31 de maio de 2011

Conversas sobre o Tempo: vai uma aulinha de natação aí?

Papai vai entrar em aulas de natação essa semana sob recomendação médica. Acho que vou ir junto, porque, sabe como é, do jeito que o tempo anda por aqui, preciso criar uma certa resistência física e respiratória para nadar longas distâncias.

Ou então investir num barco. É, eu acho que um barco é um bom investimento...


____________________________________

 

Resultado do sorteio de Aniversário

Bem, tal como prometido, hoje é o resultado do sorteio... Como o Dé tá de fora, não contei ele entre os participantes. Então... vamos lá... RUFEM OS TAMBORES!


Arquivado em

____________________________________

 
30 de maio de 2011

Para ler: Direitos Iguais, Rituais Iguais

ESTA É UMA HISTÓRIA SOBRE MAGIA, O LUGAR para onde ela vai e, talvez principalmente, de onde vem e por que, embora o livro não pretenda responder nem a todas, nem a qualquer uma dessas questões.

Pode, no entanto, ajudar a explicar o motivo de Gandalf nunca ter se casado e de Merlin ser homem. Porque também é uma história sobre sexo, embora muito provavelmente não no sentido atlético e acrobático em que se contam as pernas para dividir por dois, a menos que os personagens fujam ao controle do autor. Pode acontecer.


____________________________________

 
27 de maio de 2011

Na sua estante: Here Comes the Sun




#065: Here Comes the Sun
---------------------------------------


____________________________________

 
25 de maio de 2011

Clube do Livro (Maio) - A História sem Fim

As paixões humanas são misteriosas, e as das crianças não o são menos que as dos adultos. As pessoas que as experimentaram não as sabem explicar, e as que nunca as viveram não as podem compreender. Há pessoas que arriscam a vida para atingir o cume de uma montanha. Ninguém é capaz de explicar por quê, nem mesmo elas. Outras arruínam-se para conquistar o coração de uma determinada pessoa que nem quer saber delas. Outras, ainda, destroem-se a si mesmas porque não são capazes de resistir aos prazeres da mesa — ou da garrafa. Outras há que arriscam tudo o que possuem num jogo de azar, ou sacrificam tudo a uma idéia fixa que nunca se pode realizar. Algumas pensam que só podem ser felizes em outro lugar que não naquele onde estão e vagueiam pelo mundo durante toda a vida. Há ainda as que não descansam enquanto não conquistam o poder. Em suma, as paixões são tão diferentes quanto o são as pessoas.

A paixão de Bastian Baltasar Bux eram os livros.


____________________________________

 
24 de maio de 2011

Os Babacas de Shakespeare (em três atos) - Terceiro Ato


‘Vim arranjar em Pádua um casamento rico: se o casamento é rico, estou feliz em Pádua.’

A Megera Domada – Ato I, Cena II

Catarina, de A Megera Domada e Portia, de O Mercador de Veneza talvez sejam as heroínas shakespearianas que, a despeito de saberem que seus maridos são puros caça-dotes, mais encontram satisfação em seus casamentos.

Claro que, das duas, Catarina ainda é mais feliz, porque Petrucchio, mesmo sendo um babaca, é um infinito entretenimento – e a partir do momento que ela entende como controlá-lo, existe uma chance de que eles sejam ‘felizes para sempre’. Além disso, a despeito do que se possa falar de seus modos, tenho de admitir que Petrucchio nunca foge da raia.


____________________________________

 
23 de maio de 2011

Para ler: Os Crimes ABC

"Sr. Hercule Poirot: Não é fato que supõe solucionar mistérios que desafiam a capacidade intelectiva reduzida de nossa pobre polícia britânica? Pois vejamos, sr. Sagaz Poirot, até que ponto é inteligente. Talvez não considere o assunto difícil de desvendar. Fique de olho em Andover, no dia 21 deste mês.
Seu, etc,
ABC".


Agatha Christie – Os Crimes ABC


____________________________________

 
20 de maio de 2011

Na sua estante: Yesterday




#064: Yesterday
---------------------------------------


____________________________________

 
18 de maio de 2011

Desafio Literário 2011: Maio - Livro-Reportagem || 1822



Um livro que desvenda os acontecimentos históricos com uma metodologia sem falhar e que se lê com um sorriso nos lábios. O livro 1822 pretende mostrar que país era este que a corte de D. João deixava para trás ao retornar a Lisboa, em 1821. Vai falar do Grito do Ipiranga, das enormes dificuldades do Primeiro Reinado, da abdicação de D. Pedro, em 1831, sua volta a Portugal para enfrentar o irmão, D. Miguel, que havia usurpado o trono, e a morte em 1834.


____________________________________

 
17 de maio de 2011

Os Babacas de Shakespeare (em três atos ) - Segundo Ato


‘Trair a devoção do meu olhar com mentiras? Vire fogo em madeira o pranto dos olhos. Alguém mais bela!?... O próprio sol ainda está para ver no mundo outra mais linda!’

Romeu e Julieta – Ato I, Cena II

São com estas palavras acima que Romeu se refere à Rosalina, pouco antes de conhecer Julieta.

Quem lê o Coruja já me viu resmungar inúmeras vezes do Romeu. Até os personagens de ‘Na sua estante’ já entraram na polêmica. O fato é que, ainda que não seja o campeão da inconstância, Romeu é o mais conhecido – e talvez seja por isso que eu tenha essa cisma pessoal com ele.

Ou talvez a verdade seja mais freudiana e eu esconda uma paixão secreta pelo jovem Montecchio...


____________________________________

 
16 de maio de 2011

Para ler: Tequila Vermelha



Everything in Texas is bigger... even murder.

Meet Tres Navarre... tequila drinker, Tai Chi master, unlicensed P.I., with a penchant for Texas-size trouble.

Jackson "Tres" Navarre and his enchilada-eating cat, Robert Johnson, pull into San Antonio and find nothing waiting but trouble. Ten years ago Navarre left town and the memory of his father's murder behind him. Now he's back, looking for answers. Yet the more Tres digs, trying to put his suspicions to rest, the fresher the decade-old crime looks: Mafia connections, construction site payoffs, and slick politicians' games all conspire to ruin his homecoming.

It's obvious Tres has stirred up a hornet's nest of trouble. He gets attacked, shot at, run over by a big blue Thunderbird—and his old girlfriend, the one he wants back, turns up missing. Tres has to rescue the woman, nail his father's murderer, and get the hell out of Dodge before mob-style Texas justice catches up to him. The chances of staying alive looked better for the defenders of the Alamo...


Arquivado em

____________________________________

 
15 de maio de 2011

Coruja Gourmet: Cuscuz




Hoje no CCPIC - Curso de Culinária para Pessoas Ineptas na Cozinha - vamos a uma receita que quase matou D. Mãe... engasgada. Isso é o que dá rir da própria filha até faltar ar.

Muito já se falou sobre as vantagens e desvantagens do cuscuz e do cuscuz paulista. Agora, enquanto você encontra fácil, fácil receitas de cuscuz paulista, cheguei à conclusão de que o bom e amarelão cuscuz não tem ganho muita vez.


Arquivado em

____________________________________

 
13 de maio de 2011

Na sua estante: If I Fell




#063: If I Fell
---------------------------------------


____________________________________

 
11 de maio de 2011

Desafio Literário 2011: Maio - Livro-Reportagem || Em busca de Merlim



EM BUSCA DE MERLIM coloca em cena a verdade por detrás da famosa lenda do Rei Arthur: o mago Merlim não procedia da Inglaterra ou do País de Gales, como proclama a sabedoria popular, mas da Escócia- essa é apenas uma das decisivas revelações feitas por Adam Ardrey ao investigar uma das maiores fábulas já contadas nos cânones ocidentais. Arthur, o líder inigualável; Merlim, o sábio arquetípico; e Camelot, o suntuoso castelo, sede da Corte do Rei: costuma-se acreditar – até mesmo o autor, antes de escrever esta obra – que todos são somente figuras fictícias, sem raízes reais na História. O escritor prova o contrário.


____________________________________

 
10 de maio de 2011

Os Babacas de Shakespeare (em três atos) - Primeiro Ato


'Eu te beijei antes de matar-te... Não havia outra saída, senão matar-me para morrer com um beijo!’
Otelo – Ato V, Cena II

Antes de começarmos com os trabalhos de hoje, necessário algumas rápidas explicações a fim de que não me linchem ou queimem em praça pública.

Primeiro e antes de mais nada, sou tiete do bardo. Adoro Shakespeare, acho ele genial – de um gênio que não se pode comparar ao de nenhum outro autor na história da literatura. Shakespeare foi um profundo conhecedor da alma humana e é exatamente por isso que hoje, quase quatrocentos anos após sua morte, continuamos lendo, discutindo e nos inspirando em suas obras.


____________________________________

 
9 de maio de 2011

Para ler: The King of Elfland's Daughter




"The witch approached it and pared its edges with a sword that she drew from her thigh. Then she sat down beside it on the earth and sang to it while it cooled. Not like the runes that enraged the flames was the song she sang to the sword: she whose curses had blasted the fire till it shrivelled big logs of oak crooned now a melody like a wind in summer blowing from wild wood gardens that no man tended, down valleys loved once by children, now lost to them but for dreams, a song of such memories as lurk and hide along the edges of oblivion, now flashing from beautiful years of glimpse of some golden moment, now passing swiftly out of remembrance again, to go back to the shades of oblivion, and leaving on the mind those faintest traces of little shining feet which when dimly perceived by us are called regrets.

She sang of old Summer noons in the time of harebells: she sang on that high dark heath a song that seemed so full of mornings and evenings preserved with all their dews by her magical craft from days that had else been lost, that Alveric wondered of each small wandering wing, that her fire had lured from the dusk, if this were the ghost of some day lost to man, called up by the force of her song from times that were fairer."

Lorde Dunsany – The King of Elfland's Daughter


____________________________________

 
6 de maio de 2011

Na sua estante: I Want to Hold Your Hand




#062: I Want to Hold Your Hand
---------------------------------------


____________________________________

 
4 de maio de 2011

Dois Anos de Coruja!

Dois anos atrás, estava eu numa aula de filosofia do direito quando... bem, eu já contei essa história, não? E mais de uma vez também. De lá pra cá, algumas coisas mudaram... para começar, eu me formei – o que significa que não tenho mais aulas de filosofia nas quais me aparecem idéias mirabolantes.

Não que eu não tenha mais idéias mirabolantes... elas continuam a me aparecer dia sim, dia não, causando muita dor de cabeça.

Seja como for, dois anos é tempo suficiente para fazermos um balanço... e para estabelecer padrões.


____________________________________

 
3 de maio de 2011

Desafio Literário 2011: Maio - Livro-Reportagem || O Queijo e os Vermes



Ao pesquisar julgamentos inquisitoriais, o historiador Carlo Ginzburg deparou-se com um excepcionalmente detalhado. Tratava-se do depoimento de um moleiro do norte da Itália, que no século XVI ousara afirmar que o mundo tinha origem na putrefação. Graças ao fascínio dos inquisidores pelas crenças desse moleiro, Ginzburg pôde reconstituir a trajetória de Menocchio num texto claro e atraente, e desembocar em uma hipótese geral sobre a cultura popular da Europa pré-industrial.


____________________________________

 
2 de maio de 2011

Para ler: A Hat Full of Sky

"Once we were blobs in the sea, and then fishes, and then lizards and rats, and then monkeys, and hundreds of things in between. This hand was once a fin, this hand once had claws! In my human mouth I have the pointy teeth of a wolf and the chisel teeth of a rabbit and the grinding teeth of a cow! Our blood is as salty as the sea we used to live in! When we're frightened, the hair on our skin stands up, just like it did when we had fur. We ARE history! Everything we've ever been on the way to becoming us, we still are. Would you like the rest of the story?

I'm made up of the memories of my parents and my grandparents, all my ancestors. They're in the way I look, in the color of my hair. And I'm made up of everyone I've ever met who's changed the way I think."
Em janeiro, li para o Desafio Literário o livro Os Pequenos Homens Livres, primeiro livro da série Discworld a ter como protagonista Tiffany Aching, bruxa em treinamento, muito prazer. Aí vem uma coisa importante a se saber sobre os livros da série: embora um não seja exatamente continuação do outro, eles formam “ciclos” – há os livros relacionados a Rincewind e a Universidade Invisível; às Bruxas, à Guarda... e, claro, à Tiffany.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog