31 de maio de 2009

Qual a sua identidade?

Meio mundo deve saber de tanto que eu resmungo que estou para apresentar minha monografia de final de curso com o tema de "Direito de Guerra: a evolução do conceito de guerra no Direito Internacional".

Por esses dias, assistindo TV porque tinha nada melhor para fazer - já tinha espremido meu cérebro até o limite e precisava urgentemente de uma dose de programação imbecilizante para me anestesiar do resto do mundo - caí em um filme com a Scarlett Johansson, numa cena em que a personagem dela estava fazendo uma entrevista de emprego.

A entrevistadora pediu que ela se definisse em uma palavra. E, após alguns minutos tentando encontrar uma resposta, tudo o que ela conseguiu foi uma língua travada.


____________________________________

 
29 de maio de 2009

Por Dentro da Cabeça da Autora: Edward

Por mais ridículo que possa soar o que eu disse nas notas da autora do Prólogo de Dusk, é a mais pura verdade que eu comecei a escrever a segunda parte de New Dawn sob o POV do Edward por causa do meu vizinho pagodeiro que, tendo colocado o som na maior altura, forçou-me a enfiar os fones no ouvido e escutar qualquer coisa que estava no aparelho.


____________________________________

 
28 de maio de 2009

Por Dentro da Cabeça da Autora: Cullen Style

A idéia de escrever New Dawn surgiu em algum ponto da discussão de spoilers do quarto e último livro da série Crepúsculo Breaking Dawn. Tão logo o livro saiu, estava vazando na rede; embora eu tenha comprado minha edição na pré-venda um mês antes, li o livro na internet antes mesmo do meu exemplar chegar aqui em casa.

Eventualmente, alguém poderá me cozinhar viva pelas coisas que direi aqui, mas, hei, é minha opinião.


____________________________________

 

Quando você pensa que escapou...

Oláaaaa, enfermeiros! Sentiram saudades de mim?

Bem, tenho notícias. Algumas felizes, outras terríveis, mas, hei, esse é apenas mais um dia normal na vida da Lulu.


____________________________________

 
25 de maio de 2009

Os livros que quero ler... - Parte I

Há menos de vinte dias de me livrar da faculdade, comecei uma lista de todos os livros que quero ler tão logo possa deixar os volumes de Direito de lado (não que isso vá ocorrer tão cedo, considerando que terminar o curso é apenas um primeiro passo... mas a intenção é a que conta). Acho que quando terminar as aulas, vou fugir para Gravatá e passar uns quinze dias lá, sozinha, só lendo, tomando chocolate quente na varanda e me enrolando para escapar do frio.

Logicamente que essa é uma lista que só tende a crescer e crescer e crescer... nunca me canso de ler. Por isso, esse artigo nunca terá uma parte final.


____________________________________

 

Notícias populares: e o casseta desceu no planalto...

Para terminar a monografia, só falta agora o parecer da excelentíssima orientadora, depositar as cópias no departamento e defender a bendita. No momento, estou às voltas com um trabalho de psicopatia forense (não perguntem...) para medicina legal. E depois vou trazer para vocês minhas últimas anotações dos textos de filosofia. Tudo bem que filosofia e, ainda por cima, filosofia do direito, é uma coisa meio pesada, mas eu cheguei à conclusão de que Bauman é o cara e se alguma coisa me serviu na faculdade foi ter descoberto esse autor.

Enquanto estou às voltas com os psicopatas, porém, para não deixá-los na mão, fica a notícia encontrada na Folha Online enquanto xeretava pela internet atrás de fontes para o trabalho.


____________________________________

 
24 de maio de 2009

Reformas, reformas... - Parte IV

Demorei um pouco para terminar esses artigos, mas antes de começar a escrever, precisava dar umas vistas no assunto sobre o qual estava escrevendo. É muito fácil criticar aquilo que você não conhece, dizer simplesmente “é ruim” sem sequer saber do que está falando. Assim, apesar de já ter uma opinião bastante formada sobre o assunto desde meus tempos de colégio, quando começou a discussão sobre as cotas nas universidades públicas, dediquei meia hora do meu descanso depois do almoço (quando podia estar tirando um cochilo para compensar as horas perdidas com insônia) a ler o tal...

4) Estatuto da Igualdade Racial


____________________________________

 
22 de maio de 2009

Lulu e os guarda-chuvas

Talvez alguns de vocês que me conhecem já tenham ouvido falar do meu problema com guarda-chuvas... como eu nunca consigo mantê-los por muito tempo, como eles estão sempre voando das minhas mãos, como eu ganhei meu apelido de Mary Poppins...

É uma equação simples: junte um guarda-chuva do tamanho de um guarda-sol; uma pessoa do meu tamanho e com meu enorme peso e uma rua que canaliza todo o vento da praia, tudo isso elevado a potência diluviana da chuvas que têm abalado o litoral nordestino.


____________________________________

 

Por Dentro da Cabeça da Autora: Os MacFusty

Quando criei a Mina inicialmente, não dei muito tratos à bola sobre o que fazer da família dela. Eu precisava apenas que os pais dela não estivessem no caminho para que ela pudesse aprontar à vontade (isso tem a ver com a chamada "Jornada do herói", mas falo disso outro dia).


____________________________________

 
21 de maio de 2009

Para ler: Jonathan Strange & Mr. Norrell

“Estendi a minha mão, o sangue dos meus inimigos se congelou nas veias;
Estendi a minha mão; pensamento e memória saíram voando da cabeça dos inimigos como um bando de estorninhos;
Os inimigos se encolheram como sacos vazios

Fui até eles saído da névoa e da chuva;
Fui até eles em sonhos à meia-noite;
Fui até eles num bando de corvos que enchiam um céu do norte na aurora;
Quando se acharam seguros, fui até eles com um grito que quebrou o silêncio de uma floresta invernal...

(...)

Dois magos surgirão na Inglaterra...
O primeiro irá me temer; o segundo desejará me ver;
O primeiro será mandado por ladrões e assassinos; o segundo conspirará para a sua própria destruição;
O primeiro enterrará o próprio coração numa escura floresta sob a neve e, ainda assim, sentirá a própria dor;
O segundo verá o seu mais caro bem na mão do inimigo...
O primeiro passará a vida sozinho, será seu próprio carcereiro;
O segundo seguirá por estradas solitárias, a tempestade sobre sua cabeça, em busca de uma torre escura no alto de uma encosta...”
A Inglaterra parece ser, por excelência, a terra da literatura de ficção fantástica - Tolkien, Lewis, Gaiman, Pratchett, Rowling, para ficar só em alguns dos nomes mais conhecidos, são todos ingleses (ou deviam à Inglaterra suas raízes, como Tolkien, que nasceu na África do Sul, de pais ingleses).


____________________________________

 
20 de maio de 2009

Por Dentro da Cabeça da Autora: Milady e Cão de Guarda

Esse post é uma defesa minha para todos os fãs do casal Mina/Isaac, que certamente me odiarão dentro em breve pelo que andei escrevendo dos dois.

Tenham em conta, por favor, que o epílogo de Walking Down the Aisle é uma verdadeira declaração de intenções do que tenho planejado para os dois.

Em suma, embora seja um spoiler, tudo mundo já sabe disso: Mina MacFusty e Isaac Cyan se casarão em algum lugar do futuro e terão quatro filhos charmosos como todos os MacFusty. Na verdade, Nathan, Tyr, Gwyn, Hannah e, claro, Kieran, estrelam suas próprias aventuras em vários especiais já escritos (eles são diverttidos demais para que eu pudesse deixar de aproveitar a oportunidade) que serão publicados... algum dia.

Talvez eu até fale deles um pouco por aqui e dê trechinhos para vocês lerem, especialmente aqueles em que Tyr está aprontando. Adoro Tyr...

Mas não era disso que eu estava falando. Vamos voltar ao assunto principal...

Quando Mina nasceu, eu não tinha planos românticos para ela. Ao contrário, ela estava destinada a ser uma solteirona convicta e a fugir de qualquer e todo pretendente que lhe aparecesse pela frente. Apesar disso, desde as primeiras interações dela com Isaac, eu percebi o potencial.

Isaac, contudo, não era nessa época um dos meus personagens (mais tarde, ele passou para mim) e eu tinha a impressão de que o envolvimento dele com a Adhara era mais do que aparentava à primeira vista. Por isso, não cheguei sequer a comentar a possibilidade de emprestá-lo da Luzinha para fazê-lo interesse amoroso da Mina.

Só que a Ana também percebeu as possibilidades e falou com a Lucilla, que também se empolgou. Quando eu vi, tinha sido enfiada no meio de um esquema que contava com pompons e torcida organizada para que os dois ficassem juntos.

Há quanto tempo isso aconteceu... deve fazer, pelo menos, uns três, talvez quatro anos. Quanto anos em que cozinho os dois e os leitores em banho-maria.

É, eu sei, eu sou um ser maligno e blá, blá, blá... já ouvi essa história antes. Mas estou me defendendo aqui, lembram? Então, continuemos...

O negócio é o seguinte... embora haja algo de romântica na Mina, iria contra tudo o que ela é simplesmente cair do nada nos braços do Isaac. Mesmo para o Isaac, com seu complexo de cavaleiro da armadura brilhante, não foi uma paixão à primeira vista ou coisa do tipo.


____________________________________

 

Oh, vida, oh, azar, tudo eu, tudo eu, tudo eu...

Hum... como estamos todos? Eu estou no meio de dias de caos por aqui...

Para começar, rolou uma história muito estranha e bizarra com um antigo colega de estágio, que, felizmente, foi controlada e neutralizada... depois, estranhos carocinhos vermelhos começaram a aparecer e eu fui parar na emergência com suspeita de rubéola. Fiz exame de sangue hoje, mas, possivelmente, é só algum tipo de alergia, ou, pelo menos, foi o que tio Chico disse (não, meu médico não é da Família Adams...).


Arquivado em

____________________________________

 
18 de maio de 2009

Por Dentro da Cabeça da Autora: Mina MacFusty


Eu escrevia Hades na época e estava acostumada a receber uns emails estranhos de vez em quando do povo que estava lendo a história pelo fanfiction.net... Ofertas de lugares para escrever e publicar; declarações de amor, ameaças de morte, promessas de que acampariam na frente da minha casa enquanto não saísse capítulo novo...


____________________________________

 
17 de maio de 2009

Por Dentro da Cabeça da Autora: Uma vida em prateado

Ok, voltando um pouco a fita para terminar minhas reminiscências como Silverghost...

Já expliquei os motivos que me levaram a escolher os marotos como meus personagens para escrever fics; assim como a importância e o crescimento que cada uma daquelas histórias me trouxe. Vamos agora aos outros personagens...


____________________________________

 
16 de maio de 2009

Reformas, reformas... - Parte III

Fiquei em suspenso nos últimos três dias, já que estava às voltas com um congresso. Em termos gerais, foi bem interessante, alguns palestrantes deram um sono triste, mas a maioria falou bem e de assuntos capazes de prender a atenção.

Aliás, a primeira palestra de hoje (ninguém merece estar de oito e meia da manhã de um sábado chuvoso assistindo aula de direito, mas...) tem bem a ver com o tema que eu esperava continuar hoje. Em assim sendo...

3) A Reforma do Código Florestal


____________________________________

 
14 de maio de 2009

Reformas, reformas... - Parte II

2) A Reforma do Sistema do Vestibular

A questão da moda é o tal do novo ENEM, junto com a histeria da gripe suína (se bem que agora que já descobriram que não havia assim tanto motivo para a histeria coletiva, o assunto já está escorregando para fora das manchetes).

A confusão é grande, ninguém sabe ainda o que realmente esperar da prova. Até agora, contudo, só quem tomou uma atitude em vez de ficar arrancando os cabelos inutilmente foi, por incrível que se possa parecer, um partido político: o Democratas aqui do Recife entrou na Justiça Federal para fazer com que o sistema seja implantado para o vestibular de 2011 e não 2010 (lembrando que quem faz a prova esse ano é para entrar em 2010).


____________________________________

 

Reformas, reformas... - Parte I

Quando estava voltando do calçadão hoje (que estava cheia de uns tipos estranhos), parei numa das banquinhas de água de coco. Enquanto bebia, dei uma olhada nas manchetes dos jornais que havia por ali e a primeira coisa que saltava aos olhos era uma manchete sobre a confusão do novo ENEM.


____________________________________

 
13 de maio de 2009

Por Dentro da Cabeça da Autora: Marauders - Parte III

Se me perguntassem qual história mais me marcou das que publiquei como Silverghost, a resposta talvez surpreenda a maioria dos leitores, já que não é nenhuma das minhas “grandes trilogias”. O pessoal costuma ficar bastante dividido entre Hades e Valetes... mas Promessas é, sem dúvida, minha preferida.


____________________________________

 

Por Dentro da Cabeça da Autora: Marauders - Parte II

Nunca entenderei muito bem minha fixação por trilogias. Perdi a conta de quantas histórias escrevi no formato de trilogias. Divididas em três partes. Ou três capítulos. Tenho certeza que a numerologia explica.

Minha primeira excursão pelo humor resultou numa trilogia: Essência Feminina, Marauder’s Week e O Guia da Coleira são uma das coisas que mais gostei de escrever na vida, apesar de todas as saias justas em que meti os personagens e eu mesma.


____________________________________

 
12 de maio de 2009

Notícias populares: "dançou com mulher casada e levou bala"

Esse é o segundo artigo que escrevo hoje. Tinha deixado uma enquete para que vocês escolhessem qual seria o próximo assunto para amanhã, mas como não resisti a escrever hoje mesmo e a Régis tinha deixado um voto, decidi escrever sobre o tema que ela pediu.


____________________________________

 

Por Dentro da Cabeça da Autora: Marauders - Parte I

Antes de mais nada... calma lá, Hipnos! Eu estava falando sobre minha carreira como escritora de fics, FANFICS, não histórias originais. Vai chegar a vez delas, não se preocupe... e a sua vez também. *insira aqui uma risada maligna*


____________________________________

 
11 de maio de 2009

Por Dentro da Cabeça da Autora: Como Comecei a Escrever

No mesmo ano em que passei no vestibular, comecei minha carreira como escritora de fics. Filando da página no fanfiction.net, descobri que fiz minha inscrição no site no dia 29 de janeiro de 2004, já vai lá mais de cinco anos.

Algumas pessoas já me perguntaram porque, em vez de escrever histórias originais, eu me interessei pelas fics. Se aceitam, façam uma pequena viagem ao tempo aqui comigo, sim?


____________________________________

 
10 de maio de 2009

Devaneios em dia das mães

Levantei hoje de quatro e cinqüenta e sete. Não sei se sou a única achar que há algo de muito errado com meu relógio biológico - talvez eu devesse procurar um relojoeiro para acertar meus ponteiros e aproveitar para apertar alguns parafusos que andam meio soltos...

Mas eu tinha uma importante missão pela frente: preparar o café da manhã de mamãe.


____________________________________

 
9 de maio de 2009

Degustação

Na correria de terminar tudo a tempo para o dia das mães, eu não pude escrever ontem - passei o dia fora de casa, seqüestrei Flavinho para o supermercado e o fiz passar vergonha enquanto perseguia o povo da degustação.

Mas, hei, qual a graça de ir ao supermercado e não experimentar as coisas que estão dando de graça?


____________________________________

 
7 de maio de 2009

Prazeres simples

Estou trabalhando hoje desde quatro e meia da manhã. Para ser exata, quatro e vinte e três foi a hora em que me acordei e liguei o computador para terminar de digitar o último capítulo da história que darei de presente à mamãe no domingo.

Ver um trabalho completo é um prazer quase inenarrável. A sensação de dever cumprido, de satisfação... É um prazer simples, que nem todo mundo percebe, nem todo mundo dá importância.


____________________________________

 
5 de maio de 2009

Risadas literárias - uma onomatopéia de vida

Talvez você já tenha visto por aí, no meio de um livro qualquer uma linha iniciada por travessão e seguida pela expressão não exatamente idiomática "ha, ha". ou "rá, rá", ou "huahuahuahuahu" ou "MHUAMHUAHUAHUAHUA...", entre outras variantes do tipo.

Por algum motivo que não sei explicar, toda vez que dou de cara com as malfadadas letras juntas, estranhamente destacadas no texto, sinto calafrios. Na minha cabeça, surgem a bruxa da Branca de Neve e o espelho, ao som de uma marcha triunfante.

Medo...


____________________________________

 

FAQ - perguntas que ninguém ainda se lembrou de perguntar

Ok, como a coruja é uma recém-nascida, ninguém ainda se lembrou de fazer nenhuma pergunta, então, estarei respondendo (ai, meu pai...) a dúvidas que poderão surgir eventualmente sobre o que cargas d'água eu vou fazer com isso aqui.


____________________________________

 
4 de maio de 2009

Como criar sua página pessoal em cinco passos

1. Tenha a brilhante idéia de fazer a página

Lá está você, às voltas com a pilha de trabalho que se acumula na sua mesa, sonhando acordado. De novo. Os dedos estão quase se coçando para escrever, mas nada do que lhe passa pela cabeça é conteúdo passível de ser aproveitado nos outros cantos por onde você publica.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog