltese e volta e meia me distraía com seus resmungos).


____________________________________

 
21 de novembro de 2013

Projeto Baudelaire: O Penúltimo Perigo

Caro Leitor,

Se este é o primeiro livro que você encontrou enquanto procurava o próximo livro para ler, então a primeira coisa que precisa saber é que este livro próximo-ao-último é o que você deve pôr de lado primeiro. Infelizmente, este livro apresenta a crônica próxima-à-última da vida dos órfãos Baudelaire, e é próxima-à-primeira em sua oferta de miséria, desespero e desprazeres.

Provavelmente as coisas próximas-à-última a respeito das quais você gostaria de ler são um lançador de arpões, um salão de bronzeamento em uma cobertura, duas iniciais misteriosas, três trigêmeos não identificados, um notório vilão e um curry insípido.

As coisas próximas-à-última são as primeiras a serem evitadas, portanto permita-me recomendar que você ponha este livro próximo-ao-último de lado primeiro, e encontre alguma outra coisa para ser a próxima a ler, para que este livro próximo-ao-último não se torne o último livro que você lerá.

Respeitosamente,
Lemony Snicket
Nem acredito que estamos já quase ao final desse projeto... Vou ter de arranjar alguma coisa nova com que me preocupar no ano que vem (na verdade já arranjei, mas deixa quieto por enquanto...).


____________________________________

 
19 de novembro de 2013

Clube do Livro (Booktour): Ficção de Polpa - volume 3


Nestas páginas, tudo é possível: de prédios que ganham vida a inocentes bonecos possuídos, dos sinistros poderes da comida congelada, passando pelo segredo da macaca Monga, pragas de gnomos e anões vingativos, o terceiro volume da coleção Ficção de polpa traz 22 contos inéditos, uma história em quadrinhos e o primeiro mistério de um clássico detetive do sobrenatural.

Dos quatro volumes que li até aqui da série Ficção de Polpa, esse terceiro volume, com foco na fantasia, foi o que considerei mais fraquinho. Ainda é surpreendente e surrealmente interessante, mas em comparação com os outros volumes, foi o que menos fez sentido pra mim.


____________________________________

 
16 de novembro de 2013

Clube do Livro (Booktour): Ficção de Polpa - Volume 2


De robôs em crise de consciência a astronautas e alienígenas solitários, armadilhas do sobrenatural que se escondem onde menos se espera, experiências científicas que dão errado, um golem descontrolado e um detetive do imaginário. Em 20 contos inéditos, os autores reunidos em Ficção de polpa 2 exploram os temas da ficção científica, do horror e da fantasia.

Comecei esse segundo volume da série Ficção de Polpa logo após terminar de ler o especial “Crime”, de que já falei anteriormente. Ficou um pouco fora de ordem, porque depois que fui me dar conta que estava lendo o quarto título e depois voltando para o segundo, mas quem se importa com a ordem, não é verdade?


____________________________________

 
14 de novembro de 2013

Para ler: Segredos do Romance Policial

O romance policial é um gênero literário que se difundiu universalmente. Ele teve, entretanto, uma origem: surgiu pela pena do norte-americano Edgar Allan Poe (1809-49) e foi consolidado pelo escocês Arthur Conan Doyle (1859-930).

Na primeira metade do século 20, as histórias de crime e mistério encontraram na língua inglesa os seus principais criadores: das britânicas Agatha Christie e Dorothy L. Sayers, verdadeiras sacerdotisas do gênero, aos americanos Dashiell Hammett e Raymond Chandler, que revolucionaram a escrita de livros policiais.

É essa história que P. D. James conta em "Segredos do Romance Policial". A autora percorre mais de cem anos de existência dos livros de detetive, descreve as mudanças por que passaram ao longo do tempo e apresenta os autores essenciais do gênero em língua inglesa.
Li esse volume quando estava me preparando para escrever o conto de junho do Quem Conta um Conto e acabei saindo da história com mais uma pilha de livros e autores – alguns bastante obscuros – que queria ler.


____________________________________

 
12 de novembro de 2013

Para ler: Oscar Wilde e os Assassinatos à Luz de Velas

Em uma certa tarde na Inglaterra de 1889, o escritor Oscar Wilde encontra um jovem garoto assassinado violentamente. Ao procurar a Scotland Yard e não receber sequer atenção, Wilde junta-se ao elementar Arthur Conan Doyle para solucionar o caso. Em um cenário vitoriano na exótica Londres fin-de-siecle, este suspense de época apresenta como protagonista um jovem e inteligente Wilde, que não se convence enquanto não tiver certeza da verdade.
Quando estive em Paris em agosto, a Claire, do Jane Austen Lost in France, levou-me a um passeio que chamamos de “Em busca do fantasma de Wilde”. Começamos do Cemitério de Père-Lachaise, onde o escritor está enterrado, fomos ao Centro Cultural Irlandês render tributo a São Patrick e terminamos no L’hotel em Saint-Germain-des-Prés, onde ele morreu, em novembro de 1900.


____________________________________

 
9 de novembro de 2013

Coruja Gourmet - Bode Edition: Bolinhas de atum


Olá, leitores do Coruja! Tudo bem? Demorei um pouco para postar hoje, mas aqui vai a receita de hoje!

Quando eu era criança, costumávamos passar alguns dias das férias na casa de praia da minha tia. Praia, quando eu era criança, significava duas coisas, gastronomicamente falando: 


Arquivado em

____________________________________

 
7 de novembro de 2013

Para ler: Conversando com Mrs. Dalloway

Celia Blue Johnson apresenta nesse maravilhoso livro as histórias por trás de 50 clássicos. O que inspirou e fez cada uma ganhar corpo e tornar-se um sucesso da literatura. Autores como J.R.R. Tolkien, Gabriel García Márquez e Lewis Carroll tiveram inspiração em frases aleatórias, lugares ou fatos corriqueiros para compor verdadeiras obras-primas.

Os clássicos da literatura universal tratam não só da crítica e pensamento da época em que foram escritos, mas da universalidade dos sentimentos humanos no decorrer do tempo, tornando-os imortais. Conhecer mais do processo criativo dos grandes escritores nos aproxima tanto dessas histórias como de nossas próprias vidas.
Gosto muito de saber a inspiração por trás de minhas histórias favoritas – de enxergar como algumas experiências moldaram certas narrativas, certos personagens, certas ideias. Assim é que quando bati o olho nesse livro, já saí com ele debaixo do braço e quase que imediatamente me pus a lê-lo.


____________________________________

 

Desafio Literário 2013: Novembro - Livros que Foram Banidos || And Tango Makes Three

This tale based on a true story about a charming penguin family living in New York City's Central Park Zoo will capture the hearts of penguin lovers everywhere. Roy and Silo, two male penguins, are "a little bit different." They cuddle and share a nest like the other penguin couples, and when all the others start hatching eggs, they want to be parents, too. Determined and hopeful, they bring an egg-shaped rock back to their nest and proceed to start caring for it. They have little luck, until a watchful zookeeper decides they deserve a chance at having their own family and gives them an egg in need of nurturing. The dedicated and enthusiastic fathers do a great job of hatching their funny and adorable daughter, and the three can still be seen at the zoo today. Done in soft watercolors, the illustrations set the tone for this uplifting story, and readers will find it hard to resist the penguins' comical expressions. The well-designed pages perfectly marry words and pictures, allowing readers to savor each illustration.
A princípio, eu ia resenhar outro título completamente diferente para o Desafio Literário 2013 desse mês. Mas aí, em setembro, teve a semana dos livros banidos e dando uma olhada na lista dos títulos mais frequentemente censurados nos últimos anos – não sei se só nos Estados Unidos ou de forma mais ampla... - descobri que um volume que dei de presente para a Ísis em maio tinha liderado o rol dos dez mais por três anos consecutivos desde sua publicação, e permanecendo entre os cinco mais censurados até 2012, exceto pela lista de 2011...


____________________________________

 
5 de novembro de 2013

180º - Mangá

BOM DIAAAAAA! (Bom, pra mim, tecnicamente é boa noite, e sabe-se lá que horas é para você que está lendo, mas o que vale é a intenção!)

Alguém sabe que dia foi dia 3 de Novembro, pelo menos no Japão? Dia 3 foi nada mais, nada menos, que o dia nacional do manga!!!! Ou seja, adivinhem de que eu vou falar esse mês? Siiiim, mangas! Já não era sem tempo, né? ^^


____________________________________

 
2 de novembro de 2013

Gazeta de Longbourn: Lições de Vida das Grandes Heroínas da Literatura

O universo literário está repleto de heroínas inteligentes e destemidas que ganharam vida nas mãos de celebradas autoras. Assim como as mulheres de hoje, elas valorizavam sua personalidade, espiritualidade, carreira, amizade e família. Escritoras como Jane Austen e Louisa May Alcott deram força às suas opiniões diante de momentos difíceis, às vezes com palavras, outras vezes com atos de coragem.

Este livro encantador nos mostra a força e o poder encontrados nos clássicos. Um tributo único às suas escritoras e um presente extraordinário para mulheres de todas as idades.
Este ano andei lendo uma série de livros sobre livros, volumes e volumes de ensaios e declarações de amor à leitura. Este título faz parte da coleção – que a essa altura, já está chegando a uma inteira prateleira na minha estante.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog