20 de agosto de 2013

Para ler: No Mundo dos Livros

O manuseio de um livro convencional não só estabelece o ritmo de aquisição de conhecimentos pelo autor, como chega a constituir um prazer físico.
Sabe aqueles livros que você tem a impressão de estar sentado num alpendre, conversando com o autor tomando um café com bolinhos ou, melhor ainda, um pão de queijo da hora? Essa foi a sensação que No Mundo dos Livros me deu, comendo pão de queijo, cheirando café da hora e balançando-se numa cadeira de balanço daquelas de madeira antiga, como as que minha avó tinha antigamente, trocando notas sobre nossos livros favoritos.

José Mindlin é um bibliófilo, um leitor e colecionador praticamente desde criança – e se esse é um volume bem curto (são pouco mais de cem páginas), do que tipo que terminamos rápido, quase que no intervalo do café, é também rico em experiências, uma conversa afetuosa sobre a leitura.

Ao longo de suas páginas, desfilam uma série de títulos clássicos que reconhece o autor, fizeram parte de sua formação, de seu crescimento individual. Ele compartilha conosco suas memórias, seus amores literários, suas aventuras garimpando volumes por sebos ao redor do mundo, ao mesmo tempo que nos pergunta sobre as nossas próprias reminiscências.

E talvez seja por isso que No Mundo dos Livros é tão gostoso de ler: mais que uma lista de recomendações, Mindlin aqui nos convida a uma conversa, a um partilhar de experiências em torno da leitura.
Espero que esta prosa tenha interessado tanto a você, leitor 'privilegiado', que já faz parte do mundo da leitura, como também tenha agradado a você, caro leitor iniciante, que ainda não teve a oportunidade de penetrar no mundo encantado dos livros e da leitura, que, como já disse, é vasto, mas encantado: um mundo de sabedoria, de prazer e de liberdade. Espero que nos encontremos lá, em outra conversa.

A Coruja


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog