11 de outubro de 2012

Meme Literário: Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro?


Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?

Dani: Putz... Acho que depende muito. Primeiro devemos saber separar o gosto da crítica. Podemos adorar um livro de paixão, mas ele pode não ser necessariamente bom, e vice e versa.

Acho que o que torna um livro grande ou mesmo um escritor é quanto, independente do nosso gosto, não podemos negar o quão fantástico é a história ou a pessoa... Pelo menos é o que eu acho.


Dé: Não sei dizer, exatamente. Isso é muito uma questão de gosto, não? Um livro amado por uns pode ser odiado por outros, e o mesmo vale para autores. Eu gosto de livros de um tipo, enquanto a Dani de outros e a Lu de outros. Mesmo que um título ou outro apareçam em mais de uma lista, ainda assim são coisas diferentes.

De certa maneira, gosto de autores e livros que me deixem grudado às páginas. Terror, suspense, romance, policial... se conseguir criar uma história e personagens que eu goste, que eu fique na expectativa para ver o que vai acontecer, esses são bons autores e bons livros. Se fizer isso mesmo que eu esteja lendo pela enésima vez... esses são grandes.


Lu: Esta é uma pergunta difícil... Acho que depende muito de gênero, e de gosto. Aqueles que são, para mim, grandes autores e grandes livros, podem não ser para outras pessoas...

Mas creio que a marca de ambos seja a capacidade de fazer o leitor refletir, questionar. Livros são muitas vezes válvulas de escape que temos para esquecer um pouco do cotidiano, da rotina... mas eles podem às vezes (muitas vezes) nos fazer pensar, até mesmo mudar, escapar de noções pré-concebidas e abrir um pouco a cabeça para o mundo.

E claro, também a capacidade de emocionar, de mexer com os sentimentos do leitor. Para mim, no final das contas, um bom escritor é aquele que sabe quais cordas puxar, quais botões apertar para provocar uma reação naquele que o lê.



Arquivado em

____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog