30 de junho de 2010

Conversas sobre o tempo – Tempo de Chuva, de São João e Copa do Mundo...

Cheguei de viagem – embora isso seja meio óbvio, não? Fico bastante feliz de descobrir que consegui deixar os posts programados no blogger e eles foram ao ar todos direitinho.

Eu estou tão, tão feliz por amanhã já ser julho... eu finalmente arranjei tempo para respirar. Vim aqui rapidinho, só para dar notícias - mais tarde ou amanhã eu devo escrever mais extensamente. Passei essa manhã respondendo e mandando e-mails, fechando pontas soltas, organizando e pondo em dia alguns projetos...


____________________________________

 
27 de junho de 2010

Jane Austen – Parte VI: De monstros, vampiros, zumbis e outros mash-ups


Se vocês estão lendo isso é porque eu descobri certo como programar as postagens do blogger na minha ausência. Se não... nós nos vemos dia 01, com duzentos posts de uma vez só...

Depois de um mês inteiro dedicado quase que inteiramente a ela, hoje chegamos à ultima parte do nosso especial Jane Austen, e dessa vez vamos tratar de fãs, fanfics e mash-ups.


____________________________________

 
26 de junho de 2010

Um Encontro com Austen: Músicas




Clique na capa para fazer o download da trilha sonora


Uma vez que Sofia é uma estudante de música e que um dos cernes do conto é justamente um encontro da música com a literatura... fora o fato de que já é meio que tradição eu dar uma trilha sonora para toda história que escrevo... estamos hoje aqui com mais uma “original soundtrack” (...) para vocês.


____________________________________

 
25 de junho de 2010

Na sua estante: um encontro com Austen - Terceiro Movimento || Persuasão






Terceiro Movimento: Persuasão


Sentada no balanço da varanda, ela admirava a garoa fina que caía intermitente desde o início daquela manhã, os olhos perdidos no meio do jardim. Tão imersa estava nos próprios pensamentos que não o percebeu observando-a até que o balanço se mexesse devagar sob o peso dele.


____________________________________

 
22 de junho de 2010

Concurso Nacional de Contos


Pessoal, eu fui convidada algum tempo atrás a participar de uma revista literária digital, a ser lançada esse ano em 10 de setembro (um dia depois do meu aniversário... hehehe...).

Aqui nos bastidores, ainda estamos num bafafá danado, organizando tudo para chegar tinindo nas mãos de vocês... Mas a turma da direção (hei, chefíssimos!) começou a organizar um concurso de contos e, claro, eu não poderia deixar de divulgar aqui para que vocês possam participar, não é verdade?

Então, lá vai...


____________________________________

 
18 de junho de 2010

Na sua estante: um encontro com Austen - Segundo Movimento || Razão & Sensibilidade






Segundo Movimento: Razão & Sensibilidade


- “Não, não – exclamou Marianne -, uma desgraça como a minha não tem orgulho. Não me importa quem saiba que estou arrasada. O triunfo de me ver assim pode ser distribuído a todo o mundo. Elinor, Elinor, os que sofrem pouco podem ser tão orgulhosos e independentes quanto quiserem, podem resistir ao insulto ou devolver a humilhação... mas eu não posso. Tenho de sentir... tenho de estar arrasada... e sejam eles bem-vindos para apreciar a consciência disso.” – Sofia fechou o livro, marcando com o dedo a página em que estava, antes de se voltar para a amiga – Marianne é a maior drama queen que eu já vi na vida.

Beatriz levantou os olhos de sua própria cópia de Razão e Sensibilidade, observando a morena com um meio sorriso.


____________________________________

 
16 de junho de 2010

Julgando as persuasões de "Persuasão" - uma análise do último romance de Austen



Continuando na minha super-maratona austeniana, hoje vamos começar a análise do livro Persuasão. Tinha pensado inicialmente em fazer uma resenha de cada um dos livros da Austen, mas cheguei à conclusão de que era melhor guardar alguma coisa para o próximo encontro, não é?

Persuasão foi o último romance completo que Austen escreveu – ela começou pouco depois de ter terminado Emma, por volta de agosto de 1815, terminando a primeira versão um ano depois, já doente. Considerando que ela escreveu Orgulho e Preconceito em 1796, no mesmo espaço de um ano, para depois revisá-lo e revisar de novo até 1811, é compreensível que por vezes Persuasão pareça uma obra... não digo inacabada... mas sem o devido polimento.


____________________________________

 
15 de junho de 2010

Jane Austen - Parte V: a biblioteca de Austen




Vamos começar hoje de onde paramos no último tópico: a questão da educação como um dos temas centrais que perpassa toda a obra de Austen – especialmente de um ponto de vista ético-moral.

Boas maneiras e dever para com a sociedade são expressões muitas vezes utilizadas em seus romances e caracterizam o código moral interposto pela autora. Na verdade, todas as personagens de Austen passam por um processo de educação, de “iluminação”, pelo sentido de ascensão moral.


____________________________________

 
14 de junho de 2010

Jane Austen – Parte IV: uma criatura sui generis




É engraçado que, se você for para a ponta do lápis com os livros de Austen, vai perceber que eles têm um cronograma quase perfeito. Você pode se localizar temporalmente, numa seqüência de acontecimentos bastante lógica – um detalhismo que parece se contrapor à pouquíssima descrição física que ela faz.

Há inúmeros artigos de estudiosos que montam esses calendários dia-a-dia, alguns devotando uma enorme atenção até a descobrir a exata época em que cada história se passaria, fazendo cálculos que envolvem o ano em que ela começou a escrever tal história, o ano em que a história foi publicada – tendo assim passado por uma última revisão – para depois sair catando no calendário quando nessa margem houve páscoa em março ou abril; quando o livro que determinado personagem aparece segurando foi popular, vasculhando a parca correspondência que foi preservada pela família (que preferiu queimar a maior parte) e assim por diante.

E tem gente que diz que eu sou maníaca e perfeccionista...


____________________________________

 
11 de junho de 2010

Na sua estante: um encontro com Austen - Primeiro Movimento || Orgulho & Preconceito






Primeiro Movimento: Orgulho & Preconceito


No silêncio do casarão, o riscar do lápis nas folhas de papel assumia uma dimensão enervante. Apesar disso, nota por nota, ela continuava a copiar a partitura, tentando manter seus olhos fixos na página inacabada.

Estava sendo particularmente difícil se concentrar naquele dia.


____________________________________

 
10 de junho de 2010

Desafio Literário 2010 - Junho: Escritora Brasileira



Nunca estivera ali antes. Estudava naquela escola havia apenas dois meses. Já tinha ouvido histórias terríveis a respeito da biblioteca. Na verdade, havia histórias horripilantes a respeito de qualquer lugar da escola, mas as histórias sobre a biblioteca eram as piores. Para que serviria uma sala enorme cheia de livros, afinal? Para esconder horrores entre os volumes e embaixo das estantes, é claro!


____________________________________

 
9 de junho de 2010

Jane Austen – Parte III: o trabalho dignifica o homem




Não sei se vocês já perceberam, mas em geral, personagens de uma história não são mostrados trabalhando – a não ser que o trabalho deles tenha alguma coisa a ver com a narrativa ou seja absolutamente necessário para o desenrolar dos acontecimentos. Sabemos que fulano ou sicrano é médico, advogado, engenheiro, jornalista, escritor ou o raio que o parta, mas não o acompanhamos no trabalho (nem para escovar os dentes, tomar banho, fazer necessidades fisiológicas, etc).

Venhamos e convenhamos que, se queremos rotina, a gente já tem a nossa própria e não precisamos de histórias que as repitam.


____________________________________

 
7 de junho de 2010

Jane Austen – Parte II: nos vemos em Waterloo




Jane Austen nasceu em 16 de dezembro de 1775, em Steventon, Hampshire, filha do reverendo George Austen – pároco anglicano local – e sua esposa, Cassandra. Teve seis irmãos e uma irmã mais velha, Cassandra, que foi sua melhor amiga e confidente a vida inteira.

Nunca se casou – embora saibamos que tenha recebido pelo menos uma proposta, em 1802, de Harris Bigg-Wither, irmão de amigas das irmãs Austen. Jane até chegou a aceitar, imagina-se que pela possibilidade de dar um maior apoio financeiro à família, mas no dia seguinte, desfez o compromisso.


____________________________________

 
4 de junho de 2010

Na sua estante: um encontro com Austen - Prelúdio






Prelúdio


É uma verdade universalmente conhecida que um professor parte do pressuposto geral de que seus alunos não têm outra coisa a fazer da vida além de estudar sua matéria. Eles marcam trabalhos por cima de trabalhos, esquecendo-se até mesmo do detalhe de que existem outros colegas professores, outras aulas, outros assuntos que compartilham o interesse de seus pupilos.


____________________________________

 
2 de junho de 2010

Notícias do Encontro JASBRA 2010

É amanhã, é amanhã... Tô aqui terminando de fazer as malas *maior bagunça em cima da cama...*






____________________________________

 
1 de junho de 2010

Jane Austen – Parte I: e agora que estão feitas as apresentações...





A essa altura, todo mundo que freqüenta o Coruja já deve saber que depois de amanhã estarei indo para o Rio, onde participo do II Encontro Nacional do Jane Austen Sociedade do Brasil. O que talvez alguns de vocês (ainda) não saibam é que também vou apresentar uma das palestras do evento, tratando do contexto histórico do mundo à época de Austen.

Para poder apresentar esse trabalho, eu fiz o favor de reler todos os livros da tia Jane, com ajuda de um marcador de texto, um caderno de notas, várias viagens à biblioteca, uns tantos volumes de História e muito – mais muito – capuccino.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog