31 de janeiro de 2012

Para ler: Summer Knight

“Karrin."

She looked up at me. She looked very young somehow.

"Remember what I said yesterday," I said. "You're hurt. But you'll get through it. You'll be okay."

She closed her eyes tightly. "I'm scared. So scared I'm sick."

"You'll get through it."

"What if I don't?"

I squeezed her fingers. "Then I will personally make fun of you every day for the rest of your life," I said. "I will call you a sissy girl in front of everyone you know, tie frilly aprons on your car, and lurk in the parking lot at CPD and whistle and tell you to shake it, baby. Every. Single. Day."

Murphy's breath escaped in something like a hiccup. She opened her eyes, a mix of anger and wary amusement easing into them in place of fear. "You do realize I'm holding a gun, right?”
Carambolas, eu tinha até me esquecido do quanto o Jim Butcher é bom! Deve fazer quase um ano desde que li Grave Peril e tinha estado ansiosa para começar este aqui - mas na enxurrada de outros livros e projetos para cuidar, acabei esquecendo dele. Só me lembrei porque, estando de passagens marcadas para Fortaleza, tinha prometido ao Dé que levaria Summer Knight para ele e, bem, promessa é dívida, né? Se eu tinha que levar o livro para ele, isso significava que tinha de ler primeiro...


____________________________________

 
28 de janeiro de 2012

A Vertigem das Listas: Um Começo Memorável


Lu: Bem, como já tinha dito antes ainda em dezembro, temos uma nova coluna aqui no Coruja, escrita a quatro mãos, chamada A Vertigem das Listas (porque todo mundo sabe o quanto amo listas). Como o Dé está muito folgado, só escrevendo o Coruja Gourmet, decidi alistá-lo para trabalhar aqui também.

Dé: Em minha defesa, postei o meme da meta literária de 2012.


____________________________________

 
27 de janeiro de 2012

Na sua estante: trocando amores





#104: Trocando Amores
---------------------------------------


____________________________________

 
26 de janeiro de 2012

Projeto Pratchett: Lords and Ladies



Elves are wonderful. They provoke wonder.
Elves are marvellous. They cause marvels.
Elves are fantastic. They create fantasies.
Elves are glamorous. They project glamour.
Elves are enchanting. They weave enchantment.
Elves are terrific. They beget terror.
The thing about words is that meanings can twist just like a snake, and if you want to find snakes look for them behind words that have changed their meaning.
No one ever said elves are nice.
Elves are bad.

Terry Pratchett – Lords and Ladies


____________________________________

 
24 de janeiro de 2012

Clube do Livro (Booktour) - Clube Dumas



Como pode ver, o tema é um pouco erudito e um pouco infantil ao mesmo tempo, um jogo literário e nostálgico que resgata algumas velhas leituras e nos faz voltar a ser como éramos, com nossa inocência original. Depois que amadurecemos, tornamo-nos flaubertianos ou stendhalianos, pronunciamo-nos por Faulkner, Lampedusa, García Márquez, Durrell ou Kafka... Tornamo-nos diferentes uns dos outros, até mesmo adversários. Mas todos damos um piscar de olhos cúmplice ao nos referirmos a certos autores livros mágicos, que nos fizeram descobrir a literatura sem nos amarrar a dogmas, nem nos ensinar lições errada. Esta é a nossa autêntica pátria comum: narrativas fiéis não ao que os homens vêem, mas ao que os homens sonham.


____________________________________

 
21 de janeiro de 2012

Do Gênesis ao Apocalipse: O Paraíso Perdido


E hoje estreamos nossa nova coluna aqui no Coruja - Do Gênesis ao Apocalipse! Para quem perdeu a explicação e não sabe o que está fazendo aqui, a idéia é, ao longo de 2012, explorar um pouco da história da civilização através de livros – do começo, até o final do mundo, previsto para o final do ano.

Quer o mundo termine em dezembro, quer não, mergulhar na história do homem fazendo uma viagem no tempo literária me parece uma grande idéia. Talvez eu invente algo parecido ano que vem (se o mundo não tiver acabado).

Bem, para começar nosso projeto, me parece bastante óbvio que devemos começar do começo, não? Ou talvez até antes do começo, antes mesmo da criação. Assim é que não consigo pensar em nenhum outro melhor que...


____________________________________

 
20 de janeiro de 2012

Na sua estante: amores bidimensionais





#103: Amores bidimensionais
---------------------------------------


____________________________________

 
19 de janeiro de 2012

Para ler: Sonho de Uma Noite de Verão



BOTTOM (despertando) — Quando chegar a minha vez, chamem-me, que eu responderei. Minha próxima fala é: "Formosíssimo Píramo!" Olá, Peter Quince! Flauta, remenda foles! Snout, caldeireiro! Starveling! Deus do céu! Foram-se todos, e me deixaram a dormir. Tive uma visão extraordinária. Tive um sonho, que não há entendimento humano capaz de dizer que sonho foi. Não passará de um grande asno quem quiser explicar esse sonho. Parece-me que eu era... Não há quem seja capaz de dizer o que eu era. Parece-me que eu era... e parece-me que eu tinha... Só um bufão maltrapilho seria capaz de tentar explicar o que me pareceu que eu era. Não há olho de homem que tenha visto, nem orelha de homem que tenha ouvido, nem mãos de homem que tenham gostado, nem língua que haja concebido, nem coração que haja relatado o que foi o meu sonho. Vou pedir a Peter Quince que escreva uma balada a respeito desse sonho, que receberá o título de "O sonho de Bottom", por ser um sonho embotado, e a cantarei no fim da peça, diante do duque. É possível, até, que, para deixá-la mais graciosa, eu a cante depois da morte de Tisbe. (Sai.)

Das comédias de Shakespeare, Sonho de uma Noite de Verão é talvez uma das mais refinadas, mais alegóricas e com mais cruzamentos culturais possíveis; um sonho misturando mitologia, história e política de uma forma inesquecível, magnífica.

Resumo da ópera para os desatentos: dois jovens casais se apaixonam e desapaixonam no meio de uma confusão entre o rei e a rainha das fadas – Titânia e Oberon – e com a ajuda não particularmente prestativa do sempre bem disposto Puck.


____________________________________

 
18 de janeiro de 2012

Desafio Literário: Janeiro - Literatura Gastronômica || Cozinha Confidencial



"So who the hell, exactly, are these guys, the boys and girls in the trenches? You might get the impression from the specifics of my less than stellar career that all line cooks are wacked-out moral degenerates, dope fiends, refugees, a thuggish assortment of drunks, sneak thieves, sluts and psychopaths. You wouldn't be too far off base. The business, as respected three-star chef Scott Bryan explains it, attracts 'fringe elements', people for whom something in their lives has gone terribly wrong. Maybe they didn't make it through high school, maybe they're running away from something-be it an ex-wife, a rotten family history, trouble with the law, a squalid Third World backwater with no opportunity for advancement. Or maybe, like me, they just like it here."


____________________________________

 
17 de janeiro de 2012

Para ler: Princesas e Damas Encantadas || Bruxas, Bruxos e os Feitiços Mais Cruéis que se Podem Imaginar



Era uma vez um rei que tinha uma esposa cujo nome era Árvore de Prata e uma filha cujo nome era Árvore de Ouro. Num certo dia, entre outros dias, Árvore de Ouro e Árvore de Prata foram a uma ravina em que havia uma fonte, e dentro da fonte havia uma truta.

Árvore de Prata disse:

– Trutinha, minha pequena camarada, não sou a mais bela rainha do mundo?

– Oh! De verdade? Você não é não!

– Mas quem é então?

– Ora, é Árvore de Ouro, sua filha.

Árvore de Prata foi para casa, cega de raiva.

Deitou-se na cama e jurou que nunca mais ficaria boa se não conseguisse comer o coração e o fígado de Árvore de Ouro, sua filha.


____________________________________

 
14 de janeiro de 2012

Coruja Gourmet - Bode Edition: Yakisoba





Olá novamente, caros leitores do Coruja. Aqui estou, com a segunda edição do Coruja Gourmet - Bode Edition.


Arquivado em

____________________________________

 
13 de janeiro de 2012

Na sua estante: noivo neurótico, noiva nervosa






#102: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
---------------------------------------


____________________________________

 
12 de janeiro de 2012

Projeto Pratchett: Small Gods




Fear is a strange soil. It grows obedience like corn, which grow in straight lines to make weeding easier. But sometimes it grows the potatoes of defiance, which flourish underground.
Terry Pratchett – Small Gods


____________________________________

 
10 de janeiro de 2012

Desafio Literário 2012





Antes de virar contribuidor para o Coruja, eu já o acompanhava durante algum tempo e desde 2010 que a Luciana participa do Desafio Literário. Ano passado, ela já havia recomendado que eu entrasse no desafio, mas acabei recusando o convite.


____________________________________

 

Desafio Literário 2012: Janeiro - Literatura Gastronômica || Nanny Ogg's Cookbook




Nanny Ogg, one of Discworld's most famous witches, is passing on some of her collection of recipes in this cookbook. But in addition to the Strawberry Wobbler and Nobby's Mum's Distressed Pudding, Mrs Ogg imparts her thoughts on life, death, etiquette, courtship, children and weddings.


____________________________________

 
9 de janeiro de 2012

Jane Austen e o espírito de sua época


Fui convidada a escrever um texto para o blog da editora Martin Claret, tendo em vista as novas traduções austenianas deles. Esse artigo é na verdade um resumo do especial que escrevi em 2010, quando apresentei uma palestra sobre o contexto histórico da vida e obra da autora. Para quem ficar mais curioso, recomendo ler a íntegra da série, dividida em seis partes.

Jane Austen é considerada por muitos críticos uma das maiores autoras da língua inglesa. Apesar de ter escrito relativamente pouco – foram apenas seis romances completos, além da obra epistolar Lady Susan e alguns contos que compõem o que chamamos de Juvenilia – Austen conseguiu criar um monumento literário que ecoa ainda nos dias de hoje, duzentos anos após suas primeiras publicações.

Além de estilo, enredo e prazer, estes livros também nos rendem alguns interessantes vislumbres da época e da sociedade em que a autora viveu: a Inglaterra da Era Regencial, dividida entre a grandiosidade do Império Britânico (o Act Union que criou a Grã-Bretanha foi assinado em 1801) e as Guerras Napoleônicas.


____________________________________

 
7 de janeiro de 2012

Gazeta de Longbourn apresenta: Aprendi com Jane Austen



William Deresiewicz tinha 26 anos quando conheceu a mulher que mudaria sua vida. E, para ele, pouco importava que ela tivesse morrido quase 200 anos atrás. A verdade é que até aquela época, o então estudante de pós-graduação, habituado à leitura de James Joyce e Joseph Conrad, nunca havia desejado ler Jane Austen, o que veio a acontecer meio por acaso e até contra sua vontade. O resultado, porém, não poderia ter sido mais revolucionário. Os romances da escritora inglesa que viveu entre 1775 e 1817, como pontua Deresiewicz, iriam ensinar-lhe tudo o que viria a saber a respeito do que realmente é importante na vida.


Arquivado em

____________________________________

 
6 de janeiro de 2012

Na sua estante: ano novo, pretendente novo






#101: Ano Novo, Pretendente Novo
---------------------------------------


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog