31 de julho de 2012

Clube do Livro (Julho) - A Máquina do Tempo

O Viajante do Tempo (como o chamaremos por uma questão de conveniência) expunha-nos um intrigante problema. Seus olhos cinzentos e brilhantes faiscavam e seu rosto, habitualmente pálido, se inflamava de animação. Na lareira, as brasas ardiam vivamente e a luz suave das lâmpadas incandescentes no candelabro de lírios de prata refletia-se nas bolhazinhas que se formavam e desmanchavam dentro de nossos copos. As poltronas, cujo desenho era de nosso próprio anfitrião, envolviam-nos num abraço acariciante, em vez de apenas servirem de assento. Estávamos imersos nessa deliciosa atmosfera de depois do jantar, quando os pensamentos vagueiam preguiçosamente, libertos do rigor da precisão. O Viajante do Tempo, pontuando suas palavras com o dedo magro em riste, explicava-nos o caso, enquanto nós, recostados às nossas poltronas, admirávamos sua maneira apaixonada e engenhosa de desenvolver o que, então, nos parecia mais um de seus paradoxos.
Todo mês de julho, no Clube do Livro, já é tradição lermos algum livro que tenha uma viagem. Em 2010, foi uma bela jornada pelas páginas de O Dia do Curinga (que até hoje detém o título de debate com maior participação da turma); em 2011 fomos pelos mares com 20.000 Léguas Submarinas. Esse ano nos aventuramos pelas brumas do tempo com o clássico que se não inaugurou, ainda é o marco inicial mais importante do gênero: A Máquina do Tempo, de H. G. Wells.


____________________________________

 
28 de julho de 2012

A Vertigem das Listas: Sete Melhores Amigos que Gostaríamos de Ter


Dani: Olá, leitores queridos!!! Dessa vez sou eu que vou começar o Vertigem de Listas desse mês, apresentando os sete melhores amigos que gostaríamos de ter! Estou me esforçando para fazer tudo direitinho, já que não quero que a nossa Rainha Tirana me mande para o calabouço! XD

Dé: Essa é uma preocupação recorrente...

Lu: Eu não consigo entender tanto medo, considerando que sempre sou uma pessoa tão legal com vocês, concedo-lhes honrarias, títulos, cedo espaços de meu reino para suas respectivas comodidades... Sinto-me muito injustiçada com toda essa conversa de tirania e calabouço. Onde estão meus guardas?


____________________________________

 
26 de julho de 2012

Para ler: Tales before Tolkien

"They wouldn't let their folks see bodies; screwed them up in coffins as they found them in shop. The gas had done it."

"Turned their faces black, you mean?"

"Nay. They were all as if they had been bitten to pieces."

This was a strange gas.


Arthur Machen – The Coming of the Terror
E, finalmente, após uma longa pausa, voltamos ao velho projeto dos Mestres da Fantasia antes de Tolkien! Ultimamente andei variando um pouco mais o cardápio de leituras (ou não..., depende do ponto de vista), de forma que deixei um pouco o gênero de lado... até decidir tirar da estante esse Tales before Tolkien, uma coletânea de contos fantásticos escritos antes da publicação de O Hobbit.


____________________________________

 
24 de julho de 2012

Para ler: Assassinato no Expresso do Oriente

- Sou um detetive. Meu nome é Hercule Poirot.

Se Poirot esperava que isto causasse em MacQueen alguma reação especial, errou. O americano limitou-se a dizer que sim e deixou-o continuar.

- O senhor talvez conheça o nome.

- Parece-me um pouco familiar. Só que pensava ser um costureiro.

- Incrível! - exclamou Poirot com desgosto.
Justitia fiat, ruat coelum: fazer justiça, nem que caia o céu. Essa expressão latina pode resumir a trama de Assassinato no Expresso do Oriente que, vou confessar logo, é meu livro favorito da tia Agatha. Em anos de leitura e releituras, mesmo sabendo antes de passar da primeira página tudo o que há para saber sobre essa história, toda vez sinto o mesmo prazer, o mesmo ‘frisson’ ao me preparar para embarcar com Poirot no luxuoso Expresso do Oriente.


____________________________________

 
21 de julho de 2012

Do Gênesis ao Apocalipse: O Engenhoso Fidalgo de La Mancha


Esse talvez tenha sido o livro mais fácil de escolher para os títulos de Do Gênesis ao Apocalipse - não apenas porque ele é um dos grandes marcos da literatura, como é um marco também na minha história pessoal.


____________________________________

 
20 de julho de 2012

Feliz Dia Do Amigo!

A todos os meus muito queridos amigos. Aqueles que me sustentam nos momentos difíceis, que me fazem sorrir ou até chorar, que já me ofereceram o ombro, ou a quem ofereci o meu.

Vocês sabem quem são. Não preciso dizer o nome de vocês aqui ;)



 
A Coruja


Arquivado em

____________________________________

 
19 de julho de 2012

Para ler: A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça

Pelo lânguido sossego desse lugar e a personalidade peculiar de seus habitantes, descendentes dos colonizadores holandeses originais, esse isolado vale há muito é conhecido pelo nome de Sleepy Hollow, o Vale Sonolento, e seus garotos rústicos são chamados de Garotos de Sleepy Hollow nas terras vizinhas. Um influência soporífera, sonolenta, parece depositar-se sobre a terra e penetrar a própria atmosfera. Alguns dizem que o lugar foi enfeitiçado por um médico alemão nos primeiros dias da colonização; outros, que um velho cacique indígena, profeta ou mago de sua tribo, fazia suas cerimônias lá antes de a terra ser descoberta por Mestre Hendrick Hudson. Mas com certeza, o local permanece sob a influência de certo poder mágico, que coloca um feitiço nas mentes do bom povo, fazendo-o caminhar num devaneio contínuo.
Tinha separado esse livro para ler para o DL 2012 mês que vem, mas quando comecei a folhear, percebi que estava meio às voltas com propaganda enganosa. Afinal, quando você se depara com um título que fala de alguém sem cabeça, você normalmente espera medo, sangue, cães do inferno e outras variações do tema. Aliás, tendo assistindo o filme com o Johnny Depp, eu esperava no mínimo algumas mortes.


____________________________________

 
17 de julho de 2012

Para ler: Abraham Lincoln - caçador de vampiros

"Vamos morda, eu suplico!" Senti minúsculas gotas de sangue no pescoço quando suas presas me atravessaram a carne. Fechei os olhos e me preparei para encontrar o desconhecido; para ver novamente meus amados meninos...mas não foi assim.

"Algumas pessoas são interessantes demais para morrer, Abraham", disse ele, ficando de pé. Pegou de volta o casaco e o chapéu e foi embora em direção à porta, em direção aos três guardas aflitos, que tinham o coração batendo ainda mais acelerado que o meu.
Eu não tenho bem certeza do que primeiro me chamou a atenção para esse livro. O autor é o mesmo de Orgulho e Preconceito e Zumbis, com o qual, a despeito de algumas bizarrices (os zumbis são o de menos – o que diabos é todo aquele rolo de ninjas???), eu consegui me divertir um bocado. E, salvo engano, o filme, produzido por Tim Burton, estréia mês que vem.


____________________________________

 
14 de julho de 2012

Coruja Gourmet - Bode Edition: Brownie



Vou admitir logo: eu não sei fazer doces (bons). Isso vem de uma dificuldade natural de colocar os ingredientes na medida correta, já que eu cozinho usualmente no "olhômetro". Além de enlouquecer a Lu, isso me impede de fazer bons doces, já pra darem certo eles precisam das medidas bonitinhas.

Assim sendo, a receita de hoje não foi feita por mim, mas por uma amiga que é doceira de mão cheia. Esta semana a Mariana fez aniversário e pedi (tradução: pertubei ela por umas 2 semanas até ela concordar) para ela cuidar da receita deste mês. Para a festa ela fez bolo com cobertura de brigadeiro, chalotte de bis (que eu peguei a receita, fica pra outra ocasião), cookies e.... BROWNIE!


____________________________________

 
12 de julho de 2012

Para ler: O Livro das Coisas Perdidas

Como a mãe lhe dissera certa vez, o mundo das histórias antigas, dos clássicos contos de fadas, existia paralelamente ao nosso, mas, às vezes, o muro que separava os dois mundos se tornava tão fino e frágil que eles começavam a se fundir.

Foi assim que toda a confusão começou.
Tive uma tarde de folga que acabei passando numa livraria – o que não é nenhuma novidade – e da torre de livros com que me sentei no colo, esse estava na privilegiada posição de topo da pilha, de forma que comecei a folheá-lo e quando me dei conta, a tarde já tinha se ido embora e eu estava quase terminando o volume.


____________________________________

 
10 de julho de 2012

Para ler: The 13 Clocks

Once upon a time, in a gloomy castle on a lonely hill, where there were thirteen clocks that wouldn’t go, there lived a cold, aggressive Duke, and his niece, the Princess Saralinda. She was warm in every wind and weather, but he was always cold. His hands were as cold as his smile, and almost as cold as his heart. He wore gloves when he was asleep, and he wore gloves when he was awake, which made it difficult for him to pick up coins or the kernels of nuts, or to tear the wings from nightingales.
Descobri esse livro como já descobri outros clássicos da fantasia e ‘livros que gostaria de ter lido quando criança’ (acabarei por criar uma inteira sessão aqui no Coruja para esse gênero...): por indicação, obra e graça do mestre Gaiman.

Qualquer dia desses descobrirei que metade da minha biblioteca é composta de sugestões que li em algum lugar serem favoritos do homem.


____________________________________

 
7 de julho de 2012

Gazeta de Longbourn Apresenta: Captain Wentworth's Diary

"Você não deveria ter me pedido para dançar," ela disse suavemente, quando nós tomamos nossos lugares. "Nós não fomos apresentados ainda."

"Então porque você aceitou?" eu perguntei.

Ela corou, e eu pensei que, apesar de ela não ter a beleza marcante de Miss Elliot, ela era extremamente bonita, com seus traços delicados e olhos escuros.

"Eu mal sei, a não ser que seja porque eu tenho tão poucas oportunidades de dançar que não posso ignorar uma," ela disse.
Todo mundo já deve saber a essas alturas que Persuasão é meu romance favorito dos escritos por Jane Austen – se é para suspirar por algum mocinho, que ele use dragonas e tenha ar de pirata. Wentworth é meu herói favorito e é claro que eu estava ansiosa por chegar nesse volume.


____________________________________

 
5 de julho de 2012

Projeto Pratchett: Carpe Jugulum

You say that you people don’t burn folk and sacrifice people anymore, but that’s what true faith would mean, y’see? Sacrificin’ your own life, one day at a time, to the flame, declarin’ the truth of it, workin’ for it, breathin’ the soul of it. That’s religion. Anything else is just... is just bein’ nice. And a way of keepin’ in touch with the neighbors.
Vou confessar logo de princípio que esse foi o livro mais difícil de ler da série até agora e imagino que é um pesadelo para qualquer tradutor. A idéia dos sotaques e impedimentos de fala para os Igors (os ajudantes ideais para qualquer cientista louco) e vampiros volta e meia me deixava meio perdida e eu tinha de voltar para reler o que tinha acabado de ver.


____________________________________

 
3 de julho de 2012

Desafio Literário 2012: Julho - Prêmio Jabuti || A Mulher que Escreveu a Bíblia

- Quero que escrevas esse livro. Quero que descrevas a trajetória de nossa gente através do tempo. Quero que fales de nossos patriarcas, de nossos profetas, de nossos reis, de nossas mulheres. E quero uma narrativa linda, tão bem escrita como essa carta que enviaste a teu pai. Quero um livro que as gerações leiam com respeito, mas também com encanto.
Tinha pensado inicialmente em outros livros para essa etapa do DL 2012, livros que eu achava que seria fácil providenciar numa visita à biblioteca ou coisa do tipo. Como minha sorte é uma coisa bizarra, fui em duas bibliotecas – a da Católica, que está fechada esse mês para inventário e a do Estado, fechada para reforma.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog