28 de setembro de 2013

A Vertigem das Listas: Nove Professores Inspiradores


Lulu: Eles são responsáveis por moldar nossas visões de mundo, de nos apresentar o conhecimento e a história, de nos inspirar e educar. Da primeira infância até a maturidade, eles nos acompanham, mostrando-nos desde o be-a-bá até o teorema de Pitágoras. Nada mais justo, portanto, que façamos uma lista homenageando-os.

Sim, meus caros, se ainda não perceberam... setembro é o mês de falarmos de Nove Professores Inspiradores aqui no Vertigem.


____________________________________

 
26 de setembro de 2013

Livros para Assistir - Stardust

Tristran Thorn vive em uma pequena vila Muralha, com seu pai Dustsan. Ele busca pelas atenções da moça mais bonita da vila, Victorie, em face à uma acirrada concorrência. Para tanto, após a queda de uma estrela cadente, Tristran promete trazer para sua amada a estrela, em troca da mão da bela em casamento. E, após atravessar a muralha que dá nome à vila, a vida de Tristran muda completamente...


____________________________________

 
24 de setembro de 2013

Clube do Livro (Setembro): O Mágico de Oz

'Mas já tive cérebro e um coração também. E tendo experimentado os dois, prefiro o coração.'
Mais um título para a minha coleção de “livros que eu queria ter lido na infância”...

Curioso, embora seja um clássico absoluto, tanto no cinema quanto na literatura, eu nunca tinha lido (nem assistido) O Mágico de Oz. Conhecia a história de muito tempo, claro, embora não saiba precisar como – ao final das contas, Dorothy e companhia são parte daquilo que conhecemos como imaginário coletivo, então eu provavelmente os tinha na cabeça por osmose – e um dos meus livros favoritos tem uma visão alternativa da figura da Bruxa Má do Oeste antes de Dorothy chegar a Oz.


____________________________________

 
21 de setembro de 2013

Para ler: Batman - O Que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?

Ele é o protetor de Gotham City, o espírito vingador da cidade, seu Cavaleiro das Trevas. Por anos, ele travou sua guerra de um homem só para manter as ruas seguras, mas, esta noite, a guerra causou sua última e maior baixa… O próprio Batman. O Cruzado Encapuzado agora descansa em um caixão no Beco do Crime, o lugar onde nasceu. Seus amigos mais próximos e seus inimigos mais mortais se reúnem para prestar uma última homenagem. Cada um deles conta uma história diferente sobre o Homem-Morcego que conheceram: como ele viveu… e como ele morreu. Como uma sombra na noite, um misterioso personagem observa essa cerimônia macabra. Ele sabe que os contos contraditórios desses heróis e vilões não podem ser verdadeiros. E, antes que a noite acabe, antes que o pano caia para o Batman para sempre, ele deve responder a questão: o que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?
Em matéria de quadrinhos, tenho uma preferência por graphic novels, ou histórias que venham em arcos fechados. Assim, o que conheço dos super-heróis dos quadrinhos é muito mais em função de filmes e desenhos animados que de sua mídia original.


____________________________________

 
19 de setembro de 2013

Projeto Baudelaire: O Escorregador de Gelo

Caro Leitor,

Assim como apertos de mão, cães e cenouras cruas, muitas coisas são melhores quando não são escorregadias. Neste volume, receio que Violet, Klaus e Sunny Baudelaire enfrentem um amontoado de escorregadelas durante sua lamentável jornada pelas Montanhas de Mão-Morta.

Seria melhor não mencionar os desagradabilíssimos detalhes da história — em especial uma mensagem secreta, um tobogã, uma armadilha, um enxame de mosquitos da neve, um vilão maquinador de planos maléficos, um bando de jovens organizados e o sobrevivente de um terrível incêndio.

Para meu grande azar, dediquei minha vida a registrar a triste história dos Baudelaire. Mas não há razão para você também se dedicar a uma atividade tão ignóbil; seria melhor deixar este livro escorregar de suas mãos para dentro de uma lixeira ou de um poço bem fundo.

Respeitosamente,
Lemony Snicket
Embora esse seja o décimo volume da série, devo dizer que foi por causa dele que comecei a ler Desventuras em Série: a Ana, uma das minhas boas amigas, irmã siamesa nascida de outra mãe, que tem gostos literários muito parecidos com os meus, fez uma baita propaganda citando em especial esse volume - os termos que ela usou à época foram mais ou menos ‘o não beijo mais delicado e mais fofo e poético que já li na vida’.


____________________________________

 
17 de setembro de 2013

Para ler: Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo

Em seguida, o seu novo amigo voou até ele e pousou em seu braço. E lá permaneceu, aberto, na expectativa de ser lido. A sala gorjeava de tanta vida.

E assim, a vida de Modesto entre os livros começou.
Quando um amigo meu me mandou um link de uma animação dizendo apenas “você vai gostar disso” – eu, confiando claro, na opinião dele, vez que ele me conhece há mais de dez anos, imediatamente abri o tal link... e foi paixão à primeira vista.


____________________________________

 
14 de setembro de 2013

Coruja Gourmet - Bode edition: Molho barbecue


Olá, caros leitores do Coruja! Sinto muito pela demora do post de hoje, mas meus serviços de churrasqueiro foram requisitados por um grande amigo, o que somado à minha falta de tempo crônica que me aflige, só me permitiu postar agora.


Arquivado em

____________________________________

 
12 de setembro de 2013

Para ler: Macbeth

Rouco está o próprio corvo que crocita a chegada fatídica de Duncan à minha fortaleza; vinde, espíritos que os pensamentos espreitais de morte, tirai-me o sexo, cheia me deixando, da cabeça até aos pés, da mais terrível crueldade! Espessai-me todo o sangue; obstruí os acessos da consciência, porque batida alguma compungida da natureza sacudir não venha minha hórrida vontade, promovendo acordo entre ela e o ato; Ao feminino peito baixai-me, e fel bebei por leite, auxiliares do crime, de onde as vossas substâncias incorpóreas sempre se acham à espreita de desgraças deste mundo; Vem, noite espessa, e embuça-te no manto dos vapores do inferno mais sombrios, porque as feridas meu punhal agudo não veja que fizer, nem o céu possa espreitar através do escuro manto e gritar: "Pára! Pára!"
Das tragédias shakespearianas, essa talvez seja uma das mais complicadas, mais assombrosas, mais majestosas de todas. Macbeth é uma história de crime, de culpa, de loucura; uma peça maldita, de personagens emblemáticos, de corrupção, poder, bruxas e homens.

É uma obra-prima do bardo e da literatura como um todo. E é também um desafio para resenhar aqui, porque, francamente, o que posso falar sobre Macbeth que outros já não falaram?


____________________________________

 
9 de setembro de 2013

E hoje é dia de dar parabéns!!!



 RUFEM OS TAMBORES!!! SOEM AS TROMBETAS!!!

Sim, vamos fazer muito barulho! Hoje é dia de festa, aqui no Coruja!!! HOJE É O ANIVERSÁRIO DA LUCIANA, GENTE!


____________________________________

 
7 de setembro de 2013

Gazeta de Longbourn: Lendo Lolita em Teerã

Perguntei aos meus alunos em nosso primeiro dia de aula, o que eles achavam que a ficção poderia proporcionar, porque, afinal, alguém deveria se preocupar em ler ficção. Foi um modo diferente de iniciar uma aula, mas consegui prender a atenção da turma. Expliquei que iríamos ler e discutir diferentes autores durante aquele semestre, mas que todos os autores escolhidos tinham a subversão como algo em comum. Alguns deles, como Gorki e Gold, eram abertamente subversivos em seus objetivos políticos; outros como Fitzgerald e Mark Twain, eram, na minha opinião, ainda mais subversivos, embora isso não fosse óbvio. Disse aos alunos que frequentemente voltaríamos ao termo subversão, pois minha compreensão desse termo era diferente da sua definição habitual. Escrevi no quadro uma das minhas frases favoritas do pensador e filósofo alemão Theodor Adorno: ‘a mais elevada forma de moralidade é não se sentir em casa em sua própria casa’. Expliquei-lhes que a maioria das grandes obras da imaginação pretendia nos fazer sentir como estrangeiros em nossa própria casa. A melhor ficção sempre nos força a questionar aquilo que temos como certo. Ela questiona as tradições e as expectativas, quando estas parecem ser imutáveis. Disse-lhes que gostaria que eles observassem de que modo essas obras os perturbavam, produziram desconforto, fizeram com que analisassem o mundo à sua volta, como Alice no país da maravilhas, através de diferentes olhares.
Alguns anos atrás, o pessoal da JASBRA/PE foi chamado para uma entrevista com o Jornal do Commercio e, na ocasião, o jornalista que nos encontrou citou esse livro como sua porta de entrada para o mundo de Austen.


____________________________________

 
5 de setembro de 2013

Para ler: The Books They Gave Me


These stories are, by turns, romantic, cynical, funny, dark, and hopeful. There’s the poorly thought out gift of Lolita from a thirty-year-old man to a teenage girl. There’s the couple who tried to read Ulysses together over the course of their long-distance relationship and never finished it. There’s the girl whose school library wouldn’t allow her to check out Fahrenheit 451, but who received it at Christmas with the note, “Little Sister: Read everything you can. Subvert Authority! Love always, your big brother.” These are stories of people falling in love, regretting mistakes, and finding hope. Together they constitute a love letter to the book as physical object and inspiration

Descobri esse livro em uma de minhas inúmeras visitas à Cultura – fui buscar um presente que ia dar para outra pessoa e enquanto procuravam minha encomenda para entrega, eu vasculhava com os olhos a estante mais próxima do atendimento ao consumidor, que era a de crítica literária.


____________________________________

 

Está Aberta a Temporada de Aniversários!

Lulu: Então que chegou de novo aquela época do ano em que começamos a nos congratular mutuamente aqui no Coruja - afinal, todos os membros do nosso pequeno zoológico aniversariam no segundo semestre. Hoje, em particular, nossas odes e loas vão para o Cozinheiro Real, o Bode, também conhecido como Dé.

Dani: ÊÊÊÊ!!! Viva o meu papai!!! \o/

Lulu: Estou aqui tentando encontrar elogios que ainda não tenham sido feitos a essa criatura do pântano (eu acho que estou trocando alguma coisa, mas tudo bem...).

O Dé é, provavelmente, a pessoa mais paciente que eu conheço. A Dani é mais tranquila, não dá dor de cabeça para ninguém (exceto quando some sem explicação Dani: Eu sei, eu sei... foi mal - -“), mas entre eu e a Ísis, reconheço que somos algo excêntricas e, hã... ok, razoavelmente insanas.

Dani: Você eu não acho, já a Ísis... E olha que eu nem a conheço há tanto tempo. :P

Ísis: OK, pára tudo! É o fim do mundo chegando se acham que a Lu não é louca, e a situação só piora se acham que ela é menos insana que eu! Só tenho a dizer: “Oi?!”.


Arquivado em

____________________________________

 
3 de setembro de 2013

Desafio Literário 2013: Setembro - Autores Portugueses Contemporâneos || Os Livros que Devoraram Meu Pai

Uma biblioteca é um labirinto. Não é a primeira vez que me perco em uma. Eu e meu pai temos isto em comum. Penso que foi o que lhe aconteceu. Ficou perdido no meio das letras, dos títulos, perdido no meio de todas as histórias que lhe habitavam a cabeça. Porque nós somos feitos de histórias, não é de DNA e códigos genéticos, nem de carne e músculos ou pele e cérebro. E sim de histórias. Meu pai, tenho certeza, perdeu-se nesse mundo, e agora ninguém consegue interromper sua leitura.
Descobri esse livro na lista de leitura de algum dos meus amigos no Skoob e imediatamente fui tragada pela estranheza do título. Os Livros que Devoraram meu Pai, de pronto, parecia algo que eu precisava ler. Coloquei-o em minha lista, mas sem muita certeza se eu o encontraria aqui no Brasil, visto que o autor era português.

Aí, quase um ano depois, quando já tinha praticamente me esquecido do bendito, dei de cara com ele, por puro acaso, numa prateleira de supermercado.

Era um sinal, obviamente, e quem era eu para negá-lo? Enfiei o livro entre o pão e as alfaces e de lá ele seguiu orgulhosamente para minha estante.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog