31 de janeiro de 2012

Para ler: Summer Knight

“Karrin."

She looked up at me. She looked very young somehow.

"Remember what I said yesterday," I said. "You're hurt. But you'll get through it. You'll be okay."

She closed her eyes tightly. "I'm scared. So scared I'm sick."

"You'll get through it."

"What if I don't?"

I squeezed her fingers. "Then I will personally make fun of you every day for the rest of your life," I said. "I will call you a sissy girl in front of everyone you know, tie frilly aprons on your car, and lurk in the parking lot at CPD and whistle and tell you to shake it, baby. Every. Single. Day."

Murphy's breath escaped in something like a hiccup. She opened her eyes, a mix of anger and wary amusement easing into them in place of fear. "You do realize I'm holding a gun, right?”
Carambolas, eu tinha até me esquecido do quanto o Jim Butcher é bom! Deve fazer quase um ano desde que li Grave Peril e tinha estado ansiosa para começar este aqui - mas na enxurrada de outros livros e projetos para cuidar, acabei esquecendo dele. Só me lembrei porque, estando de passagens marcadas para Fortaleza, tinha prometido ao Dé que levaria Summer Knight para ele e, bem, promessa é dívida, né? Se eu tinha que levar o livro para ele, isso significava que tinha de ler primeiro...

Então que Summer Knight parece começar quase que de imediato ao final de Grave Peril, quando Dresden iniciou uma guerra com os vampiros da Corte Vermelha e acabou por perder Susan. Mas aí descobrimos que já se passaram meses - tempo em que nosso amigo mago se isolou do mundo, enfiado no porão, tentando encontrar uma cura para trazer Susan de volta...

Revisitamos aqui também a turma de lobisomens adolescentes de Fool Moon - confesso que adorei as participações do Bill e os Alphas, ainda que os últimos tenham sido mostrados de forma um tanto genérica. Também reencontramos o não tão simpático Morgan, de Storm Front ao sermos levados à nossa primeira reunião do Conselho Branco. E acabamos por cair no meio de um conflito entre as fadas do Inverno e do Verão - Mab e Titania (alô, Shakespeare de novo!) - que envolve assassinatos e potencial fim do mundo numa nova Era do Gelo.

Summer Knight mantém o ritmo frenético que Butcher imprime aos três primeiros livros de Dresden - e sem perder o fôlego e com algumas das tiradas mais engraçadas que já li:
“You backbiting, poisonous, treacherous, deceitful, wicked, clever girl. If this works I'll buy you a pony.”
Ou ainda:
“In the name of the Pizza Lord. Charge!”
E entre frases de efeito hilariantes, exibições fantásticas de magia, golpes políticos rasteiros e o confronto de forças naturaus primevas com potencial de exterminar a humanidade, minhas suspeitas de que Harry Dresden não entra nessas enrascadas por puro acaso e é bem mais do que aparenta ser, só fazem aumentar.

A impressão que fica é que desde sua concepção e nascimento, algum propósito existe para sua vida - e não na função de messias salvador, se é que me entendem...O interesse que todo tipo de criatura mágica sente por ele - começando das tenativas de seu finado primeiro tutor em controlá-lo, o medo que o Conselho Branco tenta mas não consegue ocultar e o poder e capacidade que Dresden demonstra quando acuado - mesmo quando deveria estar no limite de suas forças - me parecem indício claro de que há algo de podre acontecendo por baixo dos panos.

O final de Summer Knight me soa como a calmaria antes da tempestade. Adorei aquele finalzinho, aquela pequena pausa que Dresden tem em suas deventuras. Mas sei, mesmo sem ter lido sequer a sinopse do quinto livro que o pior ainda está por vir...
The noise was deafening, and no one could have heard me anyway as I let out my own battle cry, which I figured was worth a shot. What the hell.

"I DON'T BELIEVE IN FAERIES!”


A Coruja


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog