30 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 30 – qual(is) livro(s) você está lendo agora?

Hum... deixa eu pensar aqui... *olha de lado para a mesa*

Bem, os livros que estão em cima da minha escrivaninha nesse momento - o que significa que estou lendo - são...

1. Curso de Direito Processual Civil vol. 1 - Freddie Didier
2. Tratado de Direito da Família - Olney Queiroz Assiz e Márcia Freitas

e debaixo desses dois calhamaços...


Arquivado em

____________________________________

 
29 de novembro de 2010

Clube do Livro (Novembro) - Notas adicionais sobre Stardust


O tema de novembro no clube do livro foi mitos, lendas e contos de fadas e o título escolhido dessa vez pela maioria (e amém, irmãos, não houve empate dessa vez...) foi Stardust, do Neil Gaiman.

Agora, eu já escrevi sobre esse livro quando estava fazendo o especial sobre o Gaiman, de forma que vou apenas colocar aqui hoje algumas notas adicionais de coisas que percebemos nessa nova leitura coletiva.


____________________________________

 

Meme Literário: Dia 29 – um escritor que você adora e um que você detesta

Quem visita o Coruja normalmente já sabe da minha paixão por Manguel – comparada à minha paixão por Eco, por Gaiman e por Pratchett... Então, é, Alberto Manguel entra aqui na minha categoria de escritor que adoro.

Curioso é que até agora só li livros de ensaios do Manguel... quero remediar isso, e pegar algum dos romances dele, mas deixarei isso para depois que conseguir comprar O Dicionário de Lugares Imaginários dele.

Mãeeeeeeeeeeeee, eu queeeeeerooooooooo!!!!


Arquivado em

____________________________________

 
28 de novembro de 2010

Feira Japonesa do Recife - versão 2010




Acabo de chegar da Feira Japonesa. Meus ombros estão vermelhos (provavelmente vou descascar...), meu pés parecem que estão queimando, mas... valeu à pena. Foi muito divertido - como todos os anos, aliás.

Cheguei cedo, é claro - sempre chego cedo nessas coisas - antes mesmo da abertura da feira. Enquanto a cerimônia de abertura (e distribuição de saquê) não começava, fui olhando as barraquinhas e encontrei muita coisa legal...


Arquivado em

____________________________________

 

Meme Literário: Dia 28 – um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu



Desde que li Crime e Castigo, morro de vontade de ler Os Irmãos Karamazov que, dizem, é ainda melhor que o primeiro. Não sei porque diabos não o li ainda... acho que porque quero comprar na tradução boa e não numa edição de bolso – e a tradução boa custa os olhos da cara, dinheiro com o qual poderia comprar uns cinco ou seis livros...


Arquivado em

____________________________________

 
27 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 27 – se um livro tem _____, você sempre lê




Na verdade, eu só preciso de um item para ler um livro: ele precisa ter uma boa história. Independente de gêneros, se ele tem uma boa história (a não ser que seja auto-ajuda, aí eu bato com ele na sua cabeça), é certo que terei vontade de ler.


____________________________________

 
26 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 26 – um livro que você gostaria de ter escrito


Um dos livros mais geniais que li – ou melhor dizendo, uma das melhores trilogias em que tive o prazer de deitar as mãos: Fronteiras do Universo de Philip Pullman. A forma como ele conseguiu juntar mitologia, história, teologia, universos alternativos, magia, aventura, romance... e fazer tudo isso funcionar junto... Sim, eu queria ter essa disposição e capacidade... E queria ter pensado nisso antes também...


____________________________________

 

Na sua estante: 'Todas as cartas de amor são ridículas'





#038: 'Todas as cartas de amor são ridículas'
---------------------------------------


____________________________________

 
25 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 25 – 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler”

Os Pequenos Homens Livres – Terry Pratchett
The Iron King – Julie Kagawa
A arte de ser Prudente – Oscar Wilde
The Mammoth Book of Irish Romance – Vários Autores
Assombrações do Recife Velho – Gilberto Freyre

_____


____________________________________

 
24 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 24 – uma citação de livro que você gosta



Descobri que, com o passar dos anos, minha ignorância em vastas áreas – antropologia, etnologia, sociologia, economia, ciência política, entre outras – foi se tornando cada vez mais perfeita, ao mesmo passo que uma vida inteira de leituras aleatórias me legou uma espécie de livro de citações em que reencontro meus próprios pensamentos nas palavras de outros.


____________________________________

 
23 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 23 – uma personagem irritante




Conheci Maligna de Gregory Maguire meio assim que fora de ordem – primeiro eu descobri a existência da música For Good, pela qual me apaixonei... aí descobri que essa música fazia parte de um musical... aí descobri que o musical era inspirado num livro... aí encontrei o livro e, bem, comprei.


____________________________________

 
22 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 22 – casal literário favorito




O tema de hoje foi outro dos que passei um bom bocado de tempo pensando e pensando e pensando, para então descobrir que a resposta era óbvia e ululante. Nenhum outro casal literário me diverte ou me deixa tão boba e contente quanto Beatrice e Benedict, da peça Muito Barulho por Nada, de Shakespeare.


____________________________________

 
21 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 21 – um livro guilty pleasure


Teria colocado a Julia Quinn aqui se já não a tivesse citado quando falei de livros que me confortam... Assim é que me decidi por outra autora muito divertida, exatamente no estilo romance-folhetim.

Começou assim: a Ísis me mandou um e-mail perguntando se eu já tinha lido alguma coisa da Lisa Kleypas, acrescentando um trecho do que ela tinha lido, com metáforas envolvendo cenouras e salada – num episódio que ficou posteriormente conhecido numa conversa pelo Skype como “A Cenoura do Amor”.


Arquivado em

____________________________________

 
20 de novembro de 2010

Mr. Cole Won't Rock and Roll

Estava com um nariz enfiado em Comparato, uma mão dentro de Bauman para marcar a página enquanto tentava digitar só com a outra, quando comecei a escutar essa pérola.

A letra pode estar errada, porque não a encontrei no google e tive de escrevê-la de ouvido... mas a certa altura do medley, Cole canta mais ou menos assim...


Arquivado em

____________________________________

 

Meme Literário: Dia 20 – um final de livro surpreendente




De uma forma geral, eu concordo com Harold Bloom: Shakespeare é um absoluto gênio literário. Mas, porém, contudo, devo ser sincera e dizer que não acho que ele sempre acerta.

Quando acerta, não há quem se compare a ele. Quando não acerta, também.


____________________________________

 
19 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 19 – um livro que mudou a tua cabeça sobre um determinado assunto




Eu creio que esse vá ser, em todo o Meme, o tema mais difícil de responder...

Tenho opiniões muito arraigadas sobre muitas coisas. Em outras palavras, sou uma criatura extremamente teimosa. Para completar, não me satisfaço em pesquisar uma única fonte – se quero saber sobre um determinado assunto, eu vou atrás do maior número de informação que eu possa achar sobre para poder então determinar o que penso.


Arquivado em

____________________________________

 

Na sua estante: se conselho fosse bom...





#037: Se conselho fosse bom...
---------------------------------------


____________________________________

 
18 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 18 – um início de livro que você gosta




De todos os começos de livro que já li, o mais curioso, mais surreal, mais estranho, mais deliciosamente subversivo que encontrei foi o prólogo de A Cor da Magia, de Terry Pratchett, em que ele nos introduz ao mundo de Discworld.

E como você não poderia sair correndo atrás de todos os outros livros do autor depois de um começo como esse?


____________________________________

 
17 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 17 – uma personagem de livro que você gostaria de chamar de seu




Bem, eu acho que seria um tanto fora de contexto dizer que eu quero um Isaac Cyan, porque, no final das contas, ele é um personagem que eu escrevo e que se sai sob medida para meu alter-ego, a Mina do Expresso. Considerando que sou tão teimosa, cabeça-dura e desconfiada como a Mina, apenas uma criatura com a paciência e persistência do Isaac daria certo na equação...


____________________________________

 
16 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 16 – um livro que você gostou e virou filme


Faz é tempo que estou querendo escrever sobre a Diana Wynne Jones – o meme acaba de me dar um incentivo a mais (mas isso não significa que qualquer outro dia desses eu não volte a ele mais extensamente; porque a Diana merece um especial inteiramente dedicado a ela...).

Dos livros dela, o meu ‘mais favorito’ é, sem dúvida alguma, O Castelo Animado e Sophie definitivamente entraria em qualquer lista que eu fizesse das minhas heroínas de todos os tempos.


____________________________________

 
15 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 15 – um livro que te conforta




De uma forma geral, quando estou para baixo, jururu, fula e louca da vida, eu recorro a algum livro leve, algum romance ridiculamente açucarado, alguma coisa que me faça rir e pensar – "hei, se estou rindo num momento como esse, de uma besteira dessa, então isso significa que não pode ser tão ruim quanto aparenta, não é verdade?"

Todos os livros da Julia Quinn têm esse efeito sobre mim – de acordo com a Régis, é o “Efeito Quinn”.


____________________________________

 
14 de novembro de 2010

Momento Fangirl

Hoje foi dia de dar uma de turista, colocar um chapéu, partir para Olinda, passar o dia na Feira Literária - que esse ano homenageou Clarice Linspector e conseguir autógrafo do Manguel.

Uhu!!!!


____________________________________

 

Meme Literário: Dia 14 – personagem de livro favorita




Desta feita, não precisei pensar duas vezes para decidir quem é minha personagem favorita de todos os tempos. É claro que de lá pra cá, outros personagens se juntaram, mas ainda é a minha heroína de infância que ocupa o posto absoluto de primeiro lugar nessa lista:

Emília, a Marquesa de Rabicó.


Arquivado em

____________________________________

 
13 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 13 – um livro que você gostaria que virasse filme




Eu me apaixonei à primeira vista, perdidamente, pelo O Dragão de sua Majestade, da Naomi Novik. Como não me apaixonaria? Dragões, Guerras Napoleônicas, personagens marcantes e bem desenvolvidos, intrigas políticas, estratégias bélicas... O que mais eu poderia pedir de um livro?


____________________________________

 

Meu novo credo: "Notas para uma definição do leitor ideal"

Eu preciso dar mais algum motivo para explicar porque Alberto Manguel entrou na minha lista de autores favoritos de todos os tempos?

O leitor ideal é o escritor no exato momento que antecede a reunião das palavras na página.

O leitor ideal existe no instante que precede o momento da criação.

O leitor ideal não reconstrói uma história: ele a recria.

O leitor ideal não segue uma história: participa dela.


____________________________________

 
12 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 12 – um livro que te faz lembrar alguém



De uma forma geral, todos os livros do Eco me fazem lembrar a Régis, porque nós duas dividimos essa enorme paixão literária. Mas de todos os livros do mestre italiano... A Ilha do Dia Anterior é o que mais me faz lembrar a Régis.


____________________________________

 

Na sua estante: um passarinho me contou...





#036: Um passarinho me contou...
---------------------------------------


____________________________________

 
11 de novembro de 2010

Conversas sobre o tempo: para onde está indo o tempo???

Nos últimos dias, Recife tem estado com o clima meio louco... amanhece quase sempre nublado, com cara de chuva, soprando um vento fino e frio por entre as frestas - aquele vento que só nos dá vontade de ficar na cama, debaixo do cobertor... Chego no escritório, me interno na minha sala e, na maioria das vezes, praticamente só saio de lá quando já está na hora de ir embora.

Então, Recife está um calorão, aquele sol que chega nos arrebenta a cabeça de dor, faz arder os olhos com o cozinhar do asfalto, nos deixa molhados de suor e até tira o fôlego.

Meu reino por uma sombra...


____________________________________

 

Meme Literário: Dia 11 – seu tipo de livro favorito




Meu gênero favorito, como todo mundo que freqüenta o Coruja já sabe a essa altura... é ficção fantástica. Melhor ainda se misturar com universos alternativos. Não à toa, Jonathan Strange & Mr. Norrell entra no meu top 10 em qualquer circunstância.

E, sim! Eu também já escrevi resenha dele! Alguma surpresa?


____________________________________

 
10 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 10 – um livro que você não terminou de ler




Eu só não fiquei muito fula da vida comigo mesma porque comprei Noturno do Del Toro para dar de presente. Se não, eu teria me xingado até dizer chega...

Sou absurdamente teimosa - especialmente em relação a livros. Tento ir ao fim de todo jeito, mesmo quando não gosto da temática, esperando ser de alguma forma surpreendida (não seria a primeira vez...). Mas não consegui chegar nem à metade de Noturno.


____________________________________

 
9 de novembro de 2010

Ases (Parte I - Ás de Espadas): Capítulo 08


Arquivado em

____________________________________

 

Meme Literário: Dia 09 – a melhor cena que você já leu




Passei um bom tempo tentando decidir qual seria minha cena favorita de todos os tempos nos livros que li. Seria aquela batalha? Aquele monólogo? Aquela declaração? Aquela entrada triunfal?

Então me dei conta de que a resposta era óbvia e estava bem na minha cara... Uma cena que nunca saiu da minha cabeça, e que eu estou sempre lembrando e tentando aplicar nas minhas relações com as pessoas: o inesquecível diálogo entre O Pequeno Príncipe e a raposa, no clássico de Saint-Exupéry.


Arquivado em

____________________________________

 
8 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 08 – um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez




Se eu tivesse de escolher um único título para dizer que é meu livro favorito... com pesar no coração por todos os outros, eu provavelmente diria que é este. Afinal, o que pode ser melhor que Gaiman ou Pratchett? Apenas Gaiman e Pratchett juntos, obviamente...

Como muitos outros dos livros que estou citando no meme, também já escrevi uma resenha para o Belas Maldições, quando fiz o especial sobre Pratchett para o Coruja.


____________________________________

 
7 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 07 – um livro que achou difícil de ler




Minha história com Quixote passa por Monteiro Lobato... Eu reli Dom Quixote das Crianças e me deu na telha de que queria ler a obra original, sem adaptações. Pedi de presente de aniversário, nos meus 12 anos – dois volumes estupendos, comprados na famosa Livro 7 em Recife.

A essa altura, devo dizer que já fizera uma amizade com o bom velhinho dono da livraria e ele me deu de presente uma edição de bolso d’A Odisséia, que também já conhecia graças à Dona Benta.


Arquivado em

____________________________________

 
6 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 06 – capa de livro favorita




Essa foi complicada... gosto da maioria das capas dos meus livros, porque já os li, conheço a história deles, sei exatamente o que me espera por trás daquelas capas.

Assim, decidi que precisava de alguns critérios a mais para escolher minha capa favorita... além de ser uma que me atrai visualmente, tinha de ser uma que me inspirasse.


____________________________________

 
5 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 05 – o primeiro livro que você lembra de ter lido




Antes de Lobato, vieram os volumes da Enciclopédia do Escoteiro Mirim, mas não posso me lembrar de quando foi que comecei a mexer neles. No entanto, tenho uma lembrança bastante nítida de quando me decidi a ler a coleção do Sítio do Pica Pau Amarelo.


Arquivado em

____________________________________

 

Na sua estante: Regras de Cavalaria





#035: Regras de Cavalaria
---------------------------------------


____________________________________

 
4 de novembro de 2010

É nóis nos 'Marcadores de Quinta'!

A essa altura, todo mundo aqui já me ouviu falar do Happy Batatinha, até porque estou participando do Meme Literário de Um Mês (acho que deu para notar, né?)

Hoje, contudo, temos uma participação especial lá, contribuindo com a seção "Marcadores de Quinta" - que é uma das minhas favoritas e que acompanho religiosamente toda semana XD. Alguns dos marcadores vocês já conhecem e estão disponíveis aqui no blog; outros são presentes, souveniers e lembranças que tenho - e sim, eu coleciono marcadores de livro.


____________________________________

 

Meme Literário: Dia 04 – um livro que você leu mais de uma vez




Céus, vivo relendo os livros que já li... Alguns eu já nem sei mais contar quantas vezes voltei a abrir. Mas escolho para hoje um que sei exatamente quando e quantas vezes eu peguei para reler: O Senhor dos Anéis, versão 3 em 1.

A primeira vez que li das foi quando o ganhei de presente de aniversário, nos meus 15 anos, em setembro de 2001. Na verdade eu não li – devorei aquele calhamaço em três dias, passando noite acordada porque não conseguia largá-lo.


____________________________________

 

Para ler: The Dead-Tossed Waves e a história da irmã Tabitha



Her hand shkes as she dips the pen into ink and holds it above the page. The printed words are impossible to decipher, tears trembling from her eyes and her body racked with sobs. And then, she writes: There is always a choice. It is what makes us human. It is what separates us from the Unconsecrated. But that does not mean that choice cannot turn men into monsters. I have chosen survival over life. 
Carrie Ryan – Hare Moon


____________________________________

 
3 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 03 – o melhor livro que você leu nos últimos 12 meses




Eu posso pensar em pelo menos uns cinco títulos para classificar como o melhor livro que li nesses últimos doze meses... Mas acho que nenhum deles me impactou tanto, me deixou tão absolutamente encantada e absorta - e me fez enxergar algumas coisas muito importantes - como O Dia do Curinga, de Jostein Gaarder.


____________________________________

 

Desafio Literário 2010 - Novembro: Escritor Português



Quem dá mostras da mais profunda alegria é o jumento. Nascido e criado em terras de sequeiro, alimentado a palha e a cardos, com a água racionada ou quase, a visão que se lhe oferecia tocava o sublime. Pena não haver ali alguém que soubesse interpretar os movimentos das suas orelhas, essa espécie de telégrafo de bandeiras com que a natureza o dotara, sem pensar o afortunado bicho que chegaria o dia em que quereria expressar o inefável, e o inefável, como sabemos, é precisamente o que está para lá de qualquer possibilidade de expressão.


____________________________________

 
2 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 02 – um livro que te fez chorar




Sou manteiga derretida assumida: choro à toa mesmo. Escolher um único livro que tenha aberto as comportas seria, pois, muito difícil, de modo que vou falar do último que me levou às lágrimas.

Já escrevi uma extensa resenha da série O Único e Eterno Rei, de T. H. White, parte do especial sobre Arthur que tivemos no Coruja durante todo o mês de outubro, então, serei um pouco breve acerca do quinto e último volume da saga, este O Livro de Merlin


____________________________________

 

Para ler: Fool Moon

"Fine. I can get started on these. How much do you know about werewolves, Bob?"

"Plenty. I was in France during the Inquisition." Bob's voice was dry (but that is to be expected, considering).

"Lot of werewolfery going on them?"

"Are you kidding?" Bob said. "It was werewolf central. We had every kind of werewolf you could think of. Hexenwolves, werewolves, lycanthropes, and loup-garou to boot. Every kind of lupine theriomorphs you could think of."


____________________________________

 
1 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 01 – um livro que te surpreendeu completamente




Dei tratos à bola para chegar a uma conclusão sobre um livro que tivesse me pego de surpresa – primeiro porque hoje em dia quase tudo em que boto a mão é “mais do mesmo”, segundo porque eu geralmente compro um livro depois de já ter pesquisado (e lido spoilers) sobre eles.


Arquivado em

____________________________________

 

Preparando-se para o final do ano...

Entre as minhas muitas tradições cabalísticas (huahuahua...), no final do ano eu sou dada a fazer balanços. Balanço dos livros que li, balanço dos filmes que assisti, balanço das viagens que fiz, do que escrevi e deixei de escrever... e, baseado no meu grande balanço, eu traço metas e perspectivas para o ano seguinte.

Acho que estou passando muito tempo no escritório... daqui a pouco começarei a falar em gestão corporativa... bah...


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog