31 de janeiro de 2013

Livros Para Assistir: A Megera Domada


Bom dia/tarde/noite, leitores do Coruja! Hoje eu inauguro uma nova coluna mensal aqui no blog! Nela, irei (tentar) trazer para vocês a comparação entre livros e algumas de suas adaptações para as telas, grandes ou pequenas. Ainda não tenho tudo organizado na cabeça (e a Lu vai querer minha cabeça em uma bandeja por conta disso...), então o enfoque pode variar uma pouco de mês a mês. Ah, haverá spoilers... Leiam por sua conta e risco.


____________________________________

 
29 de janeiro de 2013

Clube do Livro (Janeiro): A Mãe do Freud

"A Mãe do Freud" é uma coleção de contos e crônicas de todo um universo recriado com humor e inteligência. De forma irônica conta a história de celebridades que possuem parentes no Paraná, o encontro das mães judias com seus filhos extraordinários, que promovem crimes de colarinho branco. Um conto sobre um comando especializado em atendimentos sexuais de emergência, ou um grupo de amigos que decide ficar eternamente na mesa de um bar.
Esse mês no Clube do Livro o tema foi ‘livros de contos nacionais’ e, como depois de tanto estresse no final do ano passado, estávamos precisando de alguma coisa mais leve, deu o Veríssimo na cabeça.

Mas é engraçado, porque eu não esperava a identificação que tive com o livro. Lá no clube, fizemos comentários conto por conto e aí entraram detalhes sobre o contexto da época em que eles foram publicados – 1985 – e sobre os desdobramentos que alguns dos fatos que estavam no fundo daquelas histórias tinham tido em nossas vidas.


____________________________________

 
26 de janeiro de 2013

A Vertigem das Listas: Uma Coisa a se Fazer Antes de Morrer


Dani: Olá, leitores fiéis do Coruja!! Espero que o natal e o ano novo de todos tenha sido muito bom! Para mim não foi lá aquelas coisas, mas não vamos falar nisso... Porque hoje estamos recomeçando o Vertigem das Listas, e este ano estreando temas novos! Isso mesmo, agora não falaremos aqui só de temas literários, agora tudo tá valendo!!! Majestade Lulu, prepare-se para a bagunça!!! XD

Dé: UHU! \o/

Lu: Não sei por que, mas me lembrei agora da Equipe Rocket: ”Prepare-se para a encrenca... encrenca em dobro...”

Ísis: É, mas no nosso caso, o lema ficaria: “Para cobrir o mundo de devastação...”


____________________________________

 
25 de janeiro de 2013

Divagações sobre Mr. Darcy

Mr. Darcy, a princípio, fora quase com relutância que lhe admitira uma certa beleza; no baile olhara para ela sem admiração, e na vez seguinte olhou-a apenas para criticar, Porém, mal ele se certificara a si e aos amigos da quase inexistência de um traço bonito naquele rosto, quando começou a achá-la invulgarmente inteligente pela bonita expressão de seus olhos negros. Embora seu olho crítico tivesse detectado mais de uma falha de simetria na forma de seu corpo, era forçado a reconhecer-lhe uma figura pura e agradável; e, apesar de considerar seus modos muito aquém dos do mundo elegante, cativaram-no por sua graciosidade simples.
Para quem está perdido na batatinha e ainda não sabe, segunda-feira agora, dia 28 de janeiro, estaremos comemorando 200 anos de publicação de um dos maiores clássicos da literatura inglesa: Orgulho e Preconceito, de Jane Austen.

Neste exato momento eu estou provavelmente já apresentando meu trabalho no IV Encontro Nacional da JASBRA, falando sobre Austen, contos de fadas e Shakespeare (porque gosto de fazer referências cruzadas loucas assim). Enquanto isso, vou deixar vocês com algumas divagações minhas sobre Mr. Darcy, que não chega a ser meu parente, mas é quase como se fosse...


____________________________________

 
24 de janeiro de 2013

Projeto Baudelaire: A Sala dos Répteis

Caro Leitor,

Se você esperava encontrar uma história tranquila e alegre, lamento dizer que escolheu o livro errado. A história pode parecer animadora no início, quando os meninos Baudelaire passam o tempo em companhia de alguns répteis interessantes e de um tio alto-astral, mas não se deixem enganar. Se vocês tem uma leve noção da incível má sorte dos irmãos Baudelaire, já sabe que, no caso deles, até mesmo acontecimentos agradáveis acabam sempre em sofrimento e desgraça.

Nas páginas que você tem em mãos, as três crianças sofrem um acidente de carro, vêem-se às voltas com uma serpente mortífera, um cheiro pavoroso, um facão enorme e o reaparecimento de uma pessoa que esperavam nunca mais ver.

Infelizmente, é meu dever pôr no papel esse trágicos episódios. Mas nada impede que você coloque este livro de volta na estante e procure algo mais leve.


Respeitosamente,
Lemony Snicket.
Após toda a confusão de Mau Começo, Violet, Klaus e Sunny são levados pelo Sr. Poe para viver com outro parente, o doutor Montgomery Montgomery, um renomado herpetologista – um especialista em cobras – gentil e bonachão e também um aventureiro; um grande avanço em relação ao seu primeiro guardião, o pavoroso Conde Olaf.


____________________________________

 
22 de janeiro de 2013

Para ler: Protocolo Bluehand - Zumbis


Regras Básicas

Regra nº 1 > O apocalipse zumbi não é um passeio no parque. Quanto pior está, pior fica.

Regra nº 2 > Tenha cuidado com os mortos e, não se engane, mais ainda com os vivos!

Regra nº 3 > Se tiver que lutar, escolha sua arma, mire na cabeça e não erre!

Regra nº 4 > Localize e proteja o Bluehand.

O mundo não acabou no dia 21 de dezembro... mas isso não significa que estamos salvos. Pelo contrário: o pior ainda está por vir, espalhando-se como uma doença silenciosa, apenas esperando pelo momento certo para se manifestar, eclodindo em meio ao pânico e horror do começo do fim dos dias.

Ou, pelo menos, essa é a premissa (embasada de farta documentação, testemunhos e provas científicas) de Protocolo Bluehand: Zumbis.


____________________________________

 
19 de janeiro de 2013

Coruja Gourmet - Bode Edition: Patê de Atum


Bom dia leitores do Coruja e bem vindos ao primeiro Coruja Gourmet de 2013!!! Como se foram de festas de final de ano? Bem? Espero que sim. =D


Arquivado em

____________________________________

 
17 de janeiro de 2013

180º - Chegando no Japão

Bom dia/tarde/noite/madrugada pra você(s)!

Pois é, voltei a perturbar a Lulu, porque tramar com essa doida é muito divertido! E dessa vez ganhei uma coluna inteira! Bem-vindos ao 180º (GRAUS – no sentido trigonométrico da coisa)!

Se alguém conhece/lembra do “Zero Gravity” (direitos autorais da Crimson Mark! Lu: Eu catei em todo canto o link para zero gravity e não encontrei... ah, sim, oi, Ísis! Vim te pentelhar aqui também!), não é desse 180º que eu roubei o nome; pense numa escala mais global. Para aqueles que odeiam matemática, ou que fizeram questão de esquecer toda ela depois de terminarem o ensino médio, vamos refrescar um pouco.


____________________________________

 
15 de janeiro de 2013

Desafio Literário 2013: Janeiro - Tema Livre || O Secretário Italiano

Instantaneamente, a Srta. Mackenzie cobriu a boca, e toda aquela cor recém-descoberta exauriu-se de seu rosto.

- É ele. - cochichou em desespero.

- Ele? - indagou Holmes, examinando o teto apainelado - Sadler?

- Não! - pranteou a moça. -
Ele! - Olhou para nós dois, o terror em cada uma das feições. - O pobre homem que assassinaram aqui, há tantos anos. Ele nunca foi embora, não percebem? - Ela olhou mais uma vez para o teto. - O cavalheiro italiano... esse é o espírito dele, vindo para se vingar.
Já tinha me deparado com esse livro antes, numa lista de pastiches inspirados na obra de Conan Doyle lá no Goodreads. Só que nunca, nem em um milhão de anos, eu teria adivinhado que ele fora traduzido aqui no Brasil – não até, inesperadamente, dar de cara com ele numa prateleira de supermercado.

Descobri que supermercados são excelentes lugares para comprar livros. Nunca mais vou reclamar quando me pedirem para ajudar com a feira...

Fanfarronices minha à parte, vamos ao que interessa.


____________________________________

 
12 de janeiro de 2013

Projeto Pratchett: Snuff

"É uma verdade universalmente aceita que um policial de férias mal terá tempo de desfazer as malas antes de encontrar seu primeiro cadáver."
Continuando minha tradição de ano novo de anos passados, comecei 2013 lendo Pratchett – e vocês não têm idéia de como foi difícil me segurar por tempo suficiente para só começar Snuff agora em janeiro... eu cheguei a ler as duas primeiras páginas em meados de dezembro e aí me forcei a colocá-lo de volta na estante – 2014 será o ano de começar releituras se ele não lançar nada esse ano, de forma que vamos aproveitar o fato de ter um livro inédito e cheio de expectativas para iniciar o ano com o pé direito.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog