17 de outubro de 2013

O Desafio Corujesco


Volta e meia eu faço contabilidade de quantos livros não lidos estão à espera na minha estante. Por que eu sou uma pessoa paranóica, por que gosto de fazer listas e por que aparentemente sou uma criatura masoquista que gosta de se torturar com a idéia de que sempre tem mais coisa para fazer.

Então que, no começo do ano, eu tinha noventa e oito livros não lidos na estante. De lá pra cá, eu li, segundo minha lista do que li/estou lendo esse ano, cento e dois volumes. Como então é que fazendo as contas hoje descobri que ainda tem noventa e quatro títulos não lidos?

Essa matemática se explica claro por: mais livros comprados, livros ganhados e livros trocados. E esse ano eu troquei MUITOS livros. E é tanta coisa na estante e tanta coisa interessante pra ler e tão pouco tempo que preciso de alguma forma de lista de prioridades que não seja só por antigüidade, mas que funcione como um desafio pra mim mesma.

Isso por que além de paranóica, listomaníaca (???) e masoquista, eu também sou advogada, o que significa que minha vida funciona na base de quantidades impossíveis de prazos exíguos e matérias bizarras que me deixam maluca com alarmante freqüência.

Vocês não precisam tentar entender minhas razões, apenas me deixem organizar minhas loucuras.

Então, fiz uma lista de desafios para tentar dar vazão aos volumes que lotam minha estante e assim organizar mentalmente minha lista de prioridades não tão prioritárias assim. E claro, convido qualquer um que queira me seguir às trincheiras. Quem sabe? Pode ser até que eu decida ser uma pessoa legal e invente prêmios para o meu desafio, baseada em pontuações e outras regras de tabuleiro.

Daqui para começar 2014, eu decido como fazer isso. Até lá, vamos nos divertir! Então que...

Janeiro

Não, janeiro não é mês para começar desafios, porque janeiro é mês de férias para o zoológico e é o único período do ano em que não fico arrancando cabelos com meus cronogramas de resenha e pretendo que ele continue assim.

Fevereiro

Fevereiro é mês de Carnaval e por isso o tema que escolhi para decidir livro(s) que vou ler esse mês foi um livro que escolhi pela capa. Quem nunca entrou numa livraria e botou um livro debaixo do braço porque gostou da capa que jogue a primeira pedra!

Para fevereiro, sei que de cara vou ler O Corcunda de Notre Dame, do Victor Hugo. Minha edição, da Leya, foi escolhida EXATAMENTE por causa da capa. Não, sério, eu só queria esse livro se fosse na edição dessa capa. Aí, depois de finalmente ter conseguido o livro (por troca!), a Zahar lançou uma edição comentada com a capa mais linda ainda, mas, bahhhh... não me arrependo. O importante é que vou ler um livro que escolhi pela capa de forma bastante literal.

Bonus: uma foto do livro por cuja capa você se apaixonou.

Março

É tanto livro na estante que alguns têm títulos ou partes do título parecidas. E por isso é que meu tema para março será dois livros com títulos semelhantes. Minha escolha para esse mês já está feita: vou ler O Circo Mecânico e O Circo da Noite.

Março será um mês circense no Coruja!

Bonus: fazer uma comparação entre os dois livros, especialmente na forma como eles abordam o termo semelhante em seus títulos.

Abril

Eu empresto muito livro e pego muitos livros emprestados também. Ou tenho livros emprestados pra mim. Já aconteceu com vocês? Um amigo chegar pra ti e dizer 'você tem de ler esse livro' e antes que você consiga abrir a boca, ele já empurrou o volume pra ti e está na expectativa de que você leia e comente com ele e diga que tudo é lindo-e-maravilhoso-e-espetacular-e-como-é-que-você-adivinhou-que-esse-livro-era-a-minha-cara?

Acontece muito comigo e quando isso acontece geralmente o livro que me foi emprestado ganha prioridade na lista de leituras. Por hora, esse tema está aberto, porque estou lendo os livros que me foram emprestados, mas tenho certeza que até chegar o tempo, terei outros volumes emprestados na minha lista.

Bonus: escrever um bilhete agradecendo/reclamando da indicação do seu amigo.

Maio

Maio é o mês de aniversário do Coruja, o que significa que já fico bastante enrolada com as comemorações... mas tudo bem. Em homenagem ao aniversário, o tema de maio será um livro que tenha sido um presente.

Tenho um mundo de livros para ler nesse tema, porque como meus amigos sabem que gosto de livros, meus amigos me dão livros de presente. E às vezes eles me dão livros com títulos completamente obscuros que eles juram de pés juntos que eu vou amar. E como eles são meus amigos e me conhecem razoavelmente bem, eu acredito neles.

Bonus: dar um livro de presente para a pessoa que te presenteou em primeiro lugar. Ou fazer uma indicação para ela, inspirada pelo livro que ela te deu.

Junho

Já é metade do ano, estamos quase na época das férias (não as minhas...), mas ainda há muita coisa por fazer. Então, uma tema fácil: um livro de um autor favorito.

Tenho dois livros do Neil Gaiman aqui que ainda não li - um em que ele é o organizador, outro que ele é co-autor; tenho dois do Pratchett, um que está a caminho no correio (e é autografado!) e outro que estou guardando para ler em janeiro seguindo minha tradição de sempre começar o ano lendo Pratchett; e tenho dois do Umberto Eco.

Ficarei feliz com qualquer um deles.

Bonus: escrever uma carta para seu autor favorito dizendo porque ele é seu autor favorito.

Julho

Férias! Ou não, quem se importa? Seja como for, uma vez que julho é mês de férias e teoricamente temos mais tempo, então o tema para julho é, hilariantemente um livro grande.

Aqui depende muito dos hábitos de leitura de cada um o que significa ser 'um livro grande'. Pra mim, livros grandes são a partir de quinhentas páginas. Para outros, pode ser livros a partir de duzentas ou trezentas páginas.

Minha escolha para julho é O Devorador de Sonhos, que tem pouco mais que 650 páginas.

Bonus: quanto pesa seu livro?

Agosto

Ler livros novos é sempre muito bom... mas volta e meia, sempre fico feliz em retornar aos meus favoritos. Assim é que agosto será o mês para uma releitura.

Quero aproveitar para reler Os Três Mosqueteiros agora que tenho a edição (liiiinda) de bolso da Zahar. Deve fazer uns quinze anos desde que li esse livro e Dumas é sempre um prazer revisitar!

Bonus: você consegue dizer o que mudou da sua primeira leitura para essa?

Setembro

Eu adoro, adoro, adooooooro História. Assim é que tenho muitos livros de História na minha estante - tanto de ficção quanto de não ficção. Por isso o tema do mês de setembro é um livro e um fato histórico.

Posso enfiar aqui desde Assassin's Creed até a biografia de Sir Richard Francis Burton. Yay!

Bonus: conseguir ler um livro de ficção e um de não ficção sobre o mesmo período histórico.

Outubro

Gosto muito de fantasia e tenho uma inteira prateleira dedicada ao gênero na minha estante. Como outubro tem o Halloween, o tema desse mês vai ser um livro com bruxos.

Pretendo finalmente derrubar a série Crestomanci da Diana Wynne Jones na edição que tenho 'quatro-em-um'.

Bonus: escreva seu próprio feitiço (versos, latim, com dancinha, você decide...)

Novembro

Já que julho, sendo o mês de férias, é um mês para ler 'livros grandes', então novembro, que é um mês de caos e desespero (ou, pelo menos, é para mim), o tema vai ser um livro pequeno.

Pra mim, qualquer livro com menos de cem páginas é um livro pequeno. Mas, novamente, tudo depende dos hábitos de leitura de cada um...

Bonus: qual a diferença de peso entre o volume de julho e o volume de novembro?

Dezembro

Dezembro não tem tema. Ou melhor, até que tem: carte blanche. O que quer que se queira ler, como quer que se queira ler, fazendo seu próprio desafio, lendo de cabeça pra baixo ou pendurado no teto!

A idéia toda do meu desafio corujesco (corujal? um dia me decido sobre o adjetivo que quero usar aqui...) é tentar se ater a livros que já tenhamos na estante e que por um motivo ou outro não estão sendo livros. É minha forma de tentar priorizar e de me organizar para não acabar me perdendo no número de livros com que vivo me soterrando (feliz, sempre muito feliz).

Como disse antes, se mais alguém se interessar em participar do meu desafio pessoal, posso transformá-lo em algo coletivo com direito a presentes (por que, como todo mundo já sabe, adoro dar presentes). É algo a se pensar.

Enquanto isso, vou agora reorganizar minha lista de leituras de acordo com essa lista. Porque amanhã quando eu piscar os olhos já vai ser dezembro (novembro eu só faço arrancar cabelos, nunca dá tempo de nada, então outubro é o mês para resolver tudo, já que dezembro só dá tempo de despachar os pacotes de natal...) e nunca deixe para ano que vem o que você pode fazer com três meses de antecedência.


A Coruja


____________________________________

 

10 comentários:

  1. Adorei Lu isso, vou ver minha lista e ver se encaixa com seus temas/tipos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da idéia! Faça mesmo, vai ser divertido ver as estantes de vocês e vê-los respondendo os desafios XD

      Excluir
  2. Respostas
    1. Mas claro que pode. CLAAAAARO QUE PODE! TODO MUNDO É BEM-VINDO!!!!

      Excluir
  3. Ah, eu quero participar também. Gostei da idéia de fazer listas, sou muito desorganizada, admito. O meu com livros é que compro muitos e não resisto começar a lê-los imediatamente, o que significa que às vezes tenho quatro ou cinco livros começados de uma vez! Vou seguir (ou tentar, pelo menos) suas idéias e me organizar um pouquinho.
    Georgina Guedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço isso também, Georgina, de ler vários livros ao mesmo tempo... acho que tô lendo uns cinco no momento... ou seis...

      E participe mesmo!

      Excluir
  4. Como podemos fazer para participar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você criar uma lista do seu desafio e deixa uma lista para eu poder ir ler... e aí vai resenhando e postando os links nos comentários das minhas próprias postagens do desafio ;) Nada para dar dor de cabeça, bem simples, na verdade ;)

      Excluir
    2. Estou meio atrasada para postar as coisas aqui, mas estou seguindo o desafio! :-)
      Aqui a lista que fiz no ano passado para esse ano:
      http://leiturasdelaura.blogspot.com.br/2013/12/desafio-literario-2014.html

      Excluir
    3. Nenhum problema em estar atrasada! O importante é participar!

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog