9 de novembro de 2013

Coruja Gourmet - Bode Edition: Bolinhas de atum


Olá, leitores do Coruja! Tudo bem? Demorei um pouco para postar hoje, mas aqui vai a receita de hoje!

Quando eu era criança, costumávamos passar alguns dias das férias na casa de praia da minha tia. Praia, quando eu era criança, significava duas coisas, gastronomicamente falando: 
1 - Eu e meus primos pedíamos uma garrafa de refrigerante, diferente pra cada um, e misturávamos todos até sair uma coisa de gosto muito estranho (e bom). 
2 - Muitas porções de bolinhas de peixe. Nossa, como eram boas aquelas bolinhas de peixe!

Bom, passeando pela net, esbarrei em uma receita no blog Panelaterapia, de bolinhas de atum assadas no forno. Bom, não pude deixar de testar, não é?

Ingredientes:

- 1 Lata de Atum BEM drenada
- 2 Batatas médias, para cada lata de atum. (Usei umas 3 pequenas)
- Azeite
- Temperos à gosto

Modo de Preparo:

- Lave, descasque e corte as batatas em pedaços grandes. Leve ao microondas, em recipiente tampado próprio, até as batatas cozinharem.

Em potência máxima, esse tantão de batatas cozinhou em 6 minutos.

- Com um garfo, amasse as batatas, como se fosse fazer um purê. Aliás, é purê ou pirê? Sempre chamam de pirê, por aqui, mas deve ser coisa regional.


- Misture todos os outros ingrediente e misture bem. Temperei com sal, orégano, tomilho e adicionei um pouco de queijo coalho ralado, mas vocês podem temperar com o que quiserem. Coentro vai muito bem com peixes, na minha opinião.

Se você tiver um processador de alimentos, isso é muito, mas MUITO  mais rápido...
- Passe um pouco de azeite nas mãos e faça bolinhas. Eu dispus em duas assadeiras (fiz a receita dobrada, nas fotos), sobre papel-manteiga.

Mais ou menos assim

- Leve ao forno até formar uma casquinha no lado de baixo da bolinha. Vire com cuidado, pois as bolinhas se desfazem muito fácil, e deixe formar a casquinha de novo.


Preciso dizer o gosto? Tem como ficar ruim? Adorei a receita, muito simples e gostosa!]

O Bode


Arquivado em

____________________________________

 

2 comentários:

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog