29 de novembro de 2012

Para Ler: Codex Alera VI - First Lord's Fury

Tavi suddenly felt very tired. His imagination provided him with a sudden image—himself, lying in the snow like a sea jelly, every bone in his body smashed to powder, while a furious Kitai squishily strangled him.

Alera looked at him with a serene smile. “Shall we continue?”
O último volume da série Codex Alera não deixa nada a desejar. Depois de uma dura viagem marítima, Tavi (ou Gaius Octavian) retorna para Alera trazendo os Canim (ou Cane, ou seja lá qual for o plural correto) remanescentes como refugiados. Até aí, tudo bem, não fosse o pequeno detalhe de Alera estar quase completamente tomada pelos Zer... ops, Vord.

Até o final da resenha eu tenho certeza que chamarei a Rainha Vord de Kerrigan, pelo menos uma vez.


____________________________________

 
27 de novembro de 2012

Para ler: Lúcifer - Cartas na Mesa

Caído dos Céus, relegado a reinar no Inferno, Lúcifer Estrela da Manhã abandonou seu posto após um episódio com Morfeus dos Perpétuos, e deixou seu reino para ir morar em Los Angeles e repensar sua existência. O ex-monarca supremo do Inferno hoje vive, ironicamente, na Cidade dos Anjos. Mas agora um pedido do Criador em pessoa deve mudar os planos de seu outrora fiel servo. Se Lúcifer aceitar o pedido, poderá ter o que quiser como recompensa. Mas tanto a tarefa quanto o prêmio pretendido não são exatamente o que parecem. Estrela da Manhã adentra um labirinto de perigos cuja saída é a maior de todas as oportunidades. Para chegar ao outro lado, um sacrifício será necessário. A única questão que resta é quem será sacrificado.
Fiquei quase maluca quando vi que esse volume estava sendo relançado na coleção Sandman Apresenta da Panini. A concepção de Lúcifer, tal como criada por Gaiman ao longo de muitas de suas histórias (em especial no roteiro de Mistérios Divinos) é uma das melhores idéias que já li no papel. Destarte, reencontrar essa idéia tendo como centra o Anjo (porque tanto em Sandman como na outra obra citada, Lúcifer aparece apenas meio que de relance, não é realmente o protagonista) seria uma alegria.


____________________________________

 
24 de novembro de 2012

A Vertigem das Listas: Onze Damas Astutas


Lu: Caramba, minha gente, estamos já às vésperas do fim de ano e ainda estou correndo como cobra de duas cabeças sem saber para que lado vou primeiro... especialmente porque, se tudo der certo, o Dé estará chegando aqui ao Recife amanhã e tenho de dar jeito de dar tempo de cumprir todo o roteiro turístico que estabeleci para ele...

Dé: Roteiro este que eu ainda não vi, não dei opinião, e rezo que tenha sobrado tempo pra eu fazer as minhas provas... Seja o que Deus quiser! =D

Dani: Conhecendo essa aí, desista, amigo! XP

Lu: Eu deixei espaço para as provas, não se preocupe.

Mas, bem, deixemos de lado por um momento a correria, os planos e as festas... e tratemos de começar o vertigem desse mês, que foi um dos meus temas favoritos desse ano (por sinal, já estamos organizando a lista do ano que vem e vocês têm sugestões?)... Novembro, no vertigem, falaremos sobre Onze Damas Astutas.

Preparados para essa que é a nossa penúltima lista do ano?


____________________________________

 
22 de novembro de 2012

Para Ler: Codex Alera V - Princeps' Fury

Farewell, mother Roma.
The shining columns,
The endless roads,
The mighty legions,
The peaceful fields.
Born in fire,
The light in darkness.
Farewell, mother Roma.
Never again will your sons return.


– A POEM, INSCRIBED IN STONE IN THE RUINS OF APPIA

Good riddance, gluttonous whore! Victory Germania!

– AN ADDENDUM TO THE POEM, SCRATCHED IN FAR CRUDER LETTERS
Chegamos ao penúltimo livro da série, e a esta altura todos já perceberam que os títulos são spoilers, não é?. Sim, caros leitores, neste volume Tavi é (quase) reconhecido como o herdeiro legítimo ao trono de Alera.


____________________________________

 
20 de novembro de 2012

Para Ler: Codex Alera IV - Captain's Fury

For my angel. For everything.
Captain's Fury continua dois anos depois de Cursor's Fury. Tavi, ou Rufus Scipio, ainda é capitão (afinal, está no título) da Primeira Legião Aleriana, em campanha contra os invasores Canim. Os legionários novatos agora são veteranos de guerra, alguns dos melhores que o império tem a oferecer. E enfim eles irão receber reforços!


____________________________________

 
17 de novembro de 2012

Do Gênesis ao Apocalipse: Eu sou a Lenda


Esse é o último livro que leio no projeto Do Gênesis ao Apocalipse. Isso porque o próximo número dessa coluna viria no dia 22 de dezembro e ou o mundo acaba dia 21 e não faz sentido deixar resenhas programadas para o dia seguinte, ou o mundo não acaba e a razão de existir dessa coluna se perde. Caso o mundo não termine (seja em fogo, seja em água, seja no espaço de tempo de um piscar de olhos), então escreverei uma postagem especial sobre a experiência que tive com esse espaço.

Passados esses detalhes, vamos ao que interessa: o Fim do Mundo!


____________________________________

 
15 de novembro de 2012

Para Ler: Codex Alera III - Cursor's Fury

Men plan. Fate laughs.

– FROM THE WRITINGS OF GAIUS QUARTUS, FIRST LORD OF ALERA
O terceiro livro da série Codex Alera nos traz Tavi, agora um Cursor (como se o título não fosse indicação o bastante...) de Alera, tendo que se infiltrar em uma legião recém formada, a Primeira Legião Aleriana, contendo soldados vindos de toda parte de Alera, supostamente para evitar que ela tome lados em um possível guerra civil.


____________________________________

 
13 de novembro de 2012

Para Ler: Codex Alera II - Academ's Fury

If the beginning of wisdom is in realizing that one knows nothing, then the beginning of understanding is in realizing that all things exist in accord with a single truth: large things are made of smaller things.

Drops of ink are shaped into letters, letters form words, words form sentences, and sentences combine to express thought. So it is with the growth of plants that spring from seeds, as well as with walls built of many stones. So it is with mankind, as the customs and traditions of our progenitors blend together to form the foundation for our own cities, history, and way of life.

Be they dead stone, living flesh, or rolling sea; be they idle times or events of world-shattering proportion, market days, or desperate battles, to this law, all things hold: Large things are made from small things. Significance is cumulative-but not always obvious.


From the writings of Gaius Secondus, First Lord of Alera
O segundo livro de Codex Alera se passa dois anos depois de Furies of Calderon. Tavi agora é um academ, estudante da Academia de Alera, patrocinado pelo Primeiro Lorde (o Imperador). Ele ainda não tem nenhuma fúria... o que não ajuda em nada quando ele é colega de classe dos filhos dos principais nobres de Alera, e que a maior parte dos estudantes é bem poderosa com suas fúrias, alguns em TODOS os elementos (Lembram-se que a maior parte dos Alerianos domina apenas um ou dois elementos...).


____________________________________

 
10 de novembro de 2012

Coruja Gourmet - Bode Edition: Almôndegas


Olá, olá, caros leitores! Me digam uma coisa, quem aí gosta de almôndegas? Acho que muita gente, não? Claro que eu acho... se não achasse teria escolhido outra receita... =P

Bem, não sei vocês, mas eu não gosto muito daquelas compradas congeladas no mercantil. Acho o gosto meio engraçado e nunca tenho muita certeza do tipo de carne usada. Resultado, decidi aprender como fazer as minhas próprias. E agora posto aqui o resultado!


Arquivado em

____________________________________

 
8 de novembro de 2012

Para Ler: Eu Robô

1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.

2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.

3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e/ou a Segunda Lei.
Isaac Asimov era um gênio. Quanto a isto creio que não há muita discussão. Autor de vários livros de ficção científica, Asimov pavimentou o caminho de toda a robótica, e não apenas nos livros. As três leis da robótica, citadas constantemente nos livros, são famosas a ponto de que muitas pessoas que nunca leram os livros podem citá-las letra por letra. Era o meu caso, até ler Eu, Robô.


____________________________________

 
6 de novembro de 2012

Desafio Literário 2012: Novembro - Escritor Africano || O Ladrão e os Cães

O meu passado ainda não permitiu que eu considerasse o futuro.
Li esse volume no aeroporto, enquanto esperava para embarcar – e talvez parte do desalento que senti ao virar a última página tivesse também a ver com o cansaço de uma longa espera e a ansiedade de chegar em casa – sentimentos que, de certa forma, o amargo protagonista de O Ladrão e os Cães compartilhou comigo.


____________________________________

 
3 de novembro de 2012

IV Encontro Nacional da JASBRA: 200 anos de releituras de "Orgulho & Preconceito"

Como muitos de vocês por aqui talvez já saibam... foi confirmado oficialmente o IV Encontro Nacional da JASBRA marcando o bicentenário de publicação de Orgulho e Preconceito. Será entre os dias 24 e 27 de janeiro, no Memorial Vale do Rio Doce em Belo Horizonte.


____________________________________

 

Gazeta de Longbourn: Compulsively Mr. Darcy

For anyone obsessed with Pride & Prejudice, it's Darcy and Elizabeth like you've never see them before! This modern take introduces us to the wealthy philanthropist Fitzwilliam Darcy, a handsome and brooding bachelor who yearns for love but doubts any woman could handle his obsessive tendencies. Meanwhile, Dr. Elizabeth Bennet has her own intimacy issues that ensure her terrible luck with men. When the two meet up in the emergency room after Darcy's best friend, Charles Bingley, gets into an accident, Elizabeth thinks the two men are a couple. As Darcy and Elizabeth unravel their misconceptions about each other, they have to decide just how far they're willing to go to accept each other's quirky ways...
Li esse livro assim que ele chegou aqui em casa. Passei um mês esperando ansiosamente por ele – um mês é o tempo médio que normalmente leva para chegarem minhas encomendas internacionais – e coloquei-o na frente de tudo que tinha por ler na ocasião.


____________________________________

 
1 de novembro de 2012

Projeto Pratchett: Unseen Academicals

"I see evil when I look in my shaving mirror. It is, philosophically, present everywhere in the universe in order, apparently, to highlight the existence of good. I think there is more to this theory, but I tend to burst out laughing at this point."
Multidões vêm tomando conta da cidade. A febre da competição e o primitivo apelo por sangue as domina. É o futebol que está retornando para as ruas de Ankh-Morpork.

Só que futebol – ao menos da forma como é jogado em Ankh-Morpork – é um jogo sujo. Sem regras. E possivelmente fatal. A bola é algo apenas supérfluo: o que realmente importa aqui é provocar o maior dano possível ao time rival. E, talvez, ao seu próprio time.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog